O Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) completa 20 anos de compromisso com a agricultura sustentável e a justiça ambiental com programação entre os dias 20 e 23 de novembro, pela primeira vez no Rio de Janeiro. Com uma série de inovações e marcos importantes, o CBA pela primeira vez não acontecerá dentro de uma universidade, como era tradição, mas em diferentes espaços na cidade, como a Fundição Progresso.
O CBA 2023 abordará 16 eixos temáticos, com mais de 3 mil trabalhos submetidos, representando uma riqueza de ideias e conhecimento. Além disso, o evento sediará dois festivais, sendo um de cinema e outro de arte e cultura, que abrange cinco linguagens diferentes além da cinematográfica: música, exposições, dança, literatura e teatro. Dentro do FicaEco – Festival Internacional de Cinema Agroecológico, foram inscritas 215 obras de 5 países e 23 estados brasileiros. Além disso, na organização do Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA), a convocatória recebeu 95 propostas artísticas e, destas, 15 foram selecionadas para integrar a programação cultural do congresso.
Em constante movimento, a Fundição Progresso vem promovendo diversas iniciativas da pauta agroecológica, como o PLANTE RIO, evento que desde a sua primeira edição (2016) já mobilizou mais de 5 mil integrantes que atuam em redes e territórios distintos, articulando sobre o espaço da natureza no meio urbano e sobre como podemos desenvolver práticas que melhorem a qualidade de vida, a segurança alimentar, o conhecimento sobre o cultivo e consumo de plantas sem agrotóxicos. Em 2019, a Fundição inaugurou – de frente para os Arcos da Lapa – o primeiro Jardim de Chuva agroflorestal da cidade do Rio de Janeiro.
Entre as atividades que acontecem no Centro Cultural Fundição Progresso, estão:
Segunda-feira, dia 20/11
- 9h às 13h: Credenciamento e acolhida
- 13h às 18h: Credenciamento
- 14h: Plenária das Mulheres
- 17h30: Boas Vindas e Acolhida do 12o CBA (Fundição Progresso) – Fernanda Savicki (Fiocruz Ceará e Presidenta da ABA-Agroecologia) e Marcele Oliveira (Circo Voador)
- 18h: Conferência de abertura com Helena Theodoro – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Elisabeta Recine – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Ana Santos – Centro de Integração da Serra da Misericórdia (CEM), Beto Ribeiro – Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Marcele Oliveira – Circo Voador
- 20h: Roda de Samba de abertura do Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA)
Terça-feira, dia 21/11
- 9h às 12h: Atividades autogestionadas
- 9h às 13h: Terreiro das Inovações Camponesas
- 14h às 16h: Barracões de Saberes
- 14h às 18h: Terreiro das Inovações Camponesas
- 19h: Lançamento de Livros e Publicações (Teatro Armazém)
- 20h: Segunda noite de shows do Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA)
Quarta-feira, dia 22/11
- 9h às 12h: Atividades autogestionadas
- 9h às 13h:Terreiro das Inovações Camponesas
- 14h às 16h: Barracões de Saberes
- 14h às 18h: Terreiro das Inovações Camponesas
- 18h: Assembleia da Associação Brasileira de Agroecologia
- 20h: Terceira noite de shows do Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA)
Quinta-feira, dia 23/11
- 9h às 12h: Atividades autogestionadas
- 9h às 13h: Terreiro das Inovações Camponesas
- 14h às 17h: Conferência de Encerramento, Plenária Final e Leitura da Carta Política
SERVIÇO
12o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA)
Data: de 20 a 23 de novembro de 2023
Onde: Fundição Progresso, Passeio Público, Circo Voador, Associação Cristã de Moços
(ACM), Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI-UERJ), Cine Odeon
Mais informações: https://cba.aba-agroecologia.org.br/programacao/