A temporada internacional da moda apresenta as tendências de verão 2026, que prometem dominar a estação. Apontam menos para rupturas e mais para reinterpretações, da sensualidade revisitada à alfaiataria poderosa, do romance ao funcional.
TRANSPARÊNCIA os tecidos translúcidos vêm com força no verão 2026, em interpretações que transitam entre o sexy e o romântico. Organza com aplicações cria textura e movimento. O chiffon amarelo revela o corpo em camadas leves e o tule rendado transforma a pele em parte do desenho.



FRANJAS em versões gráficas e esculturais, trazem movimento e textura aos looks de verão. Evidenciam extensão arquitetônica das botas e aposta em cores e densidades variadas, que lembram superfícies orgânicas. E o perfume sexy em vestidos e bolsas de couro cortado.


BRANCO Símbolo de pureza e força domina o verão 2026 em interpretações que vão do escultural ao etéreo. E colore volumes que oscilam entre rigidez e fluidez. Traduz em minimalismo e movimento. E realça tecidos leves e formas amplas.


PIJAMAS O visual do quarto sai para a rua com novas intenções. Tecidos acetinados e cortes relaxados propõem um novo tipo de sensualidade – mais tátil, menos evidente. Explorando o lado mais noturno, encontra leveza nas flores, que traduz o conforto em elegância pura.


LAÇOS do romântico ao moderno se destacam nas tendências de verão 2026. E oferece uma profusão de opções – do detalhe na gola ao shape das roupas –, que transforma em ponto de impacto com volumes marcantes. Atribuídas a leitura é gráfica e moderna, afastando a ideia de delicadeza.


Jaqueta de gola alta. Seguindo a onda utilitária, elas aparecem em versões estruturadas e elegantes. Ganham força em couro preto, vêm em azul klein com volume esportivo. Com formato de casulo e jeito de armadura urbana.


Volume nos quadris 0 shape resgata o drama das cortes europeias com um olhar atual. A silhueta se abre logo abaixo da cintura, evocando a estrutura dos vestidos vitorianos e o exagero das saias do século 18. Em versões arquitetônicas, esculturais e românticas com efeito é de poder e teatralidade.

Vestido boneca. É o novo símbolo da feminilidade da temporada. Ganha leveza em versões com laços. Aparece curto e floral, num mix entre o ingênuo e o provocante. E vem em modelagem minimalista com recortes precisos, revelando uma sensualidade contida.


LENÇOS acessório que já teve ar comportado, ganha novos significados, com apelo gráfico e atitude urbana. Em versões de seda, couro ou nylon, envolve o rosto como parte do look. Surge em propostas minimalistas, em interpretações street e com espírito utilitário em algumas ocasiões.

POR FRANCISCO MARTINS – COLUNISTA DE MODA
TENDÊNCIA TEMPORADA INTERNACIONAL I VERÃO 2026
@franciscomartins.moda


