Instalado há sete décadas no coração de Copacabana, o restaurante A Marisqueira é um símbolo da cozinha luso-carioca tão marcante na cidade. O bacalhau reina absoluto no menu, mas os pratos caseiros, de um dia a dia de tempos atrás, também estão lá: iscas de fígado, língua com purê de batatas…
Há seis meses, o restaurante, incluindo salão, banheiros e cozinha, foi inteiramente reformado e ficou um tempo fechado. Reabriu na virada do ano para alegria de antigos e novos clientes.
As porções são bem servidas em travessas, os garçons usam gravata borboleta, o couvert tem azeitonas, pão, manteiga… A Marisqueira é daqueles restaurantes que aquecem a alma da gente, trazem lembranças e ativam nossa memória gustativa.
Para começar, é sempre servido um bolinho de bacalhau. Há entradas como as sardinhas portuguesas, o caldo verde ou a sopa de frutos do mar. Também saladas, mexilhões ao vinagrete, alheiras…
Os pratos principais são fartos, com ênfase nos peixes e frutos do mar: moqueca, caldeirada, filé de cherne com arroz de brócolis, arroz com camarões… Mas o bacalhau é a estrela, junto com o polvo.
Há ainda aqueles pratos cada vez mais raros nos menus, como o leitão e o cabrito e, entre os pratos do dia, língua ao molho madeira e iscas de fígado à lisboeta.
Doces conventuais chegam na hora da sobremesa finalizando uma refeição que acerta em cheio. Vida longa à Marisqueira!
SERVIÇO:
A Marisqueira – Rua Barata Ribeiro, 232, Copacabana. Tel.: (21) 2547-3920
Instagram: amarisqueirarj
Foto: João Mário Nunes