O São Paulo Fashion Week começou nesta segunda-feira (14) com Alexandre Herchcovitch levando moda ao Centro histórico, Verão Outono 2025 em que tops e bermudinhas conversa com casacos de lurex, calças de lã e peças em denim e muitos recortes em áreas como lateral do corpo e na barriga.




Vestidos pretos de seda com jacquard lamê com volume nas ancas e detalhes de couro envernizado. Alexandre conta que eles são uma continuação de seu último trabalho.





A novidade, agora, fica para a influência da década de 1970, que aparece tanto nas calças boca de sino feitas com novos tecidos, mais uma evolução da temporada anterior, quanto na estampa psicodélica feita por Fábia Bercsek. A artista se inspirou nas pinturas à mão dos hippies de São Francisco.




RETORNO DAS CALÇAS BOCA DE SINO EM TECIDOS LEVES





A sensualidade fetichista, que na moda é sempre meio subversiva e meio esquisita – no melhor dos sentidos. A construção das peças deixa áreas erógenas nem sempre muito exploradas à mostra. Não é qualquer um que segura a virilha de fora. Os bodysuits que já fazem parte do repertório da etiqueta ganham boca de sino e até as peças teoricamente mais comportadas são recortadas e mostram que essa mulher quer colocar o corpo pra jogo. Aqui, saltam aos olhos a nudez da lateral da coxa, a barriga e a pélvis.
As peças xadrez transparentes com parte de cima corsetada fazem parte da mesma família.










O estilista explica que foi só mais um desafio! ele gosta de pensar qual seria a versão dele nesses elementos”, há uma rica mistura de novas referências com outras que já fazem parte do vocabulário da marca. O resultado é ainda mais interessante, já que vemos a década em questão, tão presente em nosso imaginário, através das lentes únicas do estilista. É 1970, acima de tudo, Alexandre Herchcovitch.
Texto e Montagem – Francisco Martins – Jornalista de Moda COLEÇÃO VERÃO 2025
ALEXENDRE HERCHCOVITCH @alexandreherchcovitch