O desfile da Gucci era o mais aguardado de toda a temporada, pois sinaliza uma nova era com a estreia de Sabato de Sarno, o estilista italiano de 40 anos que saiu da Valentino para ocupar o posto deixado por Alessandro Michele. Gucci Ancora é o nome da coleção de verão desenhada por Sabato De Sarno, em estreia à frente da direção criativa da Gucci.
Sai um romântico, entra um pragmático para focar na herança da marca e aproveitar essa mega nostalgia dos anos 90 e 2000.
A Gucci esfriou, baixou o volume e fez uma coleção com tamanhos hiper curtos Talvez uma boa definição para a sucessão de peças micro e macro, elegantes e despojadas, de cores básicas e também chamativas, do jeans à lingerie, seja uma frase do próprio estilista: o-gucci-desfila-verao-2024.
O glamour fica por conta de materiais luxuosos, seja no couro lustroso, bordados de pedrarias, nas franjas cristalizadas ou nos slip dresses de cetim e renda, tudo permeado por um sex appeal velado e acessível.
Minimalismo e foco na alfaiataria. Tem sim peças muito bonitas e com frescor estéril.
A cartela de neutros foi interrompida pelo inescapável vermelho cereja, batizado de Gucci Rosso, que parece ser uma espécie de cor-fetiche da nova Gucci, assim como verdes e azuis. Nos acessórios, o dourado é a escolha de metal em brincos, correntes e decorando a lateral dos óculos escuros.
O espírito hi-lo permeia a coleção na justaposição de casualidade com sofisticação, seja nas calças de caimento slouchy e jaquetas jeans, ou no sportswear chic das peças de moletom cinza mescla. O penúltimo look do desfile teve como protagonista um abrigo de zíper embossado com o nome da marca em verniz que deve agradar em cheio.
Ficha Técnica:
Texto e Montagem – Francisco Martins – Jornalismo de Moda
GUCCI COLEÇÃO ANCORA – VERÃO 2024 – SABATO DE SARNO @gucci