Autor: Redação

Vislun, você vê longe, você vai longe.

Dentro das comemorações dos 90 anos de nascimento da escritora hispano-brasileira Nélida Piñon, o Instituto Cervantes do Rio de Janeiro fará uma noite de fados em homenagem à autora que dá nome à sua biblioteca. A fadista portuguesa Maria Emília cantará nesta ocasião os fados preferidos de Nélida Piñon, acompanhada dos músicos Wallace Oliveira (guitarra portuguesa) e Lúcio Rodrigues (guitarra clássica). Data 18/06/2024 das 19h às 20h30 Atividade gratuita com inscrição prévia. Capacidade máxima : 80 pessoas. Inscrição através do correio eletrônico: bibrio@cervantes.es Instituto Cervantes Rio de Janeiro Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo

Leia mais

No dia 18 de junho (terça-feira), o SESC Copacabana será palco do show de lançamento do novo álbum de Aline Paes, intitulado “Corpo Mar”. O álbum, que é uma fusão de sons e influências de diversas culturas de países atlânticos, como Angola, Cabo Verde, Jamaica e Cuba, explora ritmos como xote, reggae, samba, semba, congo e funk, refletindo a identidade musical da artista e sua conexão com diferentes culturas ao redor do mundo. Além de apresentar músicas do novo projeto, o repertório é composto por canções do seu primeiro disco, “Batucada Canção” e do projeto “BondeGal”, em uma homenagem à inesquecível Gal…

Leia mais

Em uma grande homenagem à cantora e compositora Rita Lee, a In Cena Produções leva aos palcos o espetáculo “República Lee – Um Musical ao Som de Rita”, em curta temporada, de 12 de julho a 04 de agosto, no Teatro Viradalata, em São Paulo. Com texto e direção de Tauã Delmiro, o espetáculo não-biográfico, uma comédia musical, faz um tributo ao legado da rainha do rock brasileiro, marcado pela liberdade e irreverência. Fazem parte da equipe criativa Cella Bártholo (idealização), Hugo Kerth (direção musical e arranjos) e Débora Polistchuck (coreografias e assistência de direção). “República Lee – Um Musical…

Leia mais

Numa reflexão sobre seu processo de criação, Luiz Zerbini afirma que “viver é ruminar paisagens”. Com este mote, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro apresenta a primeira grande retrospectiva do artista, um dos principais expoentes da Geração 80 da arte brasileira. Intitulada Paisagens Ruminadas, a exposição, que acontece de 19 de junho a 2 de setembro de 2024, ocupa todo o primeiro andar do CCBB, oferecendo ao público um momento único para apreciar e refletir sobre os quase 50 anos de trajetória de Luiz Zerbini, cuja obra multifacetada e inovadora marca profundamente o cenário artístico nacional e…

Leia mais

A galeria de design g o z t o, no Largo do Boticário, e a Casa Oríven aqueceu e inspirou a véspera do Dia dos Namorados com a abertura da exposição “Shunga — o futuro do passado”, de Bruna Pegurier e João Santos. A mostra e venda no Rio de Janeiro entrega ao público a sexualidade e o erotismo presentes no Shunga, estilo japonês do século 17, para retratar a arte erótica. Bruna e João são amigos e fãs do trabalho um do outro, resultando numa parceria criativa que fez fluir uma química profissional perfeita. O evento de abertura (terça-feira,…

Leia mais

A Galeria da Aliança Francesa Botafogo com os apoios do Ministério da Cultura, da Collectivité territoriale de Guyane e do Institut Français, inaugura no dia 14 de junho, sexta-feira, às 18h30, a exposição “MANMAN DILO – uma herança comum brasileira-guianense”, com a presença dos artistas T2i e NouN. Após uma etapa em Belém de agosto a novembro de 2023 durante a Bienal das Amazônias, a exposição multifacetada, com inspirações do hip-hop, continua sua jornada pelo Brasil com uma parada inédita na Aliança Francesa do Rio de Janeiro. Este projeto tem como objetivo testemunhar a existência da enigmática figura meio mulher, meio peixe nas águas da Guiana e mostrar que…

Leia mais

Você está preparado para fazer uma viagem fantástica pelos anos 80, brincando com os personagens de sua série favorita? Sucesso em Nova York e em Londres, o premiado espetáculo “Stranger Sings – Uma Paródia Musical” chegou ao Rio de Janeiro. A partir de 8 de junho, a peça estará em cartaz no Teatro Clara Nunes, com sessões aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h, depois de uma bem-sucedida temporada no Teatro Fashion Mall. Com texto, música e letras de Jonathan Hogue, o musical inspirado na série de TV ganhou, na montagem brasileira, adaptação de Vitor Louzada, direção de André Breda, direção musical de…

Leia mais

Katia Politizer, Laura Burnier, Marcelo Palmar Rezende, Mário Camargo, Rogério Miranda e Sandra Felzen convergem suas obras, em uma experiência que desafia os limites da percepção, indo além das barreiras do mundano, explorando o inexplorado e revelando as verdades que habitam dentro de nós e muitas vezes permanecem intocáveis. Eles estarão expondo seus trabalhos a partir do dia 20 de junho, na Galeria do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, na coletiva “Só a arte toca as intocáveis verdades”. Em comum entre os seis renomados artistas visuais, a forte identidade e anos de pesquisa em suas respectivas áreas de produção artística. Estão sendo…

Leia mais

Celebrar a insistência petulante dos improváveis, a paciência dos que não se encaixam e exaltar a teimosia, são o mote da peça de dramaturgia autoral e contemporânea “Eu, Romeu”, um solo narrativo do ator Marcos Camelo, que apresenta uma história que transita pela sua própria vida: homem pardo, periférico, nascido e criado no subúrbio do Rio de Janeiro, em Rocha Miranda, bairro da Zona Norte, localizado entre Morro do Jorge Turco e o Morro do Faz Quem Quer, de uma parte da cidade sem biblioteca, cinema, teatro ou qualquer outro espaço para produção e consumo de cultura. O ator traz…

Leia mais

O Festival Benengeli é um evento único na língua espanhola por sua dimensão mundial. A rede do Instituto Cervantes se ativa durante a semana de sua duração, de 10 a 14 de junho de 2024, como um verdadeiro cérebro do idioma. Uma formidável rede neural que expressa as melhores ideias, com as melhores palavras, de um conjunto representativo da literatura em língua espanhola que, durante esses dias, percorre os cinco continentes. Este ano, o Festival Benengeli cresce ainda mais; agora são 12 as cidades do mundo onde suas atividades se desenvolvem com convidados presenciais: Sydney, Manila, Budapeste, Utrecht, Bruxelas, Toulouse,…

Leia mais