Autor: Chico Vartulli

Arquiteto, dedicado a interiores, com pós-graduação em Berlim e curso de decoração em Londres, amante da arte e cultura.

Em foco – Fale -nos um pouco de sua trajetória acadêmica e profissional. Patrick Sabatier – Nasci em Mônaco, cresci no Haïti, me formei em direito em Bordeaux, tive minha primeira experiência profissional em São Paulo para Danone e o escritório de advocacia Machado Meyer. Entrei no Grupo L’Oréal em 1989, 35 anos atrás onde continuo até hoje. Durante mais de 15 anos na Direção Jurídica baseado em Paris ,desenvolvi várias funções de responsabilidade internacional assumindo entre outros cargos a Direção Jurídica LatAm. Em 2006 era Diretor Jurídico Adjunto do Grupo quando dei uma nova orientação para minha carreira. Cheguei…

Leia mais

Em foco – Olá Misailidis! A  primeira comissão de frente (CF) que você coreografou foi no ano de 1998 na Unidos da Tijuca. Foi o seu primeiro trabalho como coreógrafo. Em fevereiro de 2024 completam-se vinte e seis anos ininterruptos. Qual é a sua avaliação sobre o trabalho desenvolvido ao longo de todos esses anos? Marcelo Misailidis – Em 2024 serão 27 anos de trabalho ininterruptos e 26 projetos de CF, ao longo desse anos, vivi grandes desafios e participei ativamente na transformação deste quesito, atualmente sou o mais longevo corógrafo e uns dos que participou mais ativamente neste processo. Em…

Leia mais

Em foco – Olá Laura! Onde você nasceu? Família? Infância? Ensino médio e fundamental? Laura Figueiredo – Olá! Nasci em 1962 no Rio, carioquíssima. Éramos 7 (sete) filhos e sempre moramos em Botafogo. O antigo primário fiz no Colégio Santo Amaro e, quando o Colégio Santo Inácio abriu suas portas para meninas na quinta série, entrei, pois lá já estudavam meus quatro irmãos mais velhos. Fiz no colégio o profissionalizante de auxiliar de desenhista de arquitetura, pois pensava em ser arquiteta, conciliar criatividade, desenho, estética… Desisti e fui cursar Geografia. Em foco – Quando se deu o seu interesse pelas…

Leia mais

Em foco – Olá Luisa! Onde você nasceu? Infância e adolescência? Ensino fundamental e médio? Luisa Thiré – Eu nasci no Rio de Janeiro, no ano de 1970, e passei minha infância e adolescência por aqui também, embora tenha viajado bastante. Não para fora do país. A primeira vez que eu deixei o país eu tinha quinze anos. Foi para realizar um intercambio na Inglaterra que meu pai me deu de presente. Ele me perguntou se eu queria uma festa de quinze anos ou uma viagem. Eu escolhi a viagem. E ele bem aliviado…Eu já estudava na Cultura Inglesa há…

Leia mais

Em foco – O que é o Instituto Preservale? Nestor Rocha – O Instituto de Preservação e Desenvolvimento do Vale do Café nasceu em 1994 como forma de união entre os diversos gestores de propriedades, de maneira a agregar valor ao patrimônio rural, acrescentando à renda corrente das fazendas as receitas de hospedagem e visitação, com finalidade cultural e educativa. Outro fato relevante é o constante trabalho que visou evitar que diversos casarões palacianos tivessem como destino a ruína. Mais tarde, o instituto incorpora novos projetos e finalidades voltados ao meio ambiente, colaborando presentemente para um novo olhar diante dos…

Leia mais

Em foco – Olá Fernando Bicudo! Onde você nasceu? Família? Infância? Formação fundamental e média? Fernando Bicudo – Eu nasci no dia 19 de agosto de 1946, mesmo dia em que nos EUA estava nascendo aquele que viria a ser o presidente Bill Clinton. Eu nasci no Alto da Boa Vista, na chácara do meu avô, numa casa que está em pé até hoje, fica em frente ao clube Montana. O meu avô era professor de espanhol, de civilizações antigas, e era do Exército. Meu pai era da Marinha. E, por conta dele ser da Marinha, nós tivemos uma infância…

Leia mais

Em foco – Olá padre Juarez! Onde você nasceu? Sua família? Infância e adolescência? Formação fundamental e média? Padre Juarez de Castro – Eu nasci em Lavras, cidade do sul de Minas Gerais. Minha família é crista, católica, mas não tão católica, como se fossemos tão mais católicos do que os outros, mas uma família normal do interior de Minas Gerais, que tinha o costume de ir a missa, participar da vida da Igreja, mas nada além do normal. Eu não era mais cristão do que os outros. Nunca participei de grupos jovens, nem coroinha. Eu poderia me classificar como…

Leia mais

Em foco – Onde você nasceu? Sua família? Infância e adolescência? Formação básica? João Ripper – Nasci no Rio de Janeiro, filho de pais cariocas. A família de minha mãe é oriunda do Mato-Grosso; a de meu pai veio do Pará e Portugal. Sou o mais velho de quatro filhos. Estudei em escola pública e cursei o segundo grau no Colégio Marista São José, na Tijuca. Em foco – Como se deu o seu interesse pela música? João Ripper – Cheguei à música através da poesia que comecei a escrever logo aos 8 anos incentivado por minha mãe, que era poeta e…

Leia mais

Um curto perfil do ator, mímico  e diretor de teatro Álvaro lvaro Assad. Álvaro lvaro Assad é premiado ator, diretor e preparador mímico da companhia carioca ETC E TAL/RJ. Indicado aos Prêmios Shell, Bravo Prime, Zilka Sallaberry e Aplauso Brasil. Ganhador do Prêmio de Humor Fábio Porchat 2023 pelos 30 anos de atividades na arte gestual do ETC e TAL. No Audiovisual assina a Direção Corporal e Mímica da Série da NEFLIX – “Ninguém Tá Olhando” (Dir. Daniel Rezende), do filme “Lições Turma da Mônica” (Dir. Daniel Rezende), preparação e Direção Corporal e Mímica de Rodrigo Santoro para o Filme…

Leia mais

Em foco – O que levou a cadeia Acccor a escolher o Rio de Janeiro para instalar o seu primeiro Fairmont na América do Sul? Netto Moreira – O Rio de Janeiro é, muitas vezes, a porta de entrada do turismo no Brasil, atraindo turistas nacionais e do mundo todo ao longo do ano. A rede Accor trouxe suas marcas para se somar à hotelaria de luxo, na qual o Fairmont é hoje uma das referências, se consolidando como um verdadeiro destino na cidade. Hoje, ao se hospedar no Fairmont Rio, o visitante tem a oportunidade de vivenciar o lifestyle…

Leia mais