Autor: Francisco Martins

Formado em jornalismo de moda e Stylist pela ENMODA – SP e Modelo, Manequim e Vitrinismo profissional pelo SENAC, já participou de grandes campanhas de moda no Brasil e exterior.

A união de diversos tecidos em uma peça única. Transformar resíduos em outras peças nova! Sobreposição e aplicações artistas na moda. Com a indústria da moda passando por um período de mudança, instabilidade e turbulência, os novos profissionais da moda estão demonstrando uma variedade de respostas diferentes aos desafios que isso exige. Suas coleções demonstraram uma incrível mistura de criatividade aliada a excelentes habilidades técnicas, que trazem esperança e mostram o futuro da moda. De que forma a moda criativa influencia as tendências de consumo? A moda criativa possui grande impacto nas tendências de consumo de várias maneiras. Ela inspira…

Leia mais

É sempre bom lembrar que a moda começa na rua, no dia a dia, na vida das pessoas fora da passarela. Esse desfile foi um belo lembrete. Pedro Andrade — PIET. A Moda de Pedro Andrade — PIET com a proposta de evidenciar o Street wear entrou em campo para mostrar que o estilo tem tudo a ver com o futebol. Apresentada no mítico estádio do Pacaembu, a coleção foi pensada com peças habituais dos jogadores e também dos torcedores — carregada de bermudas, shorts, meiões, camisetas (que lembram as de times), jaquetas oversized, coletes, camisas e chuteiras com penduricalhos.…

Leia mais

A ALUF, marca fundada pela paraense Ana Luísa Fernandes, Malabarismo é “um espetáculo em que se fazem habilidades de equilíbrio, destreza e acrobacia na manipulação de objetos”. E foi esse o ponto de partida da Diretora Criativa para inverno 2025 da Aluf intitulado “Malabares”, que abriu belamente a 59ª edição da SPFW. Os vestidos são ponto alto, em sua variedade de silhuetas e propostas: inicialmente, eles surgem com quê de boudoir, meio lingerie, meio camisola; evoluindo, ganham volumes nos quadris, tules esvoaçantes que deslizam desordenadamente, além de ancas, nervuras, dobraduras e fendas estratégicas. O universo vintage circense protagoniza por meio…

Leia mais

O diretor criativo Satoshi Kondo tem chamado cada vez mais atenção com suas coleções para a Issey Miyake — Desconstrução alfaiataria utilizando tecidos de acabamento empapelado que criam curvas inesperadas. Na nova coleção da Issey Miyake, a alfaiataria desconstruída surgiu com uma abordagem inovadora, utilizando tecidos de acabamento empapelado que criavam curvas inesperadas. O tricô apareceu vibrante e irreverente, com mangas extras e bolsos posicionados inusitadamente, resultando em uma coleção cheia de energia criativa. As peças utilitárias aparecem de forma contínua através dos bolsos, que combinam estilo, conforto e funcionalidade, sendo projetadas para o dia a dia. Características Modelagem ampla, caimento confortável. Detalhes…

Leia mais

Qual é a forma da feminilidade no mundo de hoje? No desfile de moda outono-inverno 2025/2026 da Miu — Diretora Criativa de Miucha Prada, intitulado Femininities, as roupas se tornam uma ferramenta para questionar essa mesma ideia.  Como acontece com todas as outras indústrias criativas, da música ao cinema, da literatura ao teatro, a moda também questiona, à sua maneira, e assim por meio das roupas, o conceito de feminilidade no mundo de hoje. Prova disso é o desfile Miu Outono-Inverno 2025/2026, chamado Femininities, realizado no Palais d’Iéna em Paris, envolto em moiré amarelo para a ocasião. O desfile apresentou…

Leia mais

Anthony Vaccarello confirmou o inverno vibrante e colorido: açafrões-da-terra, berinjelas, fúcsias, escarlates, púrpuras — O que permaneceu foi o ombro volumoso, as mangas esculturais, quase armaduras. Mas no inverno da YSL as temperaturas são altas! Coleção com saias armadas e volumosas, looks com cortes retos, ombros marcados e coloridos, com leitura dos anos “80” e vestidos “quadrados”, conjuntos de tops e saias em cores análogas ou parcas. Tecido vinílico, com aparência plástica e transparente, aparece como novidade nessa coleção, em looks de animal print ou em vestidos com estampas florais em baixa opacidade. Visual clean é acentuado pela silhueta impactante, que dominou…

Leia mais

A Paris Fashion Week apresentou coleções importantes que criaram uma mistura de estilos: corporativa e Fashionista! O diretor criativo Nicolas Ghesquière apresentou sua mais recente mistura de futurismo, esporte ativo, materiais tecnológicos e humor irônico em uma viagem ao passado a uma antiga estação de trem, onde as malas VUITTON percorreram por muitas décadas.  As bolsas em várias versões: Utilitárias, estojos de violino ou bandolim com estampa xadrez, alça dupla e monograma Vuitton amarradas na cintura, como gaitas de fole irlandesas para mais utilização no dia a dia urbano. Assim como os calçados de Nicolas, com saltos altos ou botas…

Leia mais

Cenário deslumbrante com a passarela coberta por grafites em uma instalação de três quilômetros feita não por um, nem por dois artistas, mas, sim, por cerca de sete mil criadores de diferentes países, que vão da África do Sul à China. A proposta era a de que os grafiteiros se expressassem com toda a liberdade criativa, para interagir com a coleção! Coleção inverno 2026 com inovações e explosão, o tweed1 ganha padronagem pied poule2 remendada, com os fios rasgados, estilo destroyed3. Os micro-shorts jeans, que mais parecem calcinhas, vêm com sobreposições mais clássicas. O jeans como protagonista em toda a…

Leia mais

A moda na totalidade está olhando ainda mais para os anos 1960. Para contextualizar, vale lembrar que nos anos 1960, o conceito de cultura jovem como conhecemos hoje começava a ser introduzido, assim como havia uma idealização sobre o futuro.  O Sabato De Sarno apresentou a sua coleção de verão 2025 da Gucci — em Milão, um degradê que partia do branco, evocando as cores do pôr do sol, culminando em uma sala no seu “rosso” característico. Um dos maiores nomes do mundo da moda, a Gucci sempre impressiona. E na onda de harmonizar cada vez mais os universos masculino…

Leia mais

Entre brilhos, volumetrias esculpidas e alfaiataria clássica, Thom Browne apresenta nova coleção de outono-inverno 25 na NYFW! A coleção subverteu a moda em muitas camadas para apresentar a sua versão daquilo que ele considera fashion. Com brilhos, volumetrias esculpidas, alfaiataria clássica e construções maximizadas, o estilista brincou com as dobraduras para detalhar a sua coleção outono-inverno 2025-2026. Cores frescas, sobreposições exageradas, um toque sensual e o handmade1 foram destaques na passarela da marca. A estreita cintura do blazer ajusta a silhueta de ampulheta. Os ombros para as laterais, deixa o formato da roupa quadrada e volume para as costas. O que era então uma figura…

Leia mais