Se você tem frequentado o teatro brasileiro nos últimos anos, especialmente no Rio, muito provavelmente viu alguma produção em que o maquiador e visagista Fernando Ocazione contribuiu. A arte do visagismo, que de forma geral é um conjunto de técnicas usadas para valorizar a beleza de um rosto pela concepção harmônica entre a maquiagem e o penteado, tem sido utilizada no teatro para ajudar na construção dos personagens.
Nos últimos meses Fernando participou dos espetáculos “Um dia a Menos” (com Ana Beatriz Nogueira), “Sra. Klein” (com Ana Beatriz Nogueira, Natália Lage e Kika Kalache), “O Admirável Sertão de Zé Ramalho (musical com Adriana Lessa e grande elenco), “Noel Rosa – Coisa Nossa” (com Alfredo Del-Penho e Fábio Enriquez), “A Mulher Ideal” (com Lorena da Silva), “Glauce” (com Débora Duboc) e “Karaokê – o Monólogo” (com Helga Nemtik), para citar alguns.
Formado pelo Senac, logo no início da carreira, Fernando foi convidado pra colaborar maquiando um espetáculo de grande repercussão: a Paixão de Cristo de Floriano, no Piauí – um dos maiores espetáculos a céu aberto do Brasil. Desde então tem contribuído anualmente com o espetáculo há mais de 10 anos. Organizado pelo Grupo Escarlet, a encenação acontece em um espaço de 45 mil metros quadrados, conta com cenários monumentais naturais e construídos, e recebe anualmente cerca de 5 mil espectadores por apresentação.
Essa visibilidade abriu portas para Fernando Ocazione no teatro brasileiro. O visagista acompanhou por muitos anos a atriz Françoise Forton em suas produções teatrais. Fernando lembra que aprendeu muito ao lado da veterana. “Ela gostava de manter sua imagem sempre impecável, seja em cena, seja no dia a dia”. E com carinho relembra que Françoise valorizava cada um dos trabalhadores da cultura: cabelo e maquiagem com o visagista, áudio com o técnico de áudio, camareira para vesti-la e assim por diante. Ocazione admirava Françoise desde seus seis anos de idade quando, na época, a atriz atuava na novela “Estúpido Cupido”. Nos últimos anos, o visagista tem atuado em muitas produções de Eduardo Barata, que foi casado com Françoise Forton.
Fernando também atua como fotógrafo e tem desenvolvido trabalhos interessantes com produção na divulgação e designers de moda, como por exemplo no ensaio “Medusa”, que fez com a atriz Leona Cavalli para a coleção do estilista Ricardo Pinto. Esse trabalho ganhou destaque na mídia não só pela interpretação de Leona, mas também pela riqueza de detalhes na caracterização. Além do visagismo, Fernando desenvolveu um acessório de cabeça (com as serpentes) e utilizou um vestido que foi da lendária atriz Dulcina de Moraes (presenteado a Françoise Forton que Fernando herdou da amiga).
O trabalho de referência desenvolvido por Fernando Ocazione o levou a maquiar grandes nomes como Nathália Timberg, Emiliano Queiroz, Léa Garcia e Suely Franco, por exemplo. Nomes que Fernando sempre admirou e que reconhece que tem aprendido muito com eles nos diversos trabalhos desenvolvidos e em horas de camarim durante as temporadas.
No ano de 2024 Fernando já inicia com os trabalhos no teatro com o visagismo para a nova temporada de “Sra. Klein”, para a peça “Palavras de Mulher” com Helga Nemetick, Isabela Bicalho, Laura Proença e Stella Maria Rodrigues; para a peça “A Menina Escorrendo dos Olhos da Mãe“, com a Silvia Buarque de Holanda e Guida Viana, e para a peça “Ser Artista” de Marcos Montenegro, com Leona Cavalli e Anderson Muller e direção de Beth Goulart. Acompanhe outras novidades que o visagista e maquiador conta na entrevista em vídeo.
Assista a entrevista completa com Fernando Ocazione:
Fernando Ocazione (@fernandoocazione)
Texto: Rodolfo Abreu (@rodolfoabreu)
Imagens: Divulgação