A Aliança Francesa e a Funarte apresentam os quatro projetos selecionados na segunda edição do Programa de Residências Artísticas da Villa Tijuca, intitulado Cruzamentos/Croisements 2023, dedicado às artes cênicas. Os 22 artistas contemplados no âmbito do edital da Bolsa Funarte-Aliança Francesa realizarão a residência no Brasil e na França. O resultado foi publicado, através da Portaria Nº 145, no diário oficial desta última quarta-feira, dia 12 de abril (Edição: 70 | Seção: 2 | Página: 8).
O objetivo é de promover o intercâmbio e a cocriação entre artistas brasileiros e francófonos. As equipes artísticas serão beneficiadas com espaços de trabalho disponibilizados para esse fim e de recursos financeiros.
Confira os projetos selecionados:
O projeto Sucre (recherche croisées), de René Luiz Junior (Brasil) e Ateka Cie – Abdoulaye Trésor Compagnie (França); o projeto Potencialidades Digitais – Intercâmbio Brasil-França sobre mulheres e poéticas tecnológicas, de Ivani Lucia Oliveira da Santana (Brasil) e Cie La Truc (França); o projeto Jogos de Encruzilha – Tempo, Descolamento e Expansão, do proponente Dulion Participações e Serviços Teatrais Ltda (Brasil) e Association Oyà (França); e a Residência Artística Jantar Servido – Espetáculo Jantar, de Douglas Peron Pereira (Brasil) e o Coletivo Spectrolab (França).
Os artistas/coletivos brasileiros selecionados receberão uma bolsa de R$ 27.500 por projeto, destinados aos gastos da residência.
Para os artistas/coletivos franceses será disponibilizada uma quantia fixa de mil euros, limitada a um artista por projeto; e também o financiamento de uma passagem de avião para um artista. O programa também inclui suporte financeiro oferecido pelos parceiros franceses — Chaillot – Théâtre National de la Danse e MC:2 – Grenoble.
A Fundação Nacional de Artes – Funart e publicou, no dia 12 de abril de 2023, quarta-feira, no Diário Oficial da União, o resultado final do Edital Bolsa Funarte e Aliança Francesa de Residências Artísticas em Artes Cênicas Brasil/França – 2022. Serão concedidas quatro bolsas, no valor de R$ 27,5 mil, uma para cada contemplado, conforme estabelece o edital.
Os projetos contemplados deverão encaminhar para o endereço eletrônico codanca@funarte.gov.br no prazo de até cinco dias úteis, a contar da data da publicação do resultado acima, os documentos elencados no item 10 do edital. O prazo termina no dia 19 de abril, quarta-feira.
A relação de contemplados foi homologada após a análise de recursos referente à segunda etapa, a de avaliação. Para esta foram habilitados 35 projetos, de um total de 37 inscritos.
Para mais informações, consulte o edital aqui.
Na página específica do edital estão publicados documentos relativos ao concurso. É necessária a leitura atenta de todo o edital e de seus anexos; e que cabe ao responsável pela inscrição o acompanhamento das informações sobre o processo seletivo na página do edital, neste link.
A Bolsa Funarte e Aliança Francesa de Residências Artísticas em Artes Cênicas Brasil/França tem como foco incentivar ações de residências artísticas relacionadas às áreas de circo, dança, teatro e performance de artistas brasileiros e franceses.