No dia 30 de abril, às 16h, o palco do Espaço Cultural Municipal Sergio Porto recebe a apresentação “Solo Um Aprendizado (processo)”, criação e performance de Ludmila Rosa, em apresentação única dentro da segunda edição da mostra Movimentos de Solo. Trata-se de um mergulho íntimo e poético em um processo criativo em andamento, onde a investigação é o espetáculo.
Inspirada livremente no romance Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector, e embebida dos pensamentos de autores como Tim Etchells, Ailton Krenak e Emanuele Coccia, Ludmila tece em cena um universo que flerta com o filosófico, o sensorial e o existencial. Uma mulher chega em casa após um dia de trabalho. Sozinha, se arruma para um encontro — com alguém que prometeu ensiná-la a viver sem sofrer. Desconfiada e curiosa, ela embarca num ritual de enfeitar-se. Mas para quem? Esse gesto, aparentemente cotidiano, abre espaço para uma investigação mais profunda: quem sou eu quando me preparo para o outro? E que outro é esse? A cena torna-se então um espelho do mundo e das relações que forjamos — com os outros, com o tempo, com o próprio corpo.
A apresentação compõe a programação da segunda edição da mostra Movimentos de Solo, que tem se destacado na cena carioca por sua proposta singular: ao invés de concentrar uma série de espetáculos em poucos dias, a mostra se estende ao longo de quase três meses, com sessões semanais toda quarta-feira, de 12 de março a 28 de maio. A curadoria dá protagonismo a criações solo de mulheres, em diferentes estágios de maturação — de estreias a processos em aberto — sempre reafirmando a potência do gesto individual em diálogo com o coletivo.
Sem patrocínio ou apoio institucional, Movimentos de Solo é uma iniciativa movida por força criativa e colaboração. Cada apresentação é fruto de uma rede de apoio entre artistas, técnicas e equipes que sustentam, com coragem e afeto, a cena independente da cidade. Todos os espetáculos têm tradução de LIBRAS por Claudia Chelque.
Em um contexto como esse, “Solo Um Aprendizado (processo)” ganha camadas adicionais de sentido. O aprendizado, afinal, é também o de estar em cena sem as garantias do pronto e acabado. É colocar o corpo em risco, é confiar na escuta, é dizer sim ao encontro.
“Solo Um Aprendizado (processo)” Com Ludmila Rosa
30 de abril (terça), às 16h
Espaço Cultural Sergio Porto – Rua Humaitá, 163 – Humaitá, Rio de Janeiro
Dentro da mostra Movimentos de Solo
Mostra Movimentos de Solo
🎟 Ingressos Sergio Porto
Acompanhe a programação da mostra Movimentos de Solo:
@movimentosdesolo @trilhasdacena
Texto: Rodolfo Abreu (@rodolfoabreu)
Imagem: divulgação pessoal