Começou no dia 20 de setembro e irá até 29 de Outubro, no Museu do Amanhã a primeira edição do NOVA BIENAL RIO DE ARTE E TECNOLOGIA, que muda o paradigma das mostras do gênero e passa a fazer parte do calendário de programação cultural do Rio de Janeiro. A proposta é reconfigurar a ideia de futuro diante do que realizadores de todo o planeta expõem e desenvolvem para telas perto de você, seja na palma da sua mão, em seu aparelho celular, ou através de um aparelho de TV digital ou em paredes monumentais repletas de pixels.
A concepção do NOVA BIENAL RIO DE ARTE E TECNOLOGIA tem a assinatura dos curadores Ricardo Barreto e Paula Perissinotto, referência mundial pela realização de exposições de arte eletrônica e pela fundação do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, realizado há mais de 20 anos. O NOVA tem patrocínio master da Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
―O Nova celebra toda diversidade da arte e tecnologia com uma programação que valoriza a inovação, estimula a reflexão e promove a troca de conhecimento, contribuindo com um dos compromissos da companhia com a sociedade que é o desenvolvimento da cidadania através da cultura‖ – afirma Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil. Atualmente, a companhia é a segunda maior patrocinadora de cultura do país por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O convite ao público é para contemplar, interagir e pensar diante de 70 obras de 30 países. Entre as 66 participações de artistas, coletivos e estúdios, dez representam o Brasil. Um diferencial desta primeira edição é tratar de dois temas: A Nova Estética e a Supercriatividade na era da Inteligência Artificial, a partir de obras indoor e outdoor.
Dentro do espaço do Museu do Amanhã, as obras estão distribuídas no Hall de entrada,
Lounge, Corredor e, principalmente, no Espaço Expositivo Temporário. No espaço externo, a exibição valoriza obras de acesso livre e gratuito, baseadas principalmente na interatividade. Uma das preocupações da curadoria é compartilhar com o público que circula pela Praça Mauá uma síntese da NOVA para, na sequência, levar o visitante a entrar no Museu do Amanhã, quando será contagiado pelas criações artísticas. As obras do pátio externo do Museu do Amanhã estarão expostas por 10 dias.
Serviço:
NOVA BIENAL RIO DE ARTE E TECNOLOGIA
Exposição: entre 20 de setembro e 29 de outubro
Classificação: Livre
Local: Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20081-240
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (com última entrada às 17h). Às terças-
feiras a entrada é gratuita. Nos demais dias, os ingressos custam R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia-entrada.
Venda on-line https://site.bileto.sympla.com.br/museudoamanha/