O Diretor Artístico da Fundação Teatro Municipal, o tenor Eric Herrero, tem agora uma nova missão: Além de criar e comandar o Festival Oficina da Ópera que acontece na próxima semana, no palco principal do Theatro Municipal, voltado à formação de equipes criativas no nosso estado, Eric acaba de se tornar Presidente do Conselho Estadual de Política Cultural do Rio de Janeiro (CEPC/RJ). Ele assume no lugar de José Fernandes que voltou para a iniciativa privada.
“Eu fiquei muito lisonjeado em assumir essa posição de tanta responsabilidade, mas fiquei triste com a saída do Zé, que é um amigo super querido, um grande parceiro, que deixa um importante legado ao colegiado. Vou sentir muita falta dele!” – afirma Herrero.
Com bastante trabalho pela frente, o Presidente do CEPC/RJ vai contar com a parceria dos Conselheiros que possuem o papel fundamental de ser a ponte entre o fazedor de cultura e o poder público.
O Conselho é previsto na lei 7035 do Sistema Estadual de Cultura e forma o chamado “CPF da Cultura”: Conselho, Plano e Fundo. Fundamental para o grande debate da política cultural do nosso estado, o órgão é vinculado à SECEC/RJ (Secretaria de Estado e Economia Criativa do Rio de Janeiro).
Os desafios são inúmeros, mas no momento, o foco está na organização da Conferência Estadual de Cultura e nos editais públicos no âmbito estadual, com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo, totalizando 139 milhões de reais que serão injetados na cultura. Para o Eric, um trabalho excepcional realizado pela Secretária Estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.