Chico Vartulli – Como se deu sua nomeação como cônsul honorária de Luxemburgo ?
Marie Christiane Meyers – Minha nomeação como Cônsul Honorária do Grão-Ducado de Luxemburgo se deu em 1998. Exerço esta função há 27 anos, a cada dia que passa sinto-me mais honrada e tenho muito orgulho em representar o país de meus antepassados aqui na cidade e no Estado do Rio de Janeiro. Sou filha de luxemburgueses e possuo dupla nacionalidade. Meu pai foi também Cônsul hon. de Luxemburgo por 15 anos. Quando ele adoeceu, eu me candidatei e fui aceita. Brinco que nosso consulado está se tornando uma dinastia!
Chico Vartulli – Como foram suas experiências no exterior?
Marie Christiane Meyers – Desde minha infância vou regularmente à Europa e à Luxemburgo visitar a minha família e a de meu marido que também possui dupla nacionalidade (brasileira e luxemburguesa). Na minha infância e adolescência ficávamos de 2 a 3 meses em Luxemburgo.

Chico Vartulli – Que importância tem o Rio de Janeiro para Luxemburgo?
Marie Christiane Meyers – O Rio de Janeiro tem importância para Luxemburgo como cidade turística, muito conhecida e considerada uma das mais belas do mundo pelos luxemburgueses, e como centro de grandes eventos culturais, esportivos e econômicos. Tenho estes anos todos recebido diversas Missões econômicas e financeiras acompanhadas por ministros e visitas de S.A.R Grão-Duque Henri por ocasião da Rio+20 (2012), da Copa do Mundo de 2014 e outras.
Chico Vartulli – Há alguns projetos desenvolvidos para a promoção turística de Luxemburgo?
Marie Christiane Meyers – Procuramos divulgar Luxemburgo, junto com a nossa Embaixada em Brasília, como destino turístico único na Europa, por ser um país pequeno no tamanho mas grande na beleza, na riqueza, na qualidade de vida, na história, na cultura e na gastronomia. Luxemburgo vem promovendo a sua imagem por meio de uma iniciativa chamada “LuXembourg-Let’s make it happen” que reúne diversos setores no intuito de contribuir para a difusão, atratividade e prosperidade do país. Luxemburgo se divide em duas regiões principais, com atrativos bem diferenciados. Os brasileiros que vão ao Luxemburgo como turistas têm várias possibilidades de visitas e sentem-se em casa já que podem se comunicar português pois 20% da população é constituída por portugueses. Luxemburgo é chamado de “Gibraltar do norte” pelas fortificações e castelos e é conhecido também como o “Coração verde da Europa” pelo grande número de áreas verdes preservadas. Como diz uma amiga minha: “Luxemburgo parece uma caixinha de música!” O site da Embaixada fornece várias informações e links.
Chico Vartulli – Que programas desenvolvidos em Luxemburgo poderiam ser trazidos para o Rio?
Marie Christiane Meyers – Penso que podemos falar em inspirações de projetos, em exemplos de políticas públicas, levando em conta as diferenças econômicas e sociais entre nossos países e cidades. O Luxemburgo é exemplo em transporte público gratuito, em sistema previdenciário, em saúde, em educação gratuita e de qualidade. Luxemburgo ocupa sempre os primeiros lugares nos índices de qualidade de vida, PIB per capita e vários outros. Nossa Cidade Maravilhosa pode aprender muito com Luxemburgo e acredito que muitos esforços vêm sendo feitos.

Chico Vartulli – Como se deu a abertura da embaixada do grão ducado de Luxemburgo em Brasília?
Marie Christiane Meyers – A Embaixada de Luxemburgo em Brasília foi inaugurada em 1 de março de 2018 pelo Embaixador Carlo Krieger, com a presença de S.E. Jean Asselborn, Ministro das Relações Exteriores. Trata-se da primeira embaixada luxemburguesa instalada na América do Sul. Este fato reforça a importância dos laços entre Brasil e Luxemburgo marcados por uma significativa imigração de luxemburgueses para o Brasil nos séculos XIX e XX. Contamos com um grande número de brasileiros descendentes de luxemburgueses que possuem dupla cidadania. As relações bilaterais se mantêm fortes nas áreas comerciais, direitos humanos, meio-ambiente e estamos voltados para o futuro nos campos de alta tecnologia, pesquisa, inovação e até espacial.
Chico Vartulli – Quais são as características da gastronomia de Luxemburgo?
Marie Christiane Meyers – O que caracteriza a ótima gastronomia luxemburguesa é a fusão entre a qualidade francesa e a quantidade germânica! Come-se muito bem em Luxemburgo, tanto nos restaurantes e brasseries que servem pratos típicos como nos restaurantes internacionais. Por ser um país multicultural e multilinguístico pode-se encontrar especialidades de diversos países. O Luxemburgo possui um restaurante com 2 estrelas Michelin e outros 10 com 1 estrela. Temos também a primeira mulher a ganhar o Prix Bocuse D’Or, Lea Linster. A cerveja luxemburguesa é muito boa e apreciada, além dos vinhos brancos e dos crémants da região da Mosela. A pâtisserie é também um atrativo. Poderia falar horas sobre a gastronomia, mas é melhor vocês irem e experimentarem in loco, com certeza não se arrependerão em visitar este país tão especial!
Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação
APOIO:
