Qual é a forma da feminilidade no mundo de hoje? No desfile de moda outono-inverno 2025/2026 da Miu — Diretora Criativa de Miucha Prada, intitulado Femininities, as roupas se tornam uma ferramenta para questionar essa mesma ideia.






Como acontece com todas as outras indústrias criativas, da música ao cinema, da literatura ao teatro, a moda também questiona, à sua maneira, e assim por meio das roupas, o conceito de feminilidade no mundo de hoje. Prova disso é o desfile Miu Outono-Inverno 2025/2026, chamado Femininities, realizado no Palais d’Iéna em Paris, envolto em moiré amarelo para a ocasião.






O desfile apresentou simplicidade para a temporada,“elegância sem nada com peças do cotidiano. As roupas são combinadas com gestos ousados do feminino — joias, peles — que elevam, que dão importância, valor e tom de complexidade a cada look”, diz ela, conectando a decisão estética à sensação de tensão, ansiedade e medo que envolve o mundo contemporâneo.






O conceito de feminilidade é expresso aqui através das formas das peças, trabalhadas para criar curvas que contornam suavemente o corpo. Isso é evidente nas anáguas de cetim, que estabelecem um equilíbrio entre atrevido e sonhador, rebelde e romântico. Da mesma forma, as estolas de pele confirmam o retorno dos detalhes peludos.



Além disso, a lingerie ganha forma e a revela ao mesmo tempo: sutiãs cônicos aparecem por baixo das roupas externas, enquanto os decotes dos vestidos são profundos o suficiente para revelar parte do corpo.



POR FRANCISCO MARTINS – COLUNISTA DE MODA
MIU MIU – COLEÇÃO INVERNO – Miucha Prada @miumiu