O estilista Luiz Claudio Silva se aproximou do azul em uma pesquisa ancestral. Homem negro, o diretor criativo da Apartamento 03 abriu o terceiro dia de São Paulo Fashion Week, com roupas em que o azul waji — também chamado de anil — foi o tema central em jaquetas jeans, vestidos e blusas ‘franjas’ e na alfaiataria atemporal.
Fotos em reprodução da marca.
Os filamentos em franjas mostram toda a expertise da técnica, minuciosamente costurados. O azul tem origem em África. para crenças afro-brasileiras e do continente africano, o pó de waji (anil) serve para rituais de limpeza energética de pessoas e de ambientes.
FRANJAS SOBREPOE E ADORNAM OS LOOKS
A textura jeans impressa em sedas sobrepostas propõe uma visão abstrata sobre peso e leveza.
Os acessórios do mineiro Carlos Penna, designer de joias, foram ainda destaque na apresentação. Pedras grandes e brincos que saltavam das orelhas das modelos foram elogiados pelo público que foi ao SPFW.
O azul waji — que também é o índigo — é um pigmento obtido de um longo processo de cultivo e cura de plantas. Escolhida a cor, o estilista fez uma produção coerente, profunda e arrebatadora que chegou às passarelas do SPFW. “Achei que fazia todo sentido trabalhar com esse pó africano retirado das plantas. a imagem central da coleção”, pondera, valorizando o fato de que a inspiração veio ainda de uma visão decolonial da moda e da própria arte.
O desfile da Apartamento 03 nesta 56ªedição do SPFW: a diversidade de corpos. Mulheres negras e gordas fizeram parte do casting, que também contou com homens. A presença da deputada federal Erika Hilton, que é uma mulher negra e trans, coroou o desfile.
Ficha Técnica:
Texto e Montagem – Francisco Martins – Jornalismo de Moda
APARTAMENTO 03 – COLEÇÃO VERÃO 2024 “O NOBRE AZUL” VERÃO 2024 – @APARTAMENTO03