Foi inaugurada a exposição Entre o Rio dos Pássaros Pintados e o Rio de Janeiro: Diálogos Artísticos Uruguaios e Fluminenses no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ).
A exposição está inserida no âmbito das comemorações do 116 (centésimo décimo sexto) aniversário do TMRJ, celebrada na data de 14 de julho.
A mostra é produto de uma parceria do TMRJ com o Consulado Geral do Uruguai no Rio de Janeiro. Integra o projeto Más que Arte, sob coordenação de Carolina Laxalt, uma iniciativa sem fins lucrativos que promove o intercâmbio artístico e cultural entre Brasil e Uruguai.
As curadoras são Carolina Laxalt e Raquel Villagrán.
A exibição busca criar pontes entre os dois países sul-americanos por meio de um diálogo visual. Artistas plásticos uruguaios e fluminenses apresentam suas produções de forte qualidade, e que representam uma integração de arte, linguagem e cultura.
Visualizamos no espaço do Balcão Nobre, um conjunto de três vitrines que apresentam testemunhos de como foi construída a relação entre o Theatro e o Uruguai.
O primeiro momento dessa aproximação se deu no ano de 1916, com um espetáculo em homenagem à Embaixada do Uruguai. Esse contato inicial se intensificou ao longo das décadas de trinta, quarenta e cinquenta do século passado. Ocorreram concertos, espetáculos de arte de intercâmbio, e a apresentação de diversos artistas uruguaios
Convém registrar que há bailarinos uruguaios que atuam no Brasil. Especificamente no TMRJ não podemos esquecer de Marcelo Misailidis, que integra o corpo de baile do ballet do TMRJ como primeiro bailarino e também como diretor artístico. Marcelo possui uma trajetória notável, ganhando destaque os trabalhos que desenvolve no carnaval da cidade do Rio de Janeiro, em especial como coreógrafo nas comissões de frente das escolas-de-samba.

Nos espaços do Balcão Superior e Galeria visualizamos as produções artísticas.
Os quadros são belos, coloridos, criativos, e sensíveis. Os dez artistas, por meio das suas pinturas, deixam transparecer sensações e emoções. Afinal, arte e sentimento caminham lado a lado.
Dentre os temas que são retratados nas telas temos a orla da praia; imagem de navio; beija-flores; cotidiano; potro; paisagens diversas; infância; paisagem misturando construções antigas e o contemporâneo; natureza; galpão (imagem rural), entre outros. Há também obras abstratas.
Ganham destaque as telas de Mercedes Davison sobre o carnaval. São Coloridas, alegres, e vibrantes.
As telas de Norielem Martins intituladas Incandescente; Juntas; Dança Noturna. Representam figuras femininas. E trabalham temas como o fogo interior; a união feminina; a mulher ocupando as ruas.
As telas de Miriam Pereyra que retratam a infância no Uruguai também ganham evidencia.
O público alvo da exposição é amplo. Ela é voltada para os especialistas da área das artes visuais, como também para todos aqueles que gostam de apreciar bonitas pinturas.
Quem for ao TMRJ não pode deixar de contemplar as expressivas produções artísticas!
Excelente produção de artes plásticas!


