O esporte e a moda andam lado a lado, e as Olimpiadas são prova dessa união. Para os Jogos de Paris, que se iniciam em 24 de julho de 2024, os diferentes países competidores se uniram a marcas de moda para o desenvolvimento dos uniformes a serem usados na capital francesa.

A delegação brasileira se apresentará na abertura oficial dos Jogos Olímpicos, em 26 de julho, com uma coleção assinada pela Riachuelo. O que chama atenção nas peças são os bordados, feitos à mão por artesãs do Rio Grande do Norte. Os desenhos representam a fauna e a flora do país, com símbolos como a onça-pintada e folhas locais.


França
Azul, vermelho e branco vão, possivelmente, ser os tons dominantes dessas Olimpíadas. Afinal, os jogos acontecerão na França, e a delegação anfitriã exibirá essa paleta por onde passar. Para isso, a confederação local convidou o artista parisiense Stéphane Ashpool, fundador da marca de streetwear Pigalle.


A grande coleção foi desenvolvida para atletas de todos os esportes com competidores franceses. Os trajes serão usados, inclusive, pela delegação paralímpica, assim como em eventos midiáticos e celebrações de pódio.

Estados Unidos
Desde 2008 assinando os trajes olímpicos para os Estados Unidos, a Ralph Lauren apresentou a coleção para os Jogos de Paris. Designs retrô e, como de costume, grande atenção à bandeira do país chamam atenção nos uniformes, desenhados também para a delegação paralímpica.


Reino Unido
Os uniformes a serem usados pela delegação britânica foram assinados pela Adidas e trazem um design “patriota”, após críticas pelas experimentações e desconstruções em eventos esportivos anteriores, inclusive em coleção assinada pela Nike. As cores do Reino Unido tomam conta, com simplicidade, dos trajes para os atletas.


Haiti
A delegação do Haiti se apresentará na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris com um visual criado pela estilista haitiana Stella Jean, com estampas vibrantes do pintor Philippe Dodard. A versão feminina engloba saia rodada e colete acinturado.

Olimpíadas de Paris
Os Jogos Olímpicos de Paris de 2024 têm abertura marcada para 26 de julho. As competições ocorrem desde o dia 24, com competidores dos cinco continentes que disputam as tão cobiçadas medalhas. Já os Jogos Paralímpicos serão realizados de 28 de agosto a 8 de setembro.

MONGOLIA
Design e sustentabilidade também fazem parte dos uniformes.

As inovações vão desde tecidos termorreguladores, que reduzem o calor que o atleta vai sentir durante uma prova, até cortes que valorizam a ergonomia e podem aumentar a velocidade de um competidor. Isso não significa dizer que o design é esquecido.
Várias delegações vão apresentar uniformes sociais assinados por estilistas nas Olimpíadas de Paris, é o caso dos Estados Unidos, que terá mais uma vez trajes desenvolvidos por Ralph Lauren. A França, anfitriã dos jogos, terá trajes feitos pela Berluti, uma famosa casa de grife da França.
Texto e Montagem – Francisco Martins – Jornalismo de Moda