No dia 8 de julho (sábado), a Casa Museu Eva Klabin em parceria com o projeto Música no Museu realiza às 17 horas, o recital do Duo SPIRITUS FILUM, constituído pelos músicos portugueses Leonor Maia (Harpa) e Francisco Barbosa (Flauta).
Leonor Maia iniciou os seus estudos de harpa aos nove anos de idade em Portugal. Francisco Barbosa natural de Amares – Braga assume a paixão pela flauta também ainda criança. Os dois se conheceram em Viena, enquanto participavam em projetos musicais, e tocaram, desde então, em várias salas de concertos em Portugal, Áustria e Alemanha. Juntos irão apresentar na Casa Museu Eva Klabin um programa que explora uma vasta gama de estilos, desde clássicos a obras contemporâneas. O recital integra a programação do XVIII RioHarpFestival considerado um dos maiores festivais de harpas do mundo.
No programa:
Wolfgang Amadeus MOZART (1756-1791)
Concerto em dó maior, K. 299/297c, para flauta, harpa e orquestra [1778]
Andantino
Lex van DELDEN [Alexander Zwaap] (1919-1988)
Duo, op. 27, para flauta e harpa [1950]
Marcia, moderato
Allegretto, scherzando
Rondo. Allegro
Gabriel FAURÉ (1845-1924)
Fantasia, op. 79 [1898]
Astor PIAZZOLLA (1921-1992)
Café 1930
Bordel 1900
Jules MASSENET (1842-1912)
Meditação (intermezzo), da Opéra Thaïs [1892 – 94, revisada em 1898]
Durante o ano de 2023 em parceria com o projeto Música no Museu, a Casa Museu Eva Klabin realiza mensalmente concertos gratuitos de música clássica, com a missão de fomentar a arte e a cultura e torná-la mais acessível ao público em geral. Este será o sétimo concerto da série. Já se apresentaram no projeto as consagradas pianistas Clara Sverner e Eudóxia de Barros, os músicos Adriana Kellner, Cecília Guimarães, Ezequiel Peres e Fernanda Cruz, sob a direção artística de Maria Helena de Andrade, o Trio Neukomm, o Duo Daniela Spielmann, Sheila Zagury, com a participação de especial de Almir Cortês e Miriam Grosman.
“Esta parceria é um passo importante para a consolidação da Casa Museu Eva Klabin como um centro de referência para os apreciadores de música clássica”, afirma Diogo Maia, museólogo da Casa Museu Eva Klabin.
A programação é gratuita com retirada de ingressos no local uma hora antes do concerto, a partir das 16h. Sujeito a lotação e sem lugar marcado.
Sobre o Duo SPIRITUS FILUM
Harpista premiada, Leonor Maia fez a sua licenciatura em Zurich, com a Prof. Irina Zingg e Sarah O’Brien e mestrado em Salzburg com o Prof. Stephen Fitzpatrick. Toca em diversos ensembles e orquestras. Há dois anos assinou um contrato temporário com a Orquestra Sinfônica de Vienna.
Francisco Barbosa fez a licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra com o Prof. Nuno Inácio e o mestrado na Escola Superior de Música Reina Sofia com o Prof. Jacques Zoon e tornou-se um solista de destaque, realizando concertos com várias orquestras de renome e em salas internacionais, incluindo o Carnegie Hall. É membro do ensemble “Klaue” e da orquestra de câmara BD na Hungria.
Música no Museu
Há mais de 25 anos em atividades ininterruptas recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro. Destaca-se pela realização de concertos gratuitos em diversas cidades brasileiras. Na sua trajetória, já registra um público superior a 1 milhão de espectadores. Mais informações: www.musicanomuseu.com.br
Sobre XVIII Rio Harp Festival
Considerado o maior festival de harpas do mundo, o XVIII RioHarpFestival acontece entre 01 e 31 de julho de 2023 apresentando 30 harpistas de 22 países, cerca de 150 músicos distribuídos por várias orquestras, inserindo o festival do Brasil como o mais forte do circuito mundial. São 73 concertos em 31 dias ininterruptos, todos com entrada franca, apresentando os vários tipos de harpas e os seus sons em programas que também se intercalam com outros instrumentos e manifestações culturais.
https://rioharpfestival.com.br
A Casa Museu Eva Klabin
A Casa Museu Eva Klabin abriga a coleção reunida por Eva Klabin, um dos mais importantes acervos de arte clássica dos museus brasileiros, contando com mais de duas mil peças que cobrem um arco de tempo de quase 50 séculos, do Egito Antigo ao Impressionismo. A coleção está em exposição permanente e aberta ao público na casa-museu instalada na residência em que a colecionadora viveu por mais de 30 anos e abrange pinturas, esculturas, mobiliário e objetos de arte decorativa. A Casa que abriga o Museu foi uma das primeiras residências da então recém-urbanizada Lagoa Rodrigo de Freitas, e desde a sua abertura ao público, em 1995, tem oferecido uma programação cultural variada, que inclui, além das visitas ao acervo, atividades como concertos e shows, oficinas, cursos, conferências e exposições temporárias.
Mais informações: http://evaklabin.org.br | IG @evaklabinoficial
SERVIÇO
Concertos de Eva – série Música no Museu”
Mensal – janeiro a dezembro de 2023 (1 sábado por mês, 17h)
Recital do Duo Spiritus Filum constituído pela harpista Leonor Maia e pelo flautista Francisco Barbosa.
Dia: sábado, 8 de julho, 17 horas
Gratuito. Retirada de ingressos no local, sujeito a lotação e sem lugar marcado.
Início da distribuição: 16h
Lotação: 80 lugares
Classificação: Livre
Local: Auditório – Casa Museu Eva Klabin
Casa Museu Eva Klabin
Av. Epitácio Pessoa, 2480 | Lagoa | Rio de Janeiro |RJ|
http://evaklabin.org.br | IG @evaklabinoficial
Contato geral:
(21) 99145-9096 (de terça a domingo |14h às 18h | apenas para ligações)
cultura@evaklabin.org.br