Dormir bem e ter um sono de qualidade pode significar ter uma vida mais saudável e até evitar algumas doenças. Mas nem sempre isso é possível. A OMS – Organização Mundial de Saúde alerta que quatro em cada 10 pessoas no mundo dormem mal. No Brasil, cerca de 65,5% da população se queixa de não ter um sono de qualidade, segundo um estudo da Unifesp publicado na revista Sleep Epidemiology.
Por isso, em comemoração ao Dia Mundial do Sono, a cidade do Rio terá uma programação especial de conscientização e avaliação. É o evento gratuito “SONO & SAÚDE” que acontecerá no próximo sábado, dia 18 de março, na Feira de Antiguidades da Praça XV (centro do Rio). A ação é promovida pelo Crefito-2, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Estado do Rio) e terá fisioterapeutas especializados dos distúrbios do sono fazendo avaliações gratuitas da qualidade do sono, muitas orientações e dicas, além de distribuição de brindes aos visitantes das tendas do “Sono & Saúde”.
A desordem do sono com maior incidência é conhecida como a Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono, que atinge cerca de 30% da população adulta e foi reconhecida como problema de saúde pública. A apneia obstrutiva é aquela, que apesar dos movimentos torácicos presentes, a faringe (via aérea superior) está parcialmente obstruída, causando ronco, deixando boca e garganta secas e impedindo a passagem do ar. A preocupação dos fisioterapeutas, alémda qualidade de vida dos pacientes, são os impactos causados a partir da apneia obstrutiva: quem apresenta esta síndrome tem maior tendência a ter infarto do miocárdio e derrame cerebral a médio e longo prazos.
Como muitas pessoas não têm ideia de que sofrem de algum distúrbio do sono, os fisioterapeutas de plantão no evento “Sono & Saúde” neste sábado irão realizar gratuitamente avaliações de qualidade do sono, baseadas em dois questionários internacionais de análise. Esse é um importante instrumento para mapear os sintomas de algum distúrbio do sono através das perguntas objetivas, que indicam a necessidade de uma investigação mais detalhada com exames como a poligrafia respiratória, por exemplo. São os fisioterapeutas os profissionais que também conduzem o tratamento dos casos positivos para a síndrome, com o uso de aparelhos de pressão positiva nas vias aéreas – o cpap ou bipap, utilizados na terapia, assim como o fortalecimento da musculatura respiratória, quando necessário. Esses aparelhos injetam fluxo de ar constante durante o sono, garantindo assim a manutenção da abertura das vias aéreas.
O evento “Sono & Saúde” terá também informações bastante práticas e úteis para a população, como os “10 mandamentos para uma boa noite de sono”: orientações que fazem toda a diferença na hora de se preparar para dormir e ter um sono de qualidade, mas que nem todo mundo presta atenção, podendo ter sua qualidade de sono prejudicada. Um exemplo é ter horário regular para dormir e despertar, ir para a cama somente na hora de dormir, não exagerar no consumo de café, chá e refrigerante, jantar moderadamente e não próximo ao horário de deitar, entre outras dicas. As tendas do “Sono & Saúde” terão também lounges para descanso e distribuição de brindes pra os participantes.
O Presidente do Crefito-2, Dr. Wilen Heil e Silva, comenta que os “fisioterapeutas especializados em distúrbios do sono realizam com excelência o tratamento e o acompanhamento dos pacientes que sofrem desse mal, trazendo mais qualidade de vida e evitando doenças consequentes”.
Sono & Saúde – evento gratuito
Realização: Crefito-2 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região)
Data: 18 de março (sábado), de 9h às 14h
Local: Feira de Antiguidades da Praça XV de Novembro
Rua Primeiro de Março, Largo do Paço – centro do Rio
Mais informações: www.crefito2.gov.br
Sobre o CREFITO-2
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Rio de Janeiro) é uma autarquia federal, entidade de classe profissional focada em defender o acesso irrestrito da população às melhores práticas, através da fiscalização do exercício profissional e da promoção de políticas públicas em favor da sociedade.
Sobre a Feira de Antiguidades da Praça XV
Acontece todo sábado nos entornos do Paço Imperial, centro histórico do Rio, próximo às barcas, ao Arco do Teles, com grande circulação de pessoas. De fácil acesso fácil através de barcas, ônibus, VLT e metrô, a Feira de Antiguidades acontece há 50 anos, tendo se tornado uma feira cultural, trazendo não só antiguidades, mas artesanato, confecções e gastronomia para a cidade do Rio de janeiro.
Imagens: Divulgação / Crefito-2