A visita a exposição nos leva a experiencia pretérita da nossa infância, quando então nas séries do CA a quarta, do outrora denominado primeiro grau, travávamos contato com a literatura infantil produzida por Ziraldo. Foi nesse momento que conhecemos e lemos Flicts; a turma do menino maluquinho; a turma do Pererê; o Planeta Lilás, entre outros.
A exposição em exibição nos possibilita uma viagem sensorial e interativa ao universo de Ziraldo. Os visitantes tem a oportunidade de participar durante toda a visita das diversas partes que integram a mostra, cocriando e personalizando as obras de Ziraldo.
Na praça, do lado de fora do CCBB, visualizamos a imagem gigantesca de um menino maluquinho inflável.
Ao ingressarmos no prédio do Centro Cultural, no foyer, enormes bolas infláveis recebem o público com imagens dos personagens do artista.
Subimos até o quarto andar, onde está montada a exposição. Esta é constituída por oito instalações que nos levam a imersão do universo de Ziraldo.
A exposição inicia com Flicts, momento em que o visitante é convocado a reger uma sinfonia com as cores, tendo o livro como orquestra.
![](https://revistavislun.com/wp-content/uploads/2024/03/Screenshot_20240308_154816_Drive-1024x717.jpg)
A seguir, em O Menino Quadradinho, o público é convidado as inserir as palavras em cada um dos HQs.
Nos desenhos de Onomatopeias, os visitantes andam em cinco círculos. E, no momento em que pisa em cada um, aparecem as Onomatopeias criadas por Ziraldo.
Prosseguindo, vem a Turma do Menino Maluquinho. Há diversos quadros com os integrantes da turma. E ao tocarmos em cada um deles, vamos construindo os novos personagens, cara a cara, lado a lado, tudo junto e misturado.
A seguir, o visitante é convidado para ser um artista, e pintar com os dedos os desenhos do Ziraldo.
Em sequencia, o visitante é direcionado para O Planeta Lilás, momento em que Ziraldo nos convida a mergulhar num universo infinito que começa com a letra a. E, da junção de todas as letras, surgem frases dos livros do autor.
Prosseguindo, o visitante é convidado, como se fosse um estúdio fotográfico, a imergir nos desenhos de Ziraldo.
E, por fim, na última sala, os personagens da Turma do Pererê aparecem nas projeções de uma floresta e os visitantes são convidados a tentar tocá-los.
![](https://revistavislun.com/wp-content/uploads/2024/03/Screenshot_20240308_154732_Drive-edited.jpg)
A exposição é voltada para o público infantil. Mas, os adultos também podem e devem participar, porque Ziraldo é para todas as idades.
Uma exposição imersiva, interativa, e educativa!
Excelente produção de Artes Plásticas!
Texto redigido por Alex Gonçalves Varela.