Chega ao Rio para duas apresentações, a cantora e compositora franco-canadense de origem haitiana, radicada em Paris (França), Mélissa Laveaux, que lança sua turnê no Brasil, a convite da Aliança Francesa, com o apoio da Air France, da Embaixada da França no Brasil e do Institut français, o apoio carioca do Sarau da Lira e a parceria com Chez Georges e Mawon.
No Rio, ela participa de dois eventos: na quarta-feira, dia 1/11, às 18h30, do “Encontro com Melissa Laveaux e Sebastien Richelieu”, além da apresentação de um curta metragem com música ao vivo e na quinta, dia 2/11, às 17h, do Sarau da Lira,no jardim do Explorer bar, em Santa Teresa.
Mélissa Laveaux ganhou seu primeiro grande destaque com seu cover de “Needle in the Hay”, de Elliot Smith, em 2008. Misturando ritmos afro-caribenhos e baladas folclóricas indie à sua guitarra elétrica percussiva e fluida, ela se aventura por diferentes gêneros até encontrar sua zona de conforto e soltar uma voz etérea e corajosa.
Nos meses de outubro e novembro, Mélissa Laveaux será recebida pelas Alianças Francesas de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Durante sua turnê no Brasil, a artista irá se apresentar em shows solo e participar de festivais, como o Meca Festival (Porto Alegre), o SESC Festival (São Paulo) e o Festival da Canção Aliança Francesa (Salvador), maior concurso nacional dedicado à canção francófona.
A cantora é madrinha desta edição do Festival da Canção Aliança Francesa e estará presente para a grande final do concurso, que acontecerá no dia 24 de outubro na cidade de Salvador, em parceria com What the France Xique.
Biografia Melissa Laveaux
Mélissa Laveaux é uma cantora e compositora.
Vencedora do Grande Prêmio SACEM de World Music em 2022, ela se inspira em uma ampla gama de sons, incluindo folk, blues, jazz, tropicália brasileira e as várias tendências musicais haitianas dos últimos dois séculos.
Nascida em Montreal, na província do Québec, em 9 de janeiro de 1985, filha de pais haitianos, Mélissa Laveaux cresceu em Ottawa, Canadá. Atualmente, radicada na França, em Paris.
Aos 13 anos de idade, ao retornar de sua primeira viagem ao Haiti, ela ganhou seu primeiro violão de presente do pai.
Influências musicais mistas
Assim como suas origens, a cultura musical de Mélissa Laveaux é uma mistura: o mundo crioulo com Martha Jean-Claude, a chanson française (canção francesa) com Georges Brassens, o folk anglo-saxão com Joan Armatrading, o trip hop inglês com Massive Attack, o hip hop americano com os Roots, os brasileiros psicodélicos Os Mutantes e os grandes nomes do jazz Nina Simone e Billie Holiday, sem esquecer as muitas cantoras que abriram caminho e deixaram sua marca na música, como a mexicana Lhasa de Sela e Suzanne Vega.
Em 2008, ela ganhou uma bolsa da Fundação Lagardère e o apoio da gravadora No Format, o que lhe permitiu se estabelecer em Paris e lançar Camphor & Copper, que ela descreve como “folk blues com ritmo haitiano”.
SERVIÇO:
Mélissa Laveaux
Dia: 1/11, quarta-feira – “Encontro com Melissa Laveaux e Sebastien Richelieu”, na Aliança Francesa Botafogo
Horário: 18h30
Endereço: Rua Muniz Barreto, 746, Botafogo, Rio de Janeiro.
(21) 2286-4248 / 2539-4118
Entrada gratuita!
Dia: 2/11, quinta-feira, no Sarau da Lira
Horário: às 17h
Endereço: Explorer Bar – em Santa Teresa
R. Alm. Alexandrino, 399 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ, 20241-260
LinkSympla: https://www.sympla.com.br/evento/explorer-sessions-apresenta-sarau-da-lira/2213342
Valores: 1º lote – R$20 – 2º lote – R$30
Aliança Francesa Botafogo
Rua Muniz Barreto, 746, Botafogo, Rio de Janeiro.
(21) 2286-4248 / 2539-4118