No Brasil, ano após ano, as chuvas causam tragédias ambientais e devastam várias cidades. O litoral norte de São Paulo e o município de São Gonçalo (RJ) são exemplos recentes de locais que foram afetados devido a fatores relacionados à chuva, com mortes, famílias desabrigadas e muita destruição. As cenas se repetem: inundações, deslizamentos de terra, estradas interditadas e interrupção de serviços básicos como abastecimento de água, gerando caos e prejudicando os moradores desses locais.
Em muitos casos, esses desastres naturais poderiam ser evitados, se houvesse um trabalho de prevenção. Cabe ao poder público executar as medidas preventivas, mas cabe à população cobrar que elas sejam realizadas. E um dos caminhos para fazer essa conscientização é por meio da literatura. Alguns livros apontam até soluções para resolver problemas ambientais.
A escritora Isa Colli defende essa bandeira há muito tempo, abusando a ludicidade nas suas propostas literárias que ao mesmo tempo encantam e educam as crianças para o cuidado com a natureza.
No livro ‘A Nuvem Floquinho’, por exemplo, Isa alerta para a escassez de água e fala sobre a necessidade de se utilizar os recursos naturais com responsabilidade, chamando a atenção dos leitores para a necessidade de participação na consolidação efetiva de um processo de desenvolvimento sustentável.
Na obra ‘O Rio Grinalda’, Isa Colli fala sobre poluição dos rios, alerta para a degradação ambiental e mostra a importância da reciclagem. Nesta história, os bichos ensinam como agir diante de situações de depredações e falta de cuidado com a natureza. O livro mostra o valor da ecologia, da amizade e do trabalho em grupo.
Para Isa, a preocupação com o Planeta precisa ser coletiva, mas as atitudes devem ser individuais. “Se cada cidadão fizer a sua parte, ficar atento aos níveis de consumo de produtos, ao desperdício de energia, entre outras ações, os resultados serão enormes”, finaliza.
Foto: Divulgação