Localizado na Lagoa, bairro nobre da Zona Sul do Rio de Janeiro, este apartamento de 250m² foi transformado pelas arquitetas Juliana Gonçalves e Fernanda Matoso, do escritório Co+Lab Juntos Arquitetura e Interiores (@colab_juntos_). O lar abriga um casal na faixa dos 40 a 50 anos e seus três filhos — a mais velha com 19 anos e dois mais novos, de 10 e 7 anos. “Eles já eram nossos clientes. Este é o quinto projeto que fazemos juntos”, conta Fernanda.
O imóvel, adquirido após a venda de um apartamento recém-reformado em Ipanema, precisava de melhorias para se adequar à rotina da família. Com apenas 90 dias até a mudança, o desafio era transformar todos os ambientes, deixando os banheiros para uma segunda etapa. O foco do projeto estava na repaginação da cozinha, na criação de uma copa integrada, na funcionalidade da marcenaria e na valorização do acervo de arte dos clientes.
A planta original do apartamento foi mantida, sem intervenções de alvenaria. A principal alteração se deu na área social, com a substituição de um grande móvel por um painel vazado, executado em pau-ferro, que atua tanto como elemento de decoração quanto como divisória sutil entre os ambientes. O projeto resultou em uma ampla sala integrada, setorizada em estar, jantar e TV, varanda, lavabo, cozinha com copa integrada, área de serviço, banheiro e quarto de serviço. A área íntima reúne quatro dormitórios, sendo duas suítes, conectados por circulação funcional.
O conceito do projeto partiu do layout do apartamento anterior, já funcional para a rotina da família, e valorizou a coleção de obras de arte e os móveis dos moradores sobre uma paleta neutra, criando um ambiente equilibrado e confortável.
Na sala, destacam-se peças modernistas brasileiras do acervo da família, como as cadeiras Três Pés, de Joaquim Tenreiro; poltronas Mole, Kilin e Diz; cadeiras Cantu, Lucio e Oscar, de Sergio Rodrigues; banco e mesa lateral Capri, de Jorge Zalszupin; e a poltrona Jangada, de Jean Gillon. A única aquisição para o novo lar foi a mesa de jantar Guanabara, de Zalszupin. “Na área social, além de planejar o posicionamento das peças existentes, também projetamos a iluminação e o painel de marcenaria que delimita o hall de entrada”, explica Fernanda.




O estilo da decoração combina elementos vintage com uma pegada contemporânea, criando um ambiente acolhedor, elegante e cheio de personalidade. Detalhes pontuais, como o tapete listrado em tons terrosos feito sob medida na sala, aquecem o espaço e delimitam a área de estar.
O piso original em tábuas corridas de madeira foi revitalizado com sinteco, e as paredes receberam pintura na cor “Açúcar Refinado”, da Suvinil, mantendo o teto branco. A varanda oferece vista indevassável da Lagoa, enquanto aparadores em madeira pau-ferro com tampo em mármore verde Guatemala acrescentam sofisticação à decoração.
A cozinha com copa integrada combina funcionalidade e design, com mesa e banco-baú sob medida, azulejos minimalistas da loja Tai e porta de vidro mini Boreal na área de serviço, que mantém a passagem de luz natural mesmo quando fechada. No quarto master, o armário em “L” branco otimiza armazenamento sem pesar o ambiente; a cama e mesas de cabeceira, reaproveitadas do apartamento anterior, se harmonizam com o tapete azul, conferindo equilíbrio. Nos quartos dos filhos, a marcenaria planejada pela KM Marcenaria garante funcionalidade, enquanto o papel de parede quadriculado e a cor verde “Capim de Cheiro” dão leveza e frescor aos espaços.
- Fotógrafa: @LuizaSchreier
























