A multiartista Lalalli Senna vai comemorar 10 anos de sua obra “A Criação do Dia” na quinta-feira, dia 29 de maio, às 20h, no Teatro Adamastor, em Guarulhos, com entrada franca. A peça será executada pela Orquestra Sinfônica de Guarulhos (GRU Sinfônica), regida pelo maestro Laércio Signorelli. A composição é uma homenagem de Lalalli à Paraíba, e foi apresentada pela primeira vez no Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. “Sou uma admiradora de muitos artistas da Paraíba. Vejo na cultura local uma grandeza, e aprecio sua forte conexão com a terra. Foi inspirada nela que criei essa composição”, explica Lalalli.
O programa do concerto “As Emoções da Música”, apresentará também Mozart (Abertura “A Flauta Mágica” K 620”, Schubert (Sinfonia n 8 Inacabada – primeiro movimento), Rossini (Abertura La Gazza Ladra) e Ponchielli (La Gioconda – Dança das Horas). O pianista João Carlos Martins, que é o Patrono da Orquestra, fará uma participação especial no encerramento do concerto. A realização é da Secretaria de Cultura de Guarulhos com produção do Departamento do Conservatório Municipal de Guarulhos.
A peça “A Criação do Dia” retrata o Sol e seu ciclo de morte e renascimento. “Quando o Sol nasce, ele cria o dia, e cumpre a sua função de permitir a vida na Terra. Quando o dia chega ao fim, ele se põe e parte para um mundo noturno e desconhecido de sombras. Meu objetivo foi expressar com a música a grande integração entre o Sol e a Terra, os aspectos telúricos e celestes em comunhão para a Criação, e o seu ciclo eterno de ressurreição”, explica Lalalli.
Em estilo regional, a peça sinfônica retrata a criação da vida na terra através da comunhão dos aspectos telúricos e celestes e seus ciclos eternos de morte e ressurreição, e é permeada de frases melódicas cíclicas de inspiração nordestina e influência de Villa-Lobos e Ennio Morricone, que evocam a natureza terrena e celeste e com orquestração colorida, lirismo e dramaticidade.

Em sua formação ampla e multifacetada, Lalalli Senna percorreu sete países e mais de 15 cidades ao longo de 20 anos de estudo multidisciplinar, com formações técnicas e teóricas em composição orquestral, piano clássico e canto; escultura tradicional e digital, desenho, pintura renascentista e medieval, geometria da natureza e geometria sagrada e formou-se tanto em conhecimentos e técnicas centenárias quanto recursos contemporâneos como programação e arte digital, animação e computação gráfica. Como compositora, Lallali conta com diversas peças para piano e para grupos orquestrais, muitas delas já gravadas em estúdio ou performadas em festivais e eventos.
Como musicista, Lalalli Senna iniciou os estudos aos 10 anos. Aos 16, teve aulas de piano e composição com o maestro e compositor Sérgio Schnee e piano clássico, teoria musical completa e orquestração com o pianista e musicólogo Paulo Gazzaneo. Estudou composição orquestral e composição para trilhas sonoras com o produtor, músico e arranjador suíço Omid Burgin e canto lírico com o tenor Paulo Mandarino. Tem formação em Composição e Composição para Trilhas Sonoras na Academia de Áudio Omid Burgin.
Além de participações em organizações como GBM, Nexus e Lide Futuro, Lalalli é family founder e membro do Comitê Institucional do Instituto Ayrton Senna, organização não governamental fundada por Viviane Senna, sua mãe, que desde 1994 honra a memória do seu tio, o piloto tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna.
Em 2019 confeccionou o busto “Meu Ayrton” em tamanho natural, que foi presenteado ao Papa Francisco, e hoje se encontra nos acervos do Vaticano. Esse mesmo busto ganhou uma versão de 3,5 m de altura, construída em alumínio facetado espelhado e inaugurada no Autódromo de Interlagos, como um presente aos fãs do piloto. “Na minha maneira de ver, a arte é a materialização de energias que precisam se manifestar de alguma forma”, define Lalalli.
Em projetos ligados a outras linguagens artísticas, Lalalli também é responsável pelo conceito criativo e do design de interiores do Senna Tower, edifício residencial mais alto do mundo, em lançamento no Balneário Camboriú (SC), que foi concebido como uma obra de arte monumental, inspirada na “Trajetória do Herói”. “A minha criação artística está a serviço do desenvolvimento de consciência. E a minha forma de ser ativista é através da arte”, resume a artista.
Maestro Laércio Signorelli
O carioca Laércio Signorelli começou a sua carreira internacional como maestro em 2008, regendo a Bachiana Chamber Orchestra, no Carnegie Hall em Nova York, consolidada um ano depois ao reger o pianista Dave Brubeck no Lincoln Center. Bolsista do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), Signorelli estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia, na Alemanha. No Brasil foi aluno de regência de Isaac Karabtchevsky.
Maestro e diretor artístico da Orquestra Filarmônica do Brasil, “FIBRA”, e da orquestra de época “Engenho Barroco”, Signorelli assumiu a regência da orquestra holandesa New Netherlands Orchestra” em 2011 (formada por músicos da Orquestra Filarmônica da Rádio Holandesa). De 2011 a 2015 realizou, através do projeto “Maestro CAPEMISA”, dezenas de concertos com diversas orquestras sinfônicas brasileiras e estrangeiras. Em 2013 assumiu a Regência e direção artística da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e a direção artística do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. Na Europa gravou CDs e DVDs com as orquestras “Lithuanian National Symphony Orchestra (LNSO), Nordwestdeutsche Philharmonie (com a pianista Anna Fedorova), New Netherlands Orchestra e “Das Freie Orchestra Berlin”. Desde 2014 Laércio Signorelli é artista do selo alemão Solaire, sendo um dos maestros brasileiros com mais gravações internacionais.
GRU Sinfônica
Criada em 12 setembro de 2019, a Orquestra GRU Sinfônica é um projeto das secretarias de Educação e Cultura, tanto para a formação musical de estudantes da rede municipal quanto para intensificar a oferta de programação de música de concerto para os moradores. Composta por 50 instrumentistas, a GRU Sinfônica faz parte do Projeto Música nas Escolas, que promove o ensino, a integração e o convívio dos alunos com o universo da música. Além da oferta de iniciação musical para crianças, a orquestra oferece concertos sinfônicos gratuitos.
Programa
W. A. Mozart: Abertura “a Flauta Mágica”K 620
F. Schubert: Sinfonia n 8 Inacabada (Primeiro movimento)
Abertura La Gazza Ladra – Gioachino Rossini
A Criação do Dia – Lalalli Senna
A Ponchielli: La Gioconda – Dança das Horas

SERVIÇO:
Concerto As Emoções da Música
GRU Sinfônica
Maestro: Laércio Signorelli
Participação especial de João Carlos Martins – pianoNo programa, comemoração aos 10 anos da obra “A Criação do Dia” de Lalali Senna
Centro Municipal de Educação Adamastor
Dia 29 de maio, quinta-feira às 20h
Entrada franca – ingressos disponíveis uma hora antes do concerto
Endereço: Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo
Acessibilidade: Sim