Um casal de engenheiros, na faixa dos 35 anos, à espera da primeira filha, comprou este apartamento novo de 92m2, em Botafogo (Rio de Janeiro), diretamente da construtora. Assim que receberam as chaves, encomendaram um projeto de reforma ao arquiteto Fabiano Ravaglia, do FPR Studio (@fprstudio), já sinalizando que as intervenções deveriam ser pontuais, de fácil e rápida execução, pois queriam se mudar do imóvel alugado, em um edifício próximo.
Na sala, os novos proprietários pediram uma estante grande para acomodar muitos livros e ainda para transformar a varanda em um espaço de relaxamento, leitura e contato com a natureza. Na cozinha, solicitaram uma nova bancada com cooktop, mais espaços de armazenamento e a retirada da porta de acesso, ao invés de integrá-la à área social. A lavanderia também deveria continuar separada, como na planta original, e ganhar nova bancada, com marcenaria sob medida, para melhor aproveitamento do espaço. Já no lavabo e banheiros, a ideia era manter as bancadas originais da construtora e fazer ajustes pontuais nos acabamentos das paredes, aplicando papel de parede no lavabo e revestimentos cerâmicos nas áreas do box, por exemplo. Por fim, na área íntima, composta pela suíte do casal e mais dois quartos, avisaram que um deles seria o dormitório da bebê e o outro usado escritório, já que ambos trabalham remotamente.
“Após a reforma, com exceção do banheiro de serviço, que foi mantido, todos os ambientes foram renovados através de intervenções pontuais, sem demolições de alvenarias. O projeto se concentrou em alterações das bancadas da cozinha e lavanderia, ajustes elétricos, de iluminação, revestimentos e soluções em marcenaria”, resume Ravaglia.
Como o casal tem origem no interior de Minas Gerais e interior de São Paulo e se conheceram durante um treinamento da empresa onde foram admitidos, o conceito do projeto explorou a memória afetiva de ambos, lançando mão do toque e da cor quente de diferentes tipos de madeira, com seus veios desenhados de forma suave. Pela mesma razão, foram usados tecidos com toques artesanais, como a lã e o tricô, nas almofadas e mantas.
Na decoração, algumas peças do endereço anterior dos clientes foram aproveitadas no novo lar, como as cadeiras da cozinha, a mesa e cadeiras da sala de jantar, a poltrona da varanda, o sofá-cama e a cadeira do escritório e a mesa de cabeceira do quarto do casal. Todos os outros móveis foram adquiridos de acordo com as especificações do projeto, priorizando peças de design contemporâneo com visual clean, com destaque para o sofá modular em L, sem braço, o par de mesas de centro Cella e a mesa lateral Balloon (do Estudiobola), a mesa lateral Pin (da Dü Design) e o banco Benta (da Iludi.Design).
No quesito “paleta de cores e acabamentos”, no geral, prevalecem tons e materiais que rementem à natureza para promover a sensação de bem-estar – da argila à pedra, passando pelo cimento, madeira, couro, linho, algodão, além de variações de verde, cinza e off white. “O tom de terracota em destaque na varanda, por exemplo, remete ao solo vermelho do interior de Minas”, explica o arquiteto. A sala tem uma base neutra e clara, composta por piso de porcelanato cinza com aspecto de cimento queimado, tapete em fios de garrafa pet com mescla de cinza e off white e marcenarias de MDF com acabamento amadeirado, no padrão Itapuã, da Duratex.
“Nosso maior desafio neste projeto foi planejar uma obra com intervenções pontuais, de fácil e rápida execução, e driblar os prazos longos de entregas que podem chegar a 90 dias, da maioria dos fornecedores, principalmente na reta final do ano. Felizmente, deu tudo certo e os clientes poderão passar natal e réveillon na casa nova”, finaliza o arquiteto Fabiano Ravaglia.
Destaques na área social:
- Além de criar uma unidade visual desde o acesso ao apartamento até a circulação íntima, a estante com painel em madeira e portas ripadas desenhada pelo escritório e executada em marcenaria organizou o acervo de livros do casal, ao mesmo tempo que adicionou efeitos decorativos ao espaço através da iluminação embutida nos nichos.
- Formas retas e orgânicas, que ajudaram a definir os usos e a fluidez do espaço.
- Mix de texturas presente nos estofados, acessórios, cortina e tapete
Destaques na varanda da sala:
- A varanda recebeu fechamento em cortinas de vidro, permitindo que seja integrada quase que totalmente com a sala de estar e jantar. Com isso, foi possível criar nela um canto de leitura, com poltrona confortável e mesa de apoio, com direito a prateleiras de alvenaria fixadas na parede que servem de apoio para vasos com plantas naturais, uma das paixões da moradora.
Destaques na cozinha:
- A bancada com frontão no mesmo material, em pedra industrializada ultra compact, com veios que lembram mármore natural.
- A marcenaria desenhada pelo escritório, com acabamento ora em tom de verde acinzentado ora em melamina amadeirada no padrão Itapuã (da Duratex), combinada com vidro canelado, presente em algumas portas dos armários superiores.
- A setorização “armazenagem – preparo – cocção”, que ficou bem resolvida, mesmo em uma cozinha com layout linear.
Destaques no quarto do casal:
- A estante em aço carbono pintado de branco, com prateleira e caixas em madeira, desenhada pelo escritório para substituir a tradicional mesa de cabeceira.
FICHA TÉCNICA:
- Autoria do projeto: Arquiteto Fabiano Ravaglia
- Escritório: FPR Studio
- Instagram profissional: @fprstudio
- Fotógrafa: @AnitaSoaresFotografias
- Tipo de imóvel: Apartamento linear
- Área total do imóvel: 95m²
- Localização: Botafogo, bairro na zona sul do Rio de Janeiro
- Perfil dos moradores: Casal de engenheiros, na faixa dos 35 anos, à espera da primeira filha
- Cômodos do imóvel após a reforma: Hall de entrada, cozinha, lavanderia, banheiro de serviço, sala de estar e jantar integradas, varanda, circulação, lavabo, quarto da bebê, banheiro canadense, escritório, suíte do casal.
- Estilo da decoração do apartamento como um todo: Contemporâneo, com toques do interior do Brasil.
- Tempo total entre elaborar, aprovar e executar o projeto, incluindo a finalização da decoração: 6 meses