O Polo Cultural ItalianoRio se tornou espaço cultural permanente no Centro do Rio, fortalecendo a requalificação urbana no âmbito do projeto municipal “Reviver o Centro”. Como o próprio nome indica, a proposta é divulgar a influência italiana na formação cultural, social e econômica do Rio de Janeiro. Tendo recebido quase 30 mil pessoas, o Polo já abrigou importantes eventos, destacando-se a celebração dos 150 anos da imigração italiana, as mostras fotográficas “Gabriele Basilico: Paisagens Urbanas” e “Dell’Architettura – Investigação fotográfica sobre a influência italiana na paisagem carioca”, “Made in Italy – excelências italianas no mundo do wellness”, além de seminários, workshops, “aperitivos musicais” e almoços na praça. Atualmente em cartaz, a mostra “Café ATRAVÉS DOS SENTIDOS” chega à reta final e já foi visitada por quase cinco mil pessoas, conduzidas em uma experiência sensorial e imersiva. Bebida mais consumida no mundo depois da água, o café ganhou este evento totalmente dedicado a ele, despertando os cinco sentidos (olfato, audição, visão, tato e paladar). Quem fecha a agenda de palestras gratuitas no dia 20 de fevereiro, às 18h, é João Candido Portinari, que irá abordar “Portinari e o Café”, esmiuçando a arte que celebra o trabalho e a cultura brasileira e italiana. Seu pai, Candido Portinari, tem um painel reproduzido em uma das paredes do espaço.

Plano anual e nova identidade visual
Inaugurado no início do ano passado, o espaço estima receber cerca de 70 mil visitantes em 2025. Criado por ocasião dos 150 anos da imigração italiana no Rio de Janeiro pelo Consulado Geral da Itália do Rio de Janeiro, o Instituto Italiano de Cultura e o Istituto Europeo di Design – IED, o novo espaço cultural da cidade já tem uma intensa agenda a ser colocada em prática. Com produção da Artepadilla, o projeto prevê exposições temporárias, eventos, publicações de livros e manutenção do espaço cultural. Contando com aportes de patrocínio da TenerisConfab, do Grupo Autoglass, do Instituto Cultural Vale e da Generali Seguros, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e incentivos diretos da TIM Brasil, além de recursos próprios, o objetivo é fortalecer as relações culturais entre Brasil e Itália nas áreas de artes, design, literatura e línguas.
Serão criados novos espaços, como a aguardada reforma da Praça Itália, transformada em um ponto acolhedor para encontros e descanso, incluindo a instalação de um quiosque com acepipes. Já autorizadas, as obras foram iniciadas em janeiro, com conclusão e abertura previstas para junho com projeto idealizado pelo estúdio de arquitetura Archea. Neste mesmo mês, deverá ser inaugurada uma escola de gastronomia.
Sobre a exposição “Café ATRAVÉS DOS SENTIDOS”
Produzida pela Artepadilla através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com idealização e curadoria de Josefina Durini, “Café ATRAVÉS DOS SENTIDOS” ocupa o andar térreo e o mezanino, contemplando temas abrangentes com a finalidade de proporcionar uma experimentação completa em vários níveis. A escolha do local, na Casa D’Italia, centro da cultura italiana no Rio, não poderia ser mais adequada, dando os devidos créditos à imigração italiana e sua contribuição ao desenvolvimento do café no Brasil, no ano da comemoração dos 150 anos da chegada da primeira leva de imigrantes italianos, recorrência homenageada pelo painel do grafiteiro Bruno Big, presente no espaço, com representações sobre o café.

























