O ator e dançarino Daniel Pereira, natural de Santa Catarina, sempre foi fascinado pelo teatro. Aos oito anos de idade, Daniel apresentou um quadro de escoliose, por ser alto, e recebeu indicação médica para realizar alguma atividade física de esporte ou dança, como tratamento. Como em sua cidade natal não tinha teatro, decidiu entrar na dança por ser mais próximo dos palcos.
A paixão pela atuação foi despertada através das telenovelas, que assistia em companhia de sua mãe. Enquanto isso, Daniel abriu um bonito caminho profissional na dança, tendo competido e ganhado por cinco vezes o Festival de Dança de Joinville, um dos principais festivais do Brasil e do mundo. Mais tarde, ao surgirem cursos de teatro em sua cidade, Daniel pôde, enfim, realizar seu sonho de infância. Apesar de migrar para a atauação, Daniel não abandonou a dança e relembra a importância da dança como ferramenta para os atores se expressarem fisicamente. Ele fala sobre como incorporou a dança em sua formação como ator e como isso o ajudou a desenvolver suas habilidades de linguagem corporal.
Depois se mudar para o Rio de Janeiro para desenvolver sua carreira e atuar em produções maiores, Daniel teve uma notícia difícil que o fez voltar à cidade de sua família: sua mãe havia sido diagnosticada com câncer de mama. Daniel, filho adotivo muito ligado à mãe, decidiu voltar em definitivo e ficar ao lado da mãe durante seu tratamento, que durou oito anos, com duas recuperações mas, na segunda remissiva, ela acabou infelizmente falecendo.
Daniel voltou ao Rio e sua dor, ao longo do tempo e depois de alguns anos, foi sendo transformada pela arte. Assim surgiu o projeto “Ao Soar do Sino”, que estreou em outubro de 2023 no Rio de Janeiro (Teatro Gláucio Gill, quartas-feiras de outubro 20h), um monólogo sensível de sua história de amor e de esperança com sua mãe na luta durante o tratamento dela. Essa jornada, comum às de tantas famílias, é retratada no espetáculo, que reúne no palco relato, dança, alerta e homenagem, ressignificando por meio da arte o diagnóstico e tratamento da doença.
![](https://revistavislun.com/wp-content/uploads/2023/10/FOTO-3-Ao-Soar-do-Sino-monologo-com-Daniel-Pereira-1024x682.jpg)
Daniel menciona a importância da persistência e da resiliência na carreira e como se inspira em outros atores que alcançaram sucesso por meio de suas próprias iniciativas, como o amigo, o ator Rodrigo Fagundes, com quem fez uma leitura dramaturgica online durante a pandemia “A Terra Prometida”, que rendeu uma indicação ao Prêmio Shell. Atuou também na mini série “Passaporte para a Liberdade”, na TV Globo, com direção de Jayme Monjardim e grande elenco.
O ator e dançarino também menciona seus planos para projetos futuros, incluindo a realização de um filme que está sendo rodado no momento e que tem a participação de ninguém mais, ninguém menos, que a atriz e acadêmica da ABL, Fernanda Montenegro, com quem tem uma história de incentivo e bênção na carreira, que conta na entrevista. Por questões contratuais Daniel Pereira não pode revelar ainda o nome do filme, do diretor e outros detalhes, mas revela que será um projeto importante com grande repercussão.
![](https://revistavislun.com/wp-content/uploads/2023/10/FOTO-4-Atualmente-Daniel-filma-um-longa-metragem-com-Fernanda-Montenegro-1024x1013.jpg)
Daniel revela seu desejo de levar sua peça “Ao Soar do Sino” para diversas cidades do Brasil e já que tem despertado grande interesse do públio e da mídia.
Acompanhe a entrevista completa de Daniel Pereira em conversa com o jornalista Rodolfo Abreu:
Acompanhe Daniel Pereira nas redes sociais:
https://www.instagram.com/_danielpereira_/
https://www.instagram.com/aosoardosino_peca/
Ingressos para “Ao Soar do Sino”
11 de outubro: https://funarj.eleventickets.com/#!/apresentacao/a6229e1c9631cd69c762bc58ccffe810b702703c
18 de outubro: https://funarj.eleventickets.com/#!/evento/beabb69402299f72e26268ef1ca24bde7f6e1821
25 de outubro: https://funarj.eleventickets.com/#!/evento/beabb69402299f72e26268ef1ca24bde7f6e1821
Texto: Rodolfo Abreu (@rodolfoabreu)
Imagens: Divulgação