Neste mês de janeiro, um grupo de 18 novos Embaixadores de Turismo do Estado do Rio de Janeiro toma posse em um evento fechado, que reúne cerca de 80 convidados. Criado na gestão do ex-prefeito Saturnino Braga, o Programa Embaixadores do Rio segue sendo coordenado por Bayard Do Coutto Boiteux, professor e especialista em turismo.
As personalidades selecionadas para o cargo, reconhecidas por sua atuação profissional e influência social, foram escolhidas em 2025 por um júri presidido pela Baronesa Diana Macedo. A comissão de seleção contou ainda com os nomes de Eric Herrero, Célia Domingues, Matheus Oliveira, Zizi Magalhães, Aloysio Teixeira e o próprio Bayard Boiteux.
Em entrevista, Boiteux destacou a importância de reunir um grupo diversificado de pessoas que, por suas atividades profissionais, possam contribuir para a promoção institucional do Rio de Janeiro. “Nosso desafio é formar um time heterogêneo que represente a diversidade do Estado e que, por meio de suas influências e redes de relacionamento, consiga promover o Rio. Desde a criação do programa, cerca de 300 Embaixadores foram nomeados, mas hoje contamos com 135 ativos”, afirmou.
Os novos Embaixadores incluem uma gama de profissionais com ampla relevância nos mais diversos setores. Entre os nomeados estão o cônsul-geral da França no Rio, Eric Tallon; a presidente da Fundação Theatro Municipal, Clara Paulino; o secretário municipal de Cultura de Miguel Pereira, Júlio César de Souza; a psicóloga e cientista da sustentabilidade Carla Pimentel; a produtora cultural Rose Oliveira, diretora do Grupo Ginga; o diretor da Fundação Museu da Imagem e do Som, Cesar Miranda Ribeiro; o colunista social Cesar Gabriel Almeida; e a presidente da Fundação Cidade das Artes, Daniela Ribeiro.
A lista ainda conta com nomes como o fazendeiro Edgar Ramos, o fotógrafo e empresário João de Orléans e Bragança, o artista plástico Jerome Poignard, o diretor da Casa Roberto Marinho, Lauro Cavalcanti, e muitos outros, como Marcia Wu, secretária-geral da Câmara de Intercâmbio Brasil-China, e Francisco de Orléans e Bragança, diretor da Tribuna de Petrópolis.
O coordenador do programa, Bayard Boiteux, enfatiza que os resultados do trabalho dos Embaixadores nem sempre são fáceis de quantificar, mas seu impacto na promoção do Estado é inegável. “Entrevistas, shows, exposições e até publicações nas redes sociais têm um efeito muito maior do que campanhas promocionais tradicionais. A presença dos Embaixadores em eventos importantes dos mercados emissores e, muitas vezes, suas conversas informais ou atividades não diretamente relacionadas ao turismo, acabam gerando resultados concretos para o Rio”, explica Boiteux.
O Programa Embaixadores de Turismo do RJ é coordenado pela Portal Consultoria em Turismo, com o apoio da Associação dos Embaixadores de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, do restaurante Capitu e da Sociedade Nacional de Agricultura. A organização do evento é assinada pela Ascom Divulga Rio e pela Matheus Oliveira Produções.



