A Associação de Produtores de Teatro (APTR), representada pelo seu presidente Eduardo Barata, recebeu hoje a Ordem do Mérito Cultural (OMC) das mãos do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes. Essa é a maior honraria pública do setor cultural brasileiro concedida a personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento da cultura e impulsionam a diversidade cultural do país.
A retomada da premiação, suspensa desde 2019, celebrou também as quatro décadas de criação do Ministério da Cultura com o tema “40 anos do MinC: Democracia e Cultura”. Além de marcar a reinauguração do Palácio Gustavo Capanema, símbolo da arquitetura modernista, fechado há 10 anos.



No evento, o presidente Lula e a ministra da Cultura agraciaram 112 personalidades brasileiras e 14 instituições. A retomada da OMC contou com ampla participação popular. Durante 10 dias, o MinC recebeu 11.318 contribuições via formulário digital, envolvendo nomes de indivíduos, instituições e coletivos de todo o Brasil. Os segmentos mais indicados foram artes cênicas (26,5%), música (22,1%), literatura (12,2%), audiovisual (9,9%) e culturas urbanas (8,5%).
Os homenageados foram reconhecidos em três diferentes graus: Grã-Cruz, para as maiores distinções; comendador, para contribuições de destaque; e Cavaleiro, para contribuições relevantes em suas áreas.
Imagens: Cristina Granato
















Imagens: Cristina Granato