Tom Jobim Musical, é uma montagem emocionante que retrata a vida e o legado do maior artista popular do Brasil. Viajamos desde a icônica praia de Ipanema nos anos 1950 até suas conquistas internacionais em Nova York, onde ele difundiu a Bossa Nova para mundo. O musical enaltece sua importância na cultura musical do país e desperta o orgulho de ser brasileiro. Amado por sua música, inteligência e humor, Tom Jobim mostrou ao mundo o melhor do Brasil.
A superprodução contará com 27 atores e 15 músicos, texto de Nelson Motta e Pedro Brício, direção de João Fonseca e direção musical de Thiago Gimenes.
TOM JOBIM MUSICAL é apresentado pelo Ministério da Cultura e BB Seguros com patrocínio PRIO e MAPFRE e realização da Bonus Track e Bárbaro! Produções. Assinam a produção geral do espetáculo os produtores Luiz Oscar Niemeyer, Júlio Figueiredo e Bárbara Guerra.
Quando se ouve uma batida de bossa nova, em qualquer lugar do mundo imediatamente se imagina o Brasil, suas belezas naturais, seu povo alegre e criativo. Foi a Bossa Nova de Tom Jobim, ao lado de Vinicius de Moraes e João Gilberto que popularizou nossa musicalidade e levou nossa cultura para todos os cantos do mundo.
O musical leva os espectadores a uma jornada cativante através das melodias atemporais e das letras poéticas que definiram uma era. Da criação da icônica “Garota de Ipanema” aos sucessos internacionais como “Desafinado” e “Wave”, cada nota ressoa com a paixão e a genialidade de Jobim.
Esta é uma oportunidade única de mergulhar na vida e na magia do universo musical de Tom Jobim.
Sobre Antônio Carlos Brasileiro Jobim por Nelson Motta
“Nunca houve, nem haverá de novo um compositor como Tom Jobim, que associou sua música maravilhosa para sempre como um símbolo do Brasil, de nossa riqueza e diversidade, de nossa natureza e nosso povo. Estilo, inspiração, e muito trabalho duro, o levaram ao panteão dos grandes mestres da canção popular do século XX ao lado de Cole Porter, Gershwin, Irving Berlin, Duke Ellington, Rogers e Hart, Dylan, Stevie Wonder, Lennon e McCartney, Richards e Jagger … Tom Jobim mudou o rumo e ritmo da música do mundo, tornou-a mais leve, solar e melodiosa, ´Garota de Ipanema` e ´Águas de Março` estão entre os maiores hits mundiais de todos os tempos, gravadas pelos maiores intérpretes do nosso tempo. Descendente musical de Dorival Caymmi e Ary Barroso com Debussy, Ravel e Cole Porter, não há um só entre os gigantes da música brasileira, Chico, Caetano, Gil, Milton, Edu Lobo, Paulinho da Viola, João Bosco, que não tenha bebido em sua generosa fonte. A parte mais difícil de transformar sua vida e obra em um musical de teatro é a qualidade de suas músicas, como escolher apenas 30? O certo é que nenhum musical da Broadway teve, tem ou terá um score musical á altura do maestro soberano Tom Jobim”, comenta Nelson Motta.
O espetáculo com estreia para 17 de outubro no Teatro Casa Grande será uma grande celebração a vida deste artista que ganha sua primeira biografia musical em grande estilo, a Obra terá direção de João Fonseca, responsável por grandes musicais brasileiros de artistas de sucesso como “Tim Maia, Cazuza e Cássia Eller”.
Uma peça sobre Tom só pode ser uma celebração sobre a música, o amor, a natureza e sobre o Brasil!! Narrado pelo grande parceiro e amigo Vinicius de Moraes, a música de Tom é a protagonista do espetáculo, mas o homem bonito e charmoso também está lá, aquele que era popular e erudito, maestro e boêmio, carioca e universal! Essa mistura única também será a marca desse musical original sobre este brasileiro muitas vezes apontado como um dos melhores compositores de música popular do mundo! Comenta João Fonseca.
A direção musical e a responsabilidade de trazer esse repertório para o contexto teatral ficará com Thiago Gimenes, compositor, maestro, grande admirador de Tom e veterano em assinar grandes espetáculos de Teatro Musical.
O maestro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, Tom Jobim, ao lado de Vinícius de Moraes e João Gilberto foi o responsável pela Bossa Nova desde a sua definição e início de movimento, até sua propagação e consagração em todo mundo pela qualidade, complexidade e genialidade na composição . Tom Jobim tem sua música definida como minimalista justamente por ser um mestre em saber respeitar e valorizar tanto o som, quanto a pausa, colocando a composição e seus arranjos como protagonista numa geração onde o lugar pertencia apenas aos cantores e suas vozes. Celebrar Tom Jobim é celebrar a valorização da música Brasileira em todo o mundo! Continua sendo referência e mestre pra todas as gerações … “se todos fossem no mundo iguais a você “, que maravilha viver! Comenta Thiago Gimenes.
VENDAS ABERTAS!
Para os fãs de música brasileira e apaixonados por Teatro Musical os ingressos já estão disponíveis na plataforma eventim.com.br e na bilheteria do teatro.
Ingressos (com taxa de conveniência)
Site: eventim.com.br
(com taxa de conveniência)
HORÁRIOS E VALORES:
QUINTAS, ÀS 20H00 I SEXTAS, ÀS 20H00
SÁBADOS, ÀS 15H00 E 19H00 I DOMINGOS, ÀS 15H00 E 19H00
Plateia VIP / camarote R$ 160,00 meia entrada e R$ 320,00 inteira
Plateia Setor I R$ 140,00 meia entrada e R$ 280,00 inteira
Balcão Setor I R$ 90,00 meia entrada e R$ 180,00 inteira
Balcão Setor II R$ 21,00 meia entrada e R$ 42,00 inteira
Bilheteria do Teatro Casa Grande (sem taxa de conveniência)
Endereço: Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 a, Leblon, Rio de Janeiro – RJ CEP: 22430-060
Funcionamento: – Quarta-feira das 12h às 18h – De Quinta a Domingo das 15h até 30 minutos após o início da última sessão.
Em dias de espetáculo, mesmo durante a semana, sempre a partir das 15h.
Formas de pagamento: dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito. Bandeiras: Visa, Mastercard, Elo.
TEMPORADA RIO DE JANEIRO
2024 – De 17 de outubro a 15 de dezembro
2025 – De 02 de janeiro a 23 de fevereiro
Local: Teatro Casa Grande
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – a – Leblon, Rio de Janeiro – RJ, 22430-060 – https://www.teatrocasagrande.com.br – Telefone: (21) 2511-0800
Faixa etária Livre
*Todas as sessões possuem audiodescrição e libras
Confira as informações:
Instagram @tomjobimmusical
Facebook https://www.facebook.com/tomjobimmusical?mibextid=LQQJ4d
SOBRE OS AUTORES
Nelson Motta
Jornalista, compositor, produtor musical, apresentador escritor.
Nelson Motta é responsável por grandes sucessos do Teatro Musical Brasileiro. Em seu currículo estão os musicais “Vale Tudo, o musical”, que conta a vida do cantor Tim Maia, dirigo por João Fonseca; “Si’mbora – a história de Wilson Simonal”, dirigido por Pedro Brício; O” Frenético Dancin D’ays”, dirigido por Deborah Colker e o sucesso de bilheteria “Elis, A Musical, dirigido por Dennis Carvalho”.
Sobre Pedro Brício
Estudou na Universidade Federal Fluminense (Cinema) e Mestrado em Teatro (Uni-Rio). Cursou a Desmond Jones School of Mime (Londres), a Scuola Internazionalle dell’atore Comico (Italia), e a École Philippe Gaulier (Londres). Escreveu e dirigiu as peças “Sonhos de uma noite com o Galpão”, “Cara Palavra”, “O Condomínio”, “Me salve, musical!”, “Trabalhos de amores quase perdidos”, “Cine- Teatro Limite”, “A Incrível Confeitaria do Sr.Pellica”, “ King Kong Fran”, (em parceria com Rafaela Azevedo). É autor de “Nastácia”, “Breu”, “Comédia Russa” e “O menino que vendia palavras”. Recebeu alguns dos principais prêmios do país pelo seu trabalho, como o Shell, Questão de Crítica, Contigo e APCA. Tem textos traduzidos para o inglês, espanhol, alemão, italiano, francês. Participou da Feira Internacional do Livro de Frankfurt, da Semana de Dramaturgia Contemporânea, em Guadalajara, e da mostra Una mirada al mundo, no Centro Dramatico Nacional, em Madri. Escreveu e dirigiu o musical “Icaro and the black stars”, e dirigiu “Simbora- a história de Wilson Simonal”. Como diretor também encenou textos de Samuel Beckett, Edward Albee, Rafael Spregelburd, Patricia Melo e Hilda Hilst.
SOBRE O DIRETOR
João Fonseca é considerado um dos diretores mais influentes e criativos do cenário artístico brasileiro, deixando sua marca através de suas obras impactantes e de sua contribuição para o desenvolvimento da cultura teatral no país. Dirigiu diversos musicais de sucesso ao longo de sua carreira, incluindo “Cazuza -Pro Dia Nascer Feliz”, “Tim Maia – Vale Tudo, o Musical” e
“Cássia Eller”. Essas produções destacaram-se pela qualidade artística, pelo impacto emocional e pela habilidade de João Fonseca em trazer aos palcos histórias e personagens através da música e do teatro.
TOM JOBIM MUSICAL
Ficha Técnica
Texto
Nelson Motta e Pedro Brício
Arranjos musicais e orquestração
Thiago Gimenes, Ivan de Andrade e Tiago Saul
Direção
João Fonseca
Direção musical
Thiago Gimenes
Coreografia
Gabriel Malo e Bárbara Guerra
Cenografia
Natália Lana e Nello Marrese
Direção Vídeográfica
Batman Zavareze
Design de som
Tocko Michellazo
Iluminação
Caetano Vilela
Figurino
Theodoro Cochrane
Visagismo
Anderson Bueno e Simone Momo
Produção Geral
Luiz Oscar Niemeyer, Júlio Figueiredo e Bárbara Guerra
Realização – Bonus Track e Barbaro! Produções
Produzido através de um acordo especial com a Jobim Music.
ELENCO
Tom Jobim – Elton Towersey
Vinicius de Moraes – Otávio Müller
João Gilberto – Jean Amorim
Frank Sinatra e Tom Jobim Alternante – Marcel Octavio
Ana Jobim – Estrela Blanco
Thereza – Bela Quadros
Elis Regina – Thainá Gallo
Jair Rodrigues – Lucas da Purificação
Elza Soares e Dolores Duran – Analu Pimenta
Eurídice – Ayana Amorim
Orfeu – Gabriel Vicente
Ary Barroso, Ensemble e Cover 2 de Tom Jobim – Tiago Herz
Johnny Alf e Ensemble– Felipe Adetokunbo
Billy Blanco, Ensemble e Cover de João Gilberto – Vinicius Loyola
César Camargo Mariano, Toquinho e Ensemble – Pablo Áscoli
Newton Mendonça e Ensemble – Will Anderson
Villa Lobos, Ensemble e Cover 2 de Vinicius de Moraes – Lucas Corsino
Helô Pinheiro e Ensemble – Carolina Amaral
Agostinho dos Santos e Ensemble – Jow Black
Astrud e Ensemble – Moira Osório
Raimunda, Ensemble e Cover de Eurídice – Mariana Gomes
Miúcha, Ensemble e Cover de Elza – Joyce Cosmo
Dora Vasconcelos, Ensemble e Dance Captain – Débora Polistchuck
Cole Porter, Garçom e Ensemble – Saulo Segreto
Swing masculino e Cover de Frank Sinatra– Pedro Arrais
Swing feminino – Giselle Lima
Swing feminino – Mirella Guida