A Aliança Francesa de Botafogo recebe em seu auditório a residência artística do projeto de teatro de máscaras, dança e bonecos HABITE-ME, um espetáculo realizado em intercâmbio multidisciplinar e cultural entre os artistas gaúchos Carolina Garcia e o diretor Paulo Balardim, em co-produção internacional Brasil, Canadá e Bélgica entre a Cia. 4 Produções (Brasil), Cia Territoire80 (Canadá) e Tuur Florizoone (Bélgica). Na segunda, 14 de agosto, o público está convidado a assistir uma cena do premiado espetáculo e participar do bate-papo com a artista Carolina Garcia sobre o processo de criação artística e cooperação internacional.
Habite-me recebeu o prêmio de melhor espetáculo pela APTR (Associação dos Produtores de Teatro) e foi selecionado para representar o Brasil no maior festival de marionetes do mundo, o Festival Mondial des Théatres de Marionetes, que ocorrerá de 16 a 24 de setembro de 2023, em Charleville-Mézières, França, com quatro apresentações do espetáculo. A residência tem como objetivo a preparação do espetáculo para a apresentação na França.
“A beleza do espetáculo consiste na ruptura desta fina barreira entre móvel e imóvel, entre vivo e morto. A beleza de poder ver vida onde acreditamos que não deveria.”(Eduardo Nunes- Cineasta)
“Habite-me é uma obra imagética, que através do abstrato que é palpável, nos dá a verdadeira dimensão de uma ética que tem que ser cultuada e colocada em prática, mesmo com a morte e a brevidade das coisas nos desafiando. É um espetáculo necessário!” (Francis Fachetti – coreografo, bailarino e crítico)
A apresentação opera num universo de imagens que oscilam entre a atriz solo Carolina Garcia, marionetizada e o boneco animado num espaço disforme e maleável, como uma realidade em constante transformação.
Neste espetáculo, habitar confunde-se com ser habitado. O receptáculo é o corpo humano, investido de máscaras e bonecos que, por meio das relações entre esses elementos com o espaço, com a luz e a música, percorre o tema da habitação e angaria um sentido onírico e metafísico, ao associar-se com a vida e com a morte bem como com a sensação de pertencimento que nos preenche quando encontramos sentido em algo que nos completa.
Sinopse:
Face a um mundo pervertido em seu sentido ético, no qual valores como o amor, a compaixão e o respeito pelo mundo e pelo outro parecem corroer-se, a arte ainda é capaz de nos lembrar sobre a brevidade da vida, a nossa efêmera passagem neste planeta e os caminhos escolhidos para percorrer essa jornada. Neste espetáculo, habitar confunde-se com ser habitado. O corpo humano, investido de máscaras e boneco, remete a um sentido maior com a vida e a morte e a sensação de pertencimento.
Sobre o espetáculo Habite-me:
Iniciado em 2017, por meio de um programa-piloto de pesquisa e criação para atores-animadores profissionais do Québec (Canadá) e do Brasil, numa parceria entre Conseil des Arts de Montréal (CAM), Festival Casteliers e l’arrondissement d’Outremont em colaboração com o Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo (Morro Reuter/RS). O projeto de Carolina Garcia, contemplado neste programa-piloto, começou no Québec em janeiro de 2017, ocasião em que a ele somaram-se as participações de Émilie Racine, artista plástica e marionetista, Laurence Castonguay, especialista em mimo corpóreo e professora da Université du Québec à Montréal (UQÀM), e Paulo Balardim, diretor e professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
É um processo de pesquisa de montagem aprofundado com duração de 2 anos. Com estreia em agosto de 2019, teve sua trajetória interrompida no formato presencial devido à pandemia de COVID-19. A equipe então criou a oportunidade de transformação de sua transmissão ao público em formato online, integrando com essa transformação um plano de acessibilidade ao público, em sua casa. O espetáculo foi convidado para a Mostra Oficial do Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes, que acontecerá entre os dias 16 e 24 de setembro, realizando quatro apresentações no TCM – Théâtre de Charleville-Mézières.
O Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes, hoje em sua 22ª edição foi criado pela associação Les Petits Comédiens de Chiffons com o objetivo de promover a arte do teatro de bonecos para o maior público possível, e para isso, realiza a cada dois anos, o maior festival do gênero do mundo. Além de apoiar e incentivar coprodução de espetáculos, também atua como feira de negócios para contatos e turnês aos participantes. O festival acontece na cidade de Charleville-Mézières, conhecida como a Capital Mundial das Artes da Marionetes, e reúne mais de 150.000 pessoas em seus 10 dias de atividades.
Na capital francesa, será feita uma residência artística entre os dias 07 e 15 de setembro, na Ile de France, no Espace Marcel Pagnol, localizado na rue Gounod 95400 Villiers le bel, onde também serão realizados os ensaios técnicos com a equipe francesa para as apresentações no FMTM. No dia 14 de setembro, será realizada uma apresentação gratuita e aberta ao público.
Ficha técnica:
Atuação e pesquisa: Carolina Garcia Marques
Direção e dramaturgia: Paulo Balardim
Bonecos e máscaras: Emilie Racine
Trilha sonora original: Tuur Florizoone
Cenografia: Elcio Rossini
Figurinos: Cris Lisot
Criação de luz: Renato Machado
Operação de luz: Luana Pasquimel, David Lippe, Clermont Pithan
Operação de som: Wilson Neto, Paulo Balardim
Preparação corporal: Márcia Pinheiro e Laurence Castonguay
Operação de infláveis: Antonio Maggionni
Realização: Cia4 Produções e Cie. Territoire 80 (Montréal)
Produção executiva: Líria Cultural
Co-produção: Cia4 Produções e Cie. Territoire 80 (Montréal)
Apoio: Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo (Brasil), Programme Pilote de Residence
Croisée de Recherche et de Création pour Marionnettistes Professionnels de l’île de Montréal
et du Brésil (2017) – Conseil des Arts de Montréal, Festival Casteliers (Canada), Aliança
Francesa do Rio de Janeiro
SERVIÇO:
Bate-papo sobre o espetáculo de teatro, dança e bonecos
HABITE-ME, com apresentação de uma cena
Data: Segunda-feira, dia 14 de agosto de 2023 – 18h30
Local: Auditório da Aliança Francesa de Botafogo
Rua Muniz Barreto, 746, Botafogo, Rio de Janeiro
Classificação indicativa: 14 anos
www.rioaliancafrancesa.com.br
https://www.facebook.com/aliancafrancesarj /
https://www.youtube.com/user/aliancafrancesarj/
https://www.instagram.com/rioaliancafrancesa/