Coleção “La Casa” como “uma exploração panorâmica de formas essenciais.
Jacquemus celebrou 15 anos de existência na Casa Malaparte, em Capri, residência imortalizada no filme “O Desprezo” (1963) de Jean Luc-Godard. Inspiração mais inventivas, interessantes e, de certo modo, importantes. Se antes a alfaiataria e as peças mais casuais e esportivas eram protagonistas, nota-se um amadurecimento.
Os vestidos exalavam certa complexidade nas laterais com ótimos exercícios de moulage, que deixavam uma boa parte de pele à mostra sem ter que lançar mãos das óbvias fendas. As costas outro destaque: decotes deslocados, angulosos, que adicionaram um toque de modernidade à malharia. Envolventes, quase líquidos. Bem provocantes…
Coleção “La Casa” como “uma exploração panorâmica de formas essenciais: geometrias minimalistas, drapeados gregos clássicos – radicalmente transcritos, o mais puro possível”.
As peças “formato arquitetônico” com “leveza e sensualidade absoluta”, continua enfatizando a silhueta por meio de cortes nítidos, painéis precisos e linhas bem desenhadas, renderizadas em jersey leve e fluido e algodão que atendem à fantasia do guarda-roupa fora do escritório.
A silhueta continua a ser um grande foco, explorada através de métodos contrastantes – a marca segue a curvatura natural do corpo (através de maxis de camurça drapeados e painéis sem mangas, camisa de gola quadrada com saias baixas na altura dos joelhos) e desenha novas formas no corpo (golas exageradas que se estendem além dos ombros, tops peplum sem alças que se projetam sobre saias, calças que ficam em forma de perna arredondada).
A paleta de cores é composta pelos tons neutros preferidos do designer (preto, branco, cáqui, amarelo claro) com toques de azul Capri, vermelho vivo e sálvia quente que evocam a estação. Há também um toque de estampa de zebra – algo raro em uma coleção Jacquemus.
Os acessórios são sempre um grande destaque, e, nesta temporada, a marca apresenta duas bolsas – uma clutch dobrada chamada “La Spiaggia” (italiano para “a praia”) e uma bucket baga estilo Jacquemus batizada de “Le Bombola”. No que diz respeito aos calçados, a grife continua a apostar forte no seu conceito stacked, desta vez nas bailarinas, mas também nas espadrilles e nos mocassins.
Texto e Montagem – Francisco Martins – Jornalismo de Moda
Coleção “LA CASA” – Inverno 2024 – Jacquemus – @jacquemus