Em foco – Olá Helen! Você é uma pessoa com ampla formação, atuando em vários campos. Como é possível conciliar as diversas atuações em sua trajetória?
Helen Pomposelli – Na verdade, eu não dispenso nada do que que fiz. Eu acredito que na vida nós temos que reunir nossas experiencias, nossas melhores expertises, para que possamos criar e desenvolver oportunidades para nós mesmos no campo de trabalho. Diferente de alguns coaches, que defendem que para começarmos alguma coisa nova, nós temos que apagar tudo o que nós já fizemos na vida. Eu acredito ao contrário. Eu acredito que nós temos que lembrar de tudo aquilo que já fizemos na vida, retirar aquilo que mais fez a diferença, mais mexeu com o nosso coraçao, mais nos fez feliz. E assim juntar. Eu consegui reunir a consultoria de imagem a moda, com o jornalismo, e com a parte terapeutica, a arte terapia, que é a constelação familiar, o alinhamento energético. Tudo isso sao viés com formas de experiencia e de vivencia, linguagens terapeuticas que eu uso para o despertar do auto-conhecimento. Então, eu criei o Per Vivere Bene que é uma marca, um selo, onde eu possa também estar dando oportunidade para outras pessoas que trabalham com isso, pessoas boas que estão aí, e reunindo com trabalhos meus. E também, elas sozinhas, mostrando para as pessoas onde elas estao, o que elas estao fazendo, trabalhando com retiro. Eu nao acredito que a moda seja única. Eu acho que a moda, a arte, a música, a dança, o movimento, tudo isso sao formas de expressoes, onde nós temos que estar o tempo todo atento, no nosso despertar. É assim que eu consigo conciliar as minhas atuações na minha trajetória.
Em foco – Você é autora de livros infantis. Nesse campo, quais são os autores da nossa literatura que também escrevem para crianças que você tem como referencia?
Helen Pomposelli – A única referencia que eu tenho de livros infantis é o Lewis Carrol, que escreveu Alice no País das Maravilhas; Vinícius d3 Moraes, com A Arca de Noé. Tem alguns livros meus de infancia que eu gosto muito Dibs em Busca de Si Mesmo. Também gosto da Madonna. A Madonna tem uma coleção linda de livros infantis que eu tenho até hoje. A Madonna também é uma escritora de livros infantis.
É óbvio que os contos antigos redigidos por Hans Christian Andersen, o próprio Monteiro Lobato. O Sítio do Pica Pau Amarelo é a minha infancia.

Em foco – Quais são os seus objetivos quando você redige uma obra para o público infantil? Quais são as crianças que pretende alcançar?
Helen Pomposelli – Quando eu escrevo para as crianças, eu quero atingir um público amplo, de seis a doze anos. Nessa faixa etária, que está consumindo coisas para poder crescer, para poder aprender o que está acontecendo no mundo ao redor. Eu quero que seja sempre uma semente para que elas possam crescer, desenvolver melhor. Keka Tá na Moda foi escrito quando eu lecionava na Universidade Veiga de Almeida, no Instituto Zuzu Angel, e quando eu comecei a ver que as meninas estudavam moda porque gostavam de se vestir. Moda é muito mais do que isso. E o livro mostra isso. Moda tem história, tem arte, música, toda uma história das sociedades em torno da moda.
Em foco – Como artista visual, quais são as exposições que você realizou?
Helen Pomposelli – Eu já realizei exposições no Parque Lage, no Museu Nacional de Belas Artes, no Centro Cultural Franco-brasileiro em Paris, no IBEU de Sao Paulo e do Rio de Janeiro. Ganhei os novíssimos artistas do IBEU do ano de 1994. Já fiz exposições na galeria Oriente, na galeria Zagut, onde aconteceram as minhas duas últimas exposições. E já realizei diversas exposiçoes no exterior também. Participei de coletivas também.
Em foco – O que é o selo Per Vivere Bene? Quais as suas principais realizações?
Helen Pomposelli – O Selo Per Vivere Bene surgiu justamente para diferenciar o meu nome, Helen Pomposelli, tirar um pouco daquilo que eu estava fazendo nao só para mim e para os outros. É um selo de bem-estar e auto-conhecimento, cujo objetivo é criar retiros, oportunidades, workshops, encontros para empresas, grupos de mulheres, grupos mistos, atendimentos individuais. E tem uma revista chamada Per Vivere Bene, que eu coloco um conteúdo semanal mostrando para as pessoas que ser feliz é uma coisa muito simples. Então, o objetivo do Per Vivere Bene foi criado para isso, para mostrar para as pessoas que você nao precisa de muita coisa para ser feliz. Essa é a frase do Per Vivere Bene.
Em foco – Você acredita no poder dos cristais? Justifique.
Helen Pomposelli – Sim, eu acredito no poder dos cristais, assim como eu acredito no poder da natureza. Está tudo conectado. O cristal nao é mágico. O cristal tem moléculas, muita coisa envolvida de química. Em contato com a ressonância do nosso campo energético faz com que nós nos alinhemos com a energia dele. Então, sim eu uso os cristais em casa, no meu consultório, para atendimento, levo para lavar. E eu sou apaixonada por cada pedra porque eu acredito que nós somos a natureza. Nós nao somos acima da natureza. Nós somos ela. Então, da mesma forma que nós vibramos junto com as fases lunares, nós vibramos com os elementos – água, terra, fogo e ar -, e nós vibramos com os cristais.

Em foco – Explique o que é, e a importância da medicina integrativa.
Helen Pomposelli – A medicina integrativa está junto com a medicina clássica atual. Tipo apaixonada por médicos que já acreditam e usam o reique, a constelação familiar, que é uma medicina complementar, que já está até no SUS, a própria dança terapia, na qual eu sou pós-graduada, ela é atendida no SUS também.
Em foco – Comente sobre a trilogia do livro da Keka.
Helen Pomposelli – A trilogia do livro da Keka sao as minhas gracinhas. Keka Tá na Moda é a história da Keka, inspirada na minha filha Francesca, o apelido dela é Keka. É a história de uma menina que está na casa da avó e encontra um chapéu, uma caixa de chapéu, e cada chapéu que ela coloca na cabeça a leva a década daquele chapéu. E aí eu vou explicando para a criança que o chapéu pode contar a história da moda, da sociedade.
Saias Voadoras de Keka é lúdico. Keka quer uma saia que balance para o aniversário dela. Ela vai para uma loja, e encontra várias saias, onde levam ela para a lua, a saia balone, etc., e ela faz as viagens com a saia. E, no final, ela descobre que o importante nao é a saia, é o balanço, é a produção que você pode criar.
E, a última, o Brechó Chique da Keka, que foi lançado na Bienal de 2024, é a história da Keka que vai para um brechó procurar uma roupa para uma festa a fantasia. E, ao chegar lá, as tribos urbanas, os hippies, os punks, todas essas tribos urbanas que voce pode achar nos acessórios que podem ser encontrados dentro de um brechó. Esse livro é super atual. As crianças agora estão procurando brechó, os adolescentes também, muito conscientes da sustentabilidade da moda. É o último livro da trilogia.
Em foco – Quais são os seus projetos futuros? E, para finalizar, deixe uma frase para os seus seguidores.
Helen Pomposelli – Quanto aos meus projetos futuros, eu vou, esse ano, em outubro, estarei dando um workshop em Paris, no Hoy, que é um Hotel Yoga. Eu vou ministrar um Workshop Movimento Corpo Energético e Roda de Cura, com taro terapeutico. Além disso, pretendo lançar a versao impressa da minha revista Per Vivere Bene.
Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação