Há dois anos o jornalista e produtor cultural carioca Roberto Lúcio lançava o projeto LPM – Língua Portuguesa e Música (https://linguaportuguesaemusica.com/), que divulga para o público brasileiro as musicais cantadas em língua portuguesa produzidas em Portugal, seja por artistas portugueses, angolanos, caboverdianos, ou de outras nacionalidades.
A LPM tem feito uma ponte cultural conectando artistas portugueses, ou cantantes na língua portuguesa, com o Brasil. Assim, tem divulgado artistas como a Inês Apenas, que durante a pandemia escreveu músicas influenciadas sobre esse período e depois lançou seu album de estreia, consagrando sua carreira. E também a cantora Maro, que é multi-instrumentalista, compositora e produtora, e que inclusive já fez apresentações em terras brasileiras. Roberto Lúcio também destaca a diversidade de estilos do cenário musical em Portugal, relatando por exemplo que a cidade de Braga tem um polo de rock heavy metal bastante consolidado, curiosamente com músicas cantadas em inglês e que participam de festivais de rock por todo o mundo, tendo sido destaque na LPM.
A influência da música brasileira nos artistas portugueses também é evidenciada através da divulgação na LPM de artistas como Carluz Belo, que cresceu ouvindo artistas como Legião Urbana, Elis Regina, Gilberto Gil, entre outros, e tem orgulho de falar das suas referências musicais brasileiras que influenciaram sua carreira. Roberto Lúcio chama atenção para o efeito exercido na produção da música brasileira e portuguesa entre si, notando o cruzamento de influências e destaca a necessidade de abertura a novos sons e estilos para diminuir a distância entre o público de língua portuguesa e outros mercados como, por exemplo, o mercado norte-americano.
Essa entrevista de Roberto Lúcio foi gravada enquanto o responsável pela LPM se encontrava em Miami, nos Estados Unidos. Roberto observa que embora haja uma apreciação crescente pela música latina nos EUA, ainda há uma falta de exposição à música cantada em português. Ele atribui isso às barreiras linguísticas, com o público de língua inglesa não entendendo o que está sendo cantado em português, apesar de a sonoridade diferenciada dessas músicas ser o que chama atenção do público norte-americano. E acredita que o estado da Flórida possa ser um ponto de entrada para as músicas cantadas em português, já que a comunidade brasileira em cidades como Miami e Orlando é cada vez mais presente.
A entrevista com Roberto Lúcio realizada pelo jornalista Rodolfo Abreu aconteceu no Miami Design Distric, um dos mais recentes bairros da atual Miami, que tem se tornado a cada dia mais um destino voltado às artes e às experiências culturais, além que simplesmente um destino de compras e dos parques temáticos, como antigamente.
Confira o vídeo com a entrevista completa com Roberto Lúcio sobre o projeto LPM:
Acompanhe a LPM – Língua Portuguesa e Música:
Site: https://linguaportuguesaemusica.com/
Instagram: https://www.instagram.com/insta.lpm/
Texto e entrevista: Rodolfo Abreu
Imagens: Divulgação