Em setembro, a série Música no Museu segue comemorando seus 28 anos com o programa “Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais”.
A programação traz recitais de piano, homenagens a grandes nomes da música brasileira e francesa — com destaque para Erik Satie e Georges Bizet —, além de outras atrações especiais. As apresentações acontecem em espaços culturais icônicos do Rio com entrada gratuita.
A abertura acontece no dia 1º de setembro, às 12h30, na Biblioteca Nacional, com a palestra da pesquisadora Áurea Domenech sobre a música da Região Nordeste, dentro do Ciclo Sons do Brasil. No mesmo dia, às 18h, o Espaço Cultural Arte Sesc Flamengo recebe a Orquestra de Ukuleles, regida por Vinícius Vivas. Ainda no Arte Sesc, a Banda Sinfônica Nacional, sob regência de Geraldo Magela, encerra o mês no dia 29/9.
Entre os destaques da programação estão também os recitais de piano de Fernanda Cruz (3/9), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ), e do Duo Cecília Guimarães e Ezequiel Peres (4/9), no Museu da Justiça.
“Música no Museu não para. Já são mais de 1,25 milhão de pessoas alcançadas, valorizando músicos clássicos brasileiros e divulgando nossa cultura dentro e fora do país”, afirma o idealizador Sérgio da Costa e Silva.

Saiba mais sobre as atrações:
Orquestra de Ukuleles – Regência Maestro Vinícius Vivas – 1/9, 18h, no Espaço Cultural Arte SESC Flamengo
Fundada em 2016, a Orquestra de Ukulele é uma iniciativa do Projeto de Extensão “Toque e… se toque!”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O grupo vem explorando o ukulelê em diferentes formações e repertórios, com apresentações no Brasil e no exterior. Seguindo com suas atividades dentro e fora da universidade, a Orquestra amplia o alcance do instrumento e revela novas possibilidades musicais. No Espaço Cultural Arte Sesc Flamengo, o público poderá apreciar um programa dedicado aos clássicos brasileiros.
Fernanda Cruz (piano) – 3/9, no CCBB RJ
Professora do Conservatório Brasileiro de Música, a pianista Fernanda Cruz apresenta no Centro Cultural Banco do Brasil, às 12h30, um recital dedicado a grandes compositores da música clássica, como Francisco Mignone, Villa-Lobos, Erik Satie, Tchaikovsky e Chopin.
Fernanda recebeu Menção Honrosa no VII Festival de Arte da Universidade Federal de Juiz de Fora e, em 2011, lançou o CD Clássicos Brasileiros no Teatro Municipal de Niterói. Atua em recitais solo, de câmara e em conjunto, sempre homenageando compositores brasileiros e internacionais. Desde 2006 participa ativamente do projeto Música no Museu, com apresentações em instituições como o Museu de Arte Moderna, Museu da República, Museu de Belas Artes, CCBB, Casa de Rui Barbosa, entre outras.
Além da carreira musical, Fernanda Cruz também é artista plástica, tendo cursado pintura e desenho na Sociedade Brasileira de Belas Artes.
Duo Cecília Guimarães e Ezequiel Peres (pianos) – 4/9, no Museu da Justiça
A compositora, artista plástica e pianista Cecília Guimarães se apresenta em duo com o pianista Ezequiel Peres no Museu da Justiça, interpretando clássicos internacionais e músicas autorais. O programa reúne obras de Bach, Mozart, Schubert, Schumann, Satie e Villa-Lobos.
Graduada em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música, Cecília já se apresentou como solista e em duo em instituições como a Pró-Arte, Escola de Música da UFRJ, IBAM e no próprio Música no Museu. Atualmente segue a orientação artística da pianista Maria Helena Andrade.
Ezequiel Peres iniciou seus estudos no Conservatório Fluminense, em Niterói, onde também estudou Teoria Musical e Harmonia. É regente fundador do Coral Opus, de Araruama, e hoje aprimora seus estudos de piano sob orientação da professora Maria Helena Andrade, na Pró-Arte.
Mais informações e programação completa: www.musicanomuseu.com.br
SERVIÇO:
Música no Museu – Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro
Concertos – “Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais” – setembro de 2025 –www.musicanomuseu.com.br
Dia 01 de setembro (segunda-feira)
Horário: 12h30
Sons do Brasil e a música da Região Nordeste do Brasil
Biblioteca Nacional
Rua México s/no.
Capacidade: 90 lugares.
Palestra da pesquisadora Áurea Domenech
Tema: Sons do Brasil e a música da Região Norte do Brasil
Dia: 1 de setembro (segunda-feira)
Horário: 18h
Espaço Cultural Arte Sesc Flamengo
Rua Marquês de Abrantes 99,Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, 22230-061
Capacidade: 200 lugares.
Músico: Orquestra de Ukulelês – Regência Maestro Vinícius Vivas
Programa: Clássicos Brasileiros
Dia: 3 de setembro (terça-feira)
Horário: 12h30
CCBB RJ
Rua Primeiro de Março Nº 66- 4º. Andar.
Músico: Fernanda Cruz, piano.
Programa: Francisco Mignone, Villa-Lobos, Erik Satie, Tchaikovsky e Chopin
Dia: 4 de setembro (quinta-feira)
Horário: 12h30
Museu da Justiça
Rua Dom Manuel Nº 29- Centro
Músicos: Cecília Guimarães e Ezequiel Peres
Programa: Bach, Mozart, Schubert, Schumann, Satie, Villa-Lobos e Cecília Guimarães


