A coleção repleta de variedade generosa para diferentes estilos, sensibilidades, humores e culturas. Terninhos e jaquetas combinados com saias longas de alfaiataria.
RENDAS E BORDADOS ARQUITETÔNICOS
Vestidos fluidos de seda com torção no quadril, camisetas, shorts, jeans. Mas a ideia fascinante vestidos feitos a partir de uma técnica de bordado recortado que criava uma espécie de efeito de gaiola, feito de flores, pássaros, folhas de videira ou abacaxis interligados.
A coleção mostra a pele, mas de uma forma diferente.” A ideia foi baseada em molduras arquitetônicas de baixo relevo familiares nos interiores renascentistas italianos, com uma homenagem especial à Sala Bianca, o famoso espaço palaciano florentino onde Valentino alcançou a fama pela primeira vez com sua coleção toda branca em 1968.
Piccioli não estava fazendo isso por nostalgia ou tentando reviver uma ideia de arquivo de Valentino. No entanto, o puro artesanato estava totalmente de acordo com o espírito da casa. “Beleza e elegância é o que associa o trabalho do Sr. Valentino. Acho que você pode manter isso, mas também trabalhar em coisas que expõem o corpo de uma forma diferente e moderna, que não seja sobre ser sexy para outra pessoa.”
“Queria usar o bordado não como decoração, mas como estrutura que se transforma em tecido por si só”, disse Piccioli.“
ALTORILIEVO É uma nova técnica, batizada que esculpe o tecido em três dimensões criando formas naturalistas. Este verão 2024 traz uma coleção com shapes simples e rica no design de superfície, minimalista sem ser boring. Sofisticadamente sensual.
A coleção Primavera Verão 2024 da Valentino foi mais do que um desfile de moda; foi uma declaração ousada do empoderamento das mulheres, da positividade corporal e da liberdade de escolha. Num mundo onde as normas sociais continuam a ditar o que as mulheres devem vestir, a visão de Piccioli lembra-nos que a moda pode ser uma ferramenta poderosa para a mudança social e a auto-expressão.
Ficha Técnica:
Texto e Montagem – Francisco Martins – Jornalismo de Moda
VALENTINO – VERÃO 2024 – PIERPAOLO PICCIOLI @maissonvalentino