A curadoria é assinada por Marcelo Jackow, Sidney Gusman e MSP Estúdios.
A curadoria realiza um trabalho adequado de organizar a exposição com materiais que possibilitam uma leitura fácil e dinâmica da trajetória de Mauricio de Sousa, e como ela está intimamente associada com a Mauricio de Sousa Produções e a sua criação máxima, a Turma da Mônica. Curadoria forte, exposição potente!
A exposição é interativa, imersiva, pedagógica, biográfica, criativa, colorida, lúdica, divertida, repleta de ilustrações, tecnológica, informativa e ativa a memória, nos levando à nossa infância, momento em que compartilhamos as narrativas de Maurício de Sousa.
A interação é a marca da exposição. Como exemplo, o bairro do Limoeiro com a habitação de cada um de seus personagens.
No quarto da Alice há um quadro interativo que, ao colocar as mãos, o público o pinta. A criança, ao passar a mão na tela, vai colorindo.

Por sua vez, no quarto do Bidu, há uma tela toda branca. Para o público visualizar algo, tem que pegar uma lupa para a imagem ser vista.
Em cada quarto, há cômodas com gavetas que podem ser abertas e visualizamos materiais relacionados a cada um dos personagens.
O guia da exposição é o próprio Maurício de Sousa. Ele mesmo narra a sua trajetória, desde os primeiros passos em Santa Isabel-Mogi até alcançar a criação da Mauricio de Sousa Produções, quando vai ser iniciado o processo de criação da Turma da Mônica. Nós o visualizamos do início ao fim da exposição. Ouvimos sua voz em todas as partes. Em todas elas, há vídeos em que são exibidas imagens do Maurício narrando como se deu a criação de cada um dos seus personagens, a explicação dos nomes, as suas características, as suas vestimentas, entre outras informações. Esse procedimento facilita a compreensão e o entendimento da mostra. Portanto, ele está presente na exibição com todas as suas criações.

A narrativa de Maurício é complementada por um rico e diversificado conjunto de materiais, fruto de uma profícua pesquisa, produto de uma rigorosa seleção, como fotos pessoais e da família, objetos pessoais, cadernos escolares, de anotações, esboços e primeiros desenhos, vídeos, gibis, livros, cartazes de filmes, desenhos originais, provas de impressão e fotolitos originais, matriz de impressão, e bonecos dos personagens.
A exposição é uma viagem pelo mundo da imaginação de Maurício, seus personagens, seus encantos. Entramos e brincamos. Pura fantasia! Nesse mergulho, retornamos às nossas infâncias, pois quando éramos “pequeninos” vivenciamos suas narrativas nos gibis, nos filmes, nos desenhos animados, entre outros. Dessa forma, ativamos nossas memórias individuais e familiares.

A exposição é para todos os públicos, dos pequeninos à vovó e ao vovô. Temos certeza de que todos saem vibrantes e felizes.
Excelente produção de artes plásticas!


