A já tradicional tenda com capacidade para 500 pessoas, que abriga o imenso telão de 14x8m, voltará a ocupar a área externa do Parque Lage a partir de 23 de novembro, quando começa a oitava edição do festival Ópera na Tela. Até 3 de dezembro, serão onze dias consecutivos de programação – com destaque para as obras Turandot, La Bohème, Tosca e La Rondine, de Giacomo Puccini, homenageado no centenário de sua morte –, além de uma seleção de grandes títulos de Bizet, Strauss, Verdi, Massenet Offenbach, Delibes e Ponchielli, apresentados em montagens recentes nas mais prestigiosas casas de ópera da Europa. A novidade este ano é a expansão do festival com seu retorno a São Paulo, que sediou uma edição em 2018 e este ano acontece de 26 de novembro a 1º de dezembro, na Sala do Conservatório, no Theatro Municipal.
Com a proposta de democratizar o acesso à ópera e tornar o gênero mais popular através de um evento marcado pela informalidade e uma programação de excelência, o festival Ópera na Tela abre mão do rigor dos teatros e deixa a plateia livre e à vontade para este momento de contemplação, sem abrir mão da alta qualidade de imagem e som, além de um serviço de bar e restaurante que funciona durante toda a noite, assinado pelo chef Frédéric Monnier. As mais de 24 mil pessoas que lotaram as edições passadas atestam que a ideia deu mais do que certo.

Todas as produções têm legendas em português e cada sessão terá uma apresentação inicial, que explicará a obra em questão. Na sequência do Festival, os filmes são programados para exibição de 4 a 13 de dezembro, no CCBB Rio, e de 3 a 20 de dezembro no Cine Marquise, em São Paulo, garantindo ainda mais acessibilidade para o gênero: “Ficamos muito felizes com nosso retorno a São Paulo no calendário do Ópera na Tela pela segunda vez, o que vai contribuir ainda mais para a popularização do gênero”, comemoram Emmanuelle e Christian Boudier, da Bonfilm, idealizadores e produtores do Festival.
As atividades formativas do projeto são compostas por ações realizadas em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, incluindo quatro palestras do professor e musicólogo Rodolfo Valverde, no Parque Lage e CCBB Rio, e uma Masterclass de Canto Lírico gratuita com Eleonora Pacetti, que acumula mais de 15 anos de experiência e é especializada no acompanhamento profissional de jovens artistas e na preparação de papéis para profissionais na França, Itália e Portugal.
Em São Paulo, a masterclass será ministrada pelo maestro e pianista Ramon Theobald, bacharel em Piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursou dois períodos do bacharelado na Hochschule für Musik Karlsruhe, na Alemanha, na classe do Prof. Dr. Michael Uhde, através de uma bolsa de estudos concedida por parceria entre CAPES e DAAD e integrou a Académie de l’Opéra national de Paris em setembro de 2021.

A artista convidada pelo festival este ano é a cantora lírica russa Kseniia Proshina. Formada pela Academia de Artes de Samara, a soprano já acumula diversos prêmios de prestígio em países como Espanha, Estônia e Itália. Ela será a atração de abertura do Festival, com um recital ao vivo no Parque Lage, no dia 23 de novembro.
Durante toda a programação, o Ópera na Tela contará com serviço de bar, com drinks e um cardápio exclusivo composto de comidinhas e sopas assinadas pelo chef francês Frédéric Monnier.
O Festival tem patrocínio master do Crédit Agricole, patrocínio da Persol, Edenred e Servier, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura do Rio e Secretaria Municipal de Cultura; Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e PROAC CULTSP.

SERVIÇO
Festival Ópera na Tela
www.operanatela.com
De 23 de novembro a 3 de dezembro, às 19h
Local: Parque Lage
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Ingressos a R$ 40 e R$ 20 (meia)
Vendas: no site sympla a partir do dia 10/11 e no local (Tenda do Festival – Parque Lage) todas as noites a partir de uma hora antes do filme começar.
Classificação indicativa: 14 anos
Informações: operanatela@bonfilm.com.br


PROGRAMAÇÃO CCBB:
Sexta, 06/12
14h – Il Trittico
Duração: 3h
Diretor: Giacomo Puccini
Sinopse: Uma coleção de três óperas de um ato: “Il Tabarro”, uma história de ciúme e assassinato; “Suor Angelica”, sobre uma freira que busca redenção; e “Gianni Schicchi”, uma comédia sobre um testamento fraudulento.
Classificação indicativa: 14 anos
17h30 – Turandot
Duração: 2h 15min
Diretor: Robert Wilson
Sinopse: O príncipe Calaf se apaixona pela fria princesa Turandot. Para se casar com ela, ele deve resolver três enigmas, sob pena de morte.
Classificação indicativa: 12 anos
Sábado, 07/12
15h – Madame Butterfly
Duração: 2h 10min
Diretor: Frédéric Mitterrand
Sinopse: Cio-Cio-San, uma jovem gueixa japonesa, se casa com um oficial da marinha americana, Pinkerton, que a abandona. Ela espera fielmente por seu retorno, mas enfrenta uma dura realidade.
Classificação indicativa: 12 anos
17h30 – Tosca
Duração: 2h 15min
Diretor: David McVicar
Sinopse: A cantora Tosca e seu amante Cavaradossi se envolvem em uma trama de amor, traição e política na Roma do século XIX.
Classificação indicativa: 14 anos
Domingo, 08/12
15h – Romeo et Juliette
Duração: 2h 30min
Diretor: Baz Luhrmann
Sinopse: Uma adaptação moderna da tragédia de Shakespeare sobre dois jovens amantes de famílias rivais que lutam para ficar juntos.
Classificação indicativa: 14 anos
18h – Don Quichotte
Duração: 2h 5min
Diretor: Ferdinand Zecca e Lucien Nonguet
Sinopse: As aventuras do cavaleiro Don Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, enquanto ele tenta reviver a era da cavalaria.
Classificação indicativa: Livre
Segunda-feira, 09 de dezembro
14h – Carmen
Duração: 2h 50min
Diretor: Benjamin Millepied
Sinopse: Uma reinterpretação moderna da ópera de Bizet, focando na fuga de Carmen pelo deserto mexicano após o assassinato de sua mãe.
Classificação indicativa: 16 anos
18h – Lakmé
Duração: 2h 15min
Diretor: Sanjay Khandelwal
Sinopse: Na Índia colonial, a filha de um sacerdote brâmane, Lakmé, se apaixona por um oficial britânico, Gerald, desafiando as barreiras culturais e religiosas.
Classificação indicativa: 12 anos
Quarta-feira, 11/12
14h – La Vie Parisienne
Duração: 3h 15min
Diretor: Christian-Jaque
Sinopse: Dois jovens parisienses, Raoul de Gardefeu e Bobinet, estão apaixonados por Metella, uma bela jovem aspirante à alta sociedade.
Classificação indicativa: 12 anos
18h – La Périchole
Duração: 2h
Diretor: Patrice Monnet
Sinopse: A história de dois cantores de rua peruanos e um vice-rei lascivo que deseja fazer de La Périchole sua amante.
Classificação indicativa: 12 anos
Quinta-feira, 12 de dezembro
15h – Os Pescadores de Pérola
Duração: 2h
Diretor: Fernando Meirelles
Sinopse: Uma história de amor proibido, amizade traída e desejos de vingança, ambientada no Ceilão durante a Antiguidade.
Classificação indicativa: 12 anos
17h30 – Rigoletto
Duração: 2h 25min
Diretor: Leo D. Paur
Sinopse: Durante a Grande Depressão, um recluso rico e desfigurado se muda para uma mansão abandonada, onde começa a dar aulas de música para uma jovem que trabalha para ele.
Classificação indicativa: 14 anos.
Sexta-feira, 13/12
14h30 – Macbeth
Duração: 2h 25min
Diretor: Joel Coen
Sinopse: Um senhor escocês se convence, por meio de uma profecia de três bruxas, de que se tornará o próximo rei da Escócia, e sua ambiciosa esposa o apoia em seus planos de tomar o poder.
Classificação indicativa: 16 anos.
17h30 – La Gioconda
Duração: 2h 50min
Diretor: Romain Gilbert
Sinopse: A história de Barnaba, que está obcecado por Gioconda e fará de tudo para tê-la, incluindo tentar prender sua mãe por bruxaria.
Classificação indicativa: 14 anos.