Dezembro chega com um presente especial ao público do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Mantendo a tradição, quem visita o espaço já é recebido pela imponente árvore de Natal instalada na entrada interna.
Com cinco metros de altura, a estrutura reúne 720 bolas natalinas em tons de verde e dourado, em tamanhos que variam de 10 a 50 centímetros, além de 8.400 lâmpadas LED branco quente com tecnologia strobo, criando um brilho pulsante que destaca cada detalhe.
O toque exclusivo deste ano fica por conta das bolas personalizadas com o logo da Petrobras, patrocinadora oficial do Theatro Municipal, reforçando a parceria, a valorização cultural e o compromisso com a arte.
A partir de 12 de dezembro, a fachada do Theatro receberá projeção mapeada criada pela Deeplab, empresa que combina patrimônio histórico e tecnologia imersiva. A intervenção revisita cenas clássicas de O Quebra-Nozes e seus personagens icônicos, transformando o espaço em uma grande tela a céu aberto. As projeções acontecerão de 12 a 28 de dezembro, exceto nos dias 24 e 25, sempre das 18h40 até 22h.
“A projeção busca envolver tanto o público que frequenta o Theatro quanto os transeuntes da Cinelândia, esse local histórico que representa a trajetória da arte e da cultura carioca”, explica Felipe Reif, fundador da Deeplab.

Também no dia 12, sob o comando do maestro titular do Coro do Municipal, Cyrano Sales, acontecerá uma Cantata de Natal com 15 cantores do Coro e músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro, às 18h, nas janelas da entrada principal.
O Boulevard, que fica na parte gradeada da Avenida Treze de Maio será transformado em uma Vila de Natal, com cenografia temática, atrações interativas e vai funcionar até 28 de dezembro, todos os dias, para a população desfrutar gratuitamente deste espaço.
“Entendemos que o período de Natal é especial, e preparamos uma programação para que o público vivencie este momento com arte — no palco, mas também em cada área do Theatro, que é um patrimônio arquitetônico e histórico para todos nós”, afirma Clara Paulino, presidente da Fundação Teatro Municipal.

No dia 18 de dezembro, às 12h, o Projeto Ópera do Meio-Dia ganha uma edição especial de Natal. Um quarteto natalino, acompanhado por um pianista, vai apresentar de graça, clássicos do repertório festivo na escadaria interna.
A programação natalina também se estende para além das paredes do Theatro Municipal. No dia 14 de dezembro, às 20h, 30 cantores do Coro da casa, acompanhados por músicos da Orquestra e sob a regência do maestro titular do Coro, Cyrano Sales, farão uma apresentação especial no Espaço Lagoon, ao lado da Árvore da Lagoa. Um espetáculo ao ar livre para celebrar o mês festivo em grande estilo.



