Chico Vartulli – Como se deu a internacionalização de seu trabalho?
Dr Marcelo Daher – Tivemos uma forte influência do Prof. Ivo Pitanguy que tinha esse apreço por divulgar sua Escola mundo afora. Eu adorava isto, pois sempre estudei línguas, devido ao grande interesse inicial em ser diplomata. E hoje me comunico em sete línguas.
Eu, que fui Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital da Lagoa por 20 anos, formei 53 médicos, dos quais 20 eram estrangeiros, pelo Acordo Cultural do Itamaraty, que hoje exercem a Cirurgia plástica pelo Mundo afora.
Esses médicos todos frequentaram a Interclinica Centroplastica, fundada por mim no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, que os formou em Cirurgia Estética, além de outros 20 também frequentadores da clínica em grandes cirurgiões.
Chico Vartulli – O que Paris representa para você?
Dr Marcelo Daher – Pela minha intimidade com a língua francesa que aprendi em tenra idade, com a Professora Eunice Khoury da rádio Imprensa, aprendi francês com música.
Do Gourmentel em Paris, do Hospital St Louis, onde fiquei algum tempo.
Além disso, o charme parisiense apaixonante, nas artes, filosofia e culinárias, fez o restante.

Chico Vartulli – Quais foram as palestras que mais lhe marcaram no exterior?
Dr Marcelo Daher – Uma que fiz em Zahle no Líbano, no Hospital Saint Michel, onde os médicos se aglomeravam para ver os resultados das plásticas do perfil corporal com mulheres lindas, da Face em que não acreditavam ser a mesma pessoa! No final, um alto funcionário da casa gritava da plateia, em árabe, que trabalharia para mim de graça.
Chico Vartulli – O Líbano está presente no seu dia a dia?
Dr Marcelo Daher – Estive cinco vezes operando em Beirut e Sidon com um número expressivo de pacientes.
Chico Vartulli – Como os prêmios que recebe impactam na sua vida profissional?
Dr Marcelo Daher – Os prêmios afagam o ego de qualquer indivíduo humano. Uns mais, outros menos. No meu caso, como Cirurgião Plástico, foi uma grande honra pelo reconhecimento do seu trabalho.

Chico Vartulli – Há alguma viagem internacional que ficou para sempre na sua memória?
Dr Marcelo Daher – Sim quando fui com Pitanguy em Berlin para realizar o congresso dos ex alunos da cidade.
Chico Vartulli – O Dr Marcelo Daher é um cidadão do mundo?
Dr Marcelo Daher – Sim. Tenho grande apreço por viagens Internacionais pelas línguas e culturas diferentes que me atraem muito, embora não goste de Aeroportos, mesmo sendo piloto e apaixonado por Aviação.
Chico Vartulli – Trabalha com estudantes estrangeiros em sua clínica no Rio?
Dr Marcelo Daher – Sim Inúmeros. Agora mesmo estamos com oito fazendo rodízios 2 a 2 para verem as cirurgias de face, ligados a Escola de Pós-graduação Castelo Branco. Além de outros Fellows.
Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação
APOIO:



