Autor: Chico Vartulli

Coluna comandada por Chico Vartulli, Diplomatas em foco traz uma série de entrevistas com chefes de missão no Brasil e no exterior, mostrando um pouco da rotina dos diplomatas, curiosidades e relações nas diversas áreas; social, política, econômica e cultural.

Chico Vartulli - Um pequeno perfil de Bayard Boiteux. Bayard Do Coutto Boiteux completa em 2024, 40 anos ininterruptos de serviços dedicados ao turismo e a educação. E é considerado uma referência no pensamento do turismo com um pós doutorado e dois doutorados. É autor de mais de 50 livros e escreve em 25 veículos no Brasil e no exterior com uma coluna semanal “Novos tempos no Monitor Mercantil”. É pesquisador e tem demonstrado sua independência intelectual com visões críticas e construtivas. Fala fluentemente 5 idiomas e conhece 200 países. Tem um amor grande pela diversidade e pela pluralidade. Vive de…

Leia mais

Chico Vartulli – Quem é Roberto Rubio Cunillera? Qual é a sua formação? Roberto Rubio é um cidadão dominicano casado com a Sra. Verônica Parente, brasileira, pai de duas meninas, amante dos “anjos de quatro patas”, gosto dos esportes. Minha formação é economista e administrador de empresas. Do ponto de vista profissional, neste momento, sou servidor público, representando meu país como Cônsul Geral da República Dominicana para os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Ceará. Nossa missão consular está sediada na maravilhosa cidade do Rio de Janeiro. Chico Vartulli – Quais foram os postos que já ocupou no…

Leia mais

Chico Vartulli – O que lhe levou a escolher a profissão diplomata ? Maria Reyes – Eu estudei relações internacionais, mas a carreira diplomática, no início, não estava no meu radar. Eu trabalhei inicialmente em ONGs e na coordenação da Rede MERCOSUL de Pesquisas Econômicas, e acabei sendo contratada para a organização da cúpula íbero-americana de 2006 no Ministério das Relações Exteriores do Uruguai. Depois de trabalhar alguns meses no Ministério, eu acabei decidindo estudar e me preparar para a prova de ingresso na carreira diplomática, porque me entusiasmei bastante com a missão dos funcionários diplomáticos. Passei no concurso da…

Leia mais

Chico Vartulli – O que significa ser cônsul honorário?Sérgio Chamone – O Cônsul honorário representa um país estrangeiro em seu país de residência. Ele ou ela não necessitam ser originários daquele país, nem ter a nacionalidade do país no qual residem, ou seja, no caso da Finlândia, o(a) Cônsul Honorário(a) pode ser brasileiro(a), finlandês(a) ou de outra nacionalidade.  Antes de mais nada deve ser uma pessoa de reputação ilibada, conhecida e respeitada em sua jurisdição consular, deve ter amplas conexões com o país que representa, seu ecossistema empresarial e necessariamente deve ter acesso às autoridades civis e militares locais, bem como…

Leia mais

Chico Vartulli – Hola! Você é do México. Onde você nasceu? Filiação? Como foi a sua infância? Primeiros estudos? Sr. Héctor Valezzi – Eu nasci na Cidade do México, em 1957, e tive uma infância muito feliz, típica da classe média mexicana. Brinquei muito nas ruas, quando a cidade tinha bondes e quase não havia trânsito. Nas férias, nós jogávamos futebol na rua, às vezes até às 11 horas da noite! E todos éramos amigos. Eu vivi para ver a construção do metrô, os jogos olímpicos de 1968 e a copa do Mundo de 1970, quando o Brasil ganhou o…

Leia mais