Muito discutida e revisitada, Lady Macbeth permanece mais instigante do que nunca. Entretanto, talvez depois de Julieta, seja a personagem feminina de Shakespeare mais conhecida do público. E com o objetivo de pensar sobre como enxergamos ela ao longo dos anos, o espetáculo “Uma Carta Para Lady Macbeth” (work in progress) traz uma nova reflexão sobre essa personagem a partir do dia 15 de junho na Cidade das Artes no Rio. Nessa produção com a atriz e idealizadora Lorena da Silva, o texto inédito de Thereza Falcão entrelaça a história pessoal da atriz com a dramaturgia inspirada no clássico de Shakespeare. A direção está a cargo de Isabel Cavalcanti.
Dedicada há dois anos à pesquisa e ao processo do espetáculo, Lorena da Silva teve consultoria de Nara Vidal, escritora brasileira radicada na Inglaterra, especialista em literatura inglesa, com expressivo estudo em textos de Shakespeare. Ao longo desse tempo, a idealizadora reuniu um time competente que tem desenvolvido o trabalho que abre suas portas agora na Cidade das Artes para mostrar seu processo. Pronta para essas seis únicas apresentações – de 15 a 30 de junho (aos sábados e domingos), Lorena da Silva mostra seu talento nesse solo work in progress onde vive a narradora e passa pelas personagens Lady Macbeth, Macbeth e as Bruxas.
Classificada como ambiciosa e cruel nos inúmeros estudos, vai além desses adjetivos. Complexa, ela nos desafia e interroga. Nesse jogo de investigação teatral sobre a perturbadora Lady Macbeth, a direção de Isabel Cavalcanti abre reflexão sobre a responsabilidade total de Lady pelo ato criminoso que culmina com a chegada de Macbeth ao poder – o trono da Escócia. Ao mesmo tempo permite que o público enxergue diversas facetas da personagem – ela que foi uma mulher do século XI que era alfabetizada, coisa rara naquele tempo.
A atriz, adepta da natação em mar aberto em Copacabana e praticante do Kinomichi – arte do movimento não marcial criada na França e inspirada nos movimentos das lutas orientais – teve claramente suas habilidades físicas contribuindo para o belo trabalho de corpo realizado nesse espetáculo, que conta com Direção de Movimento de Daniel Passi. O vigor físico da atriz se destaca nas cenas de luta, de dança e nas transformações entre os personagens.
A intimidade de Lorena com Shakespeare não é novidade. Em sua trajetória no teatro, montou diversos trabalhos com textos inspirados em obras do dramaturgo inglês. Em trabalhos mais recentes nos palcos brasileiros estão “A Vida Não é Justa”, de Andrea Pachá com direção de Tonico Pereira, em que viveu o papel da Juíza ao lado de Lea Garcia e Emiliano Queiroz. Também brilha no monólogo “A Mulher Ideal”, com supervisão de Amir Haddad, que terá nova apresentação em julho de 2024 durante o II Festival de Teatro Amir Haddad.
As apresentações de junho na Cidade das Artes estão com os ingressos disponíveis no Sympla e na bilheteria do teatro. A equipe contou com o financiamento coletivo através do site Benfeitoria para os custos iniciais de produção e os apoiadores do projeto ganharam ingressos para as apresentações.
Isabel Cavalcanti, diretora e atriz, com trabalhos de destaque no cinema e no teatro brasileiro, lembra uma frase de Rita Lee ao comentar sobre a sede de poder de Lady Macbeth: “Uma coroa não é nada além de um chapéu que deixa entrar água”.
Acompanhe o processo do espetáculo no Instagram oficial:
Peça: https://www.instagram.com/umacartaparaladymacbeth
Lorena da Silva: https://www.instagram.com/alorenadasilva
Serviço
UMA CARTA PARA LADY MACBETH
Espetáculo teatral (work in progress)
Cidade das Artes – sala Eletroacústica
15, 16, 22, 23, 29 e 30 de junho
sábados 20h e domingos 19h
Ingressos: vendas no Sympla
https://bileto.sympla.com.br/event/94403/
Assista a propaganda da peça:
Ficha Técnica
Atuação e Idealização: Lorena da Silva @alorenadasilva
Dramaturgia: Thereza Falcão @therezafalcao
Direção e Trilha Sonora: Isabel Cavalcanti @bebel_cavalcanti
Consultoria: Nara Vidal @_naravidal
Direção de Arte: Flávia de Faria @defariaflavia
Direção de Movimento: Daniel Passi @danielpassi1
Iluminação: Rogério Emerson @rogerioroger_emerson
Figurino: Luciana Cardoso @cardosoluciana
Coroa: Rodrigo Cardoso @rodrigocardosoart
Assistência de Direção de Arte: Gabriela Moussa @gelamoussa
Assessoria de Comunicação: Rodolfo Abreu @rodolfoabreu
Visagismo: Fernando Ocazione @fernandoocazione
Imagens: Sofia Badim e Ruy Duarte @sofiabadim @ruy.duarte
Produção Executiva: Bárbara Montes Claros @bamontesclaros
Coordenação de Produção: Mônica Saturnino @saturninomonicaa
Realização: L’acte – Atos da Criação Teatral
Texto: Rodolfo Abreu (@rodolfoabreu)
Imagens: Divulgação