A Rioja
Na Espanha existem diferentes Denominações de Origem para os vinhos, A Rioja está entre as mais importantes. Localizada no nordeste Espanhol, próximo ao rio Ebro, ela divide-se em Rioja Alavesa, Rioja Alta e Rioja Baja.
Antes, é preciso saber que os vinhos de Rioja, aqueles feitos sob a Denominação de Origem Qualificada Rioja (D.O.C), não significa que esses vinhos são provenientes apenas da comunidade autônoma da Rioja. A maioria deles vem de lá, mas também são produzidos na região de Álava do País Basco e, em menor grau, nas áreas de Navarra e Castilha e Leão.
O vinho de Rioja evoluiu ao longo do tempo, juntamente com a civilização. Chegou na Rioja através dos romanos, fenícios e celtiberos. Quando descobriram que a terra da Rioja era perfeita para o cultivo de videiras, decidiram plantá-las e assim iniciar a tradição vitivinícola que perdura até hoje.
De fato, há testemunhos da existência da vinha na Rioja desde 873. As primeiras exportações de vinho de Rioja para outras regiões estão documentadas no século XIII.
Os vinhos de Rioja são geralmente classificados de acordo com o tempo que o vinho permanece em barricas de carvalho, geralmente americano ou francês, de 225 litros, e na garrafa.
Se dividem em:
Vinhos do ano: contra-rótulo na cor verde, utilizado também para vinhos de autor ou vinhos não classificáveis nas outras categorias.
Crianza: contra-rótulo na cor vermelho. Nos vinhos tintos, o período de envelhecimento entre a barrica e a garrafa deve ser de pelo menos 2 anos, sendo pelo menos um deles em barrica. Nos brancos e rosés, o tempo total é o mesmo, mas são necessários apenas 6 meses em barrica.
Reserva: contra-rótulo na cor bordô. Os vinhos tintos devem ter pelo menos um período de envelhecimento entre barrica e garrafa de pelo menos 36 meses, devendo permanecer em barrica durante pelo menos um ano. Nos brancos e rosés, o tempo mínimo total de envelhecimento é de 24 meses, devendo passar pelo menos 6 meses em barrica.
As Grandes Reservas tendem a desaparecer cada vez mais, mas são uma das insígnias de Rioja. Sua etiqueta traseira é azul. Em barrica têm que estar pelo menos 2 anos, e mais tarde na garrafa 3 anos. No caso dos vinhos brancos e rosés, mantendo o envelhecimento mínimo de 6 meses em barricas de carvalho, o envelhecimento total deve ser de 48 meses.
Foto: Divulgação