Sonia Rodrigues “herdou” do pai, Nelson Rodrigues, entre muitos outros legados, a falta de condescendência no trato com seus personagens (algo bastante destacado pelo consagrado dramaturgo). Esta é uma das influências que a escritora carrega em seu DNA: outro tema recorrente em comum com a obra do pai é o fato de seus personagens serem sempre pessoas não devidamente cuidadas pela sociedade – negros, gays, moradores de rua… e muitas protagonistas mulheres. “Crimes Inevitáveis”, quarto romance policial de Sonia Rodrigues, faz uma constatação singela: passar por cima da Lei é fácil, difícil é esconder os rastros. O livro tem 196 páginas foi lançado na Livraria da Travessa do Leblon, ontem, no dia em que comemorou também seu aniversário.
A história gira em torno da amizade entre três mulheres jovens, até que uma divergência séria, um roubo de uma pesquisa científica e um tiro as separa. O tiro afeta os familiares e os desconhecidos, sendo que alguns dos envolvidos têm motivos e todos acham que têm razão.
Niterói, no Rio de Janeiro, é cenário quase integral desse romance, e mesmo quando pistas levam os personagens a atravessar a baía, as soluções só podem ser encontradas lá. A trama se desdobra em questões como o roubo desta pesquisa científica na pós-graduação, tráfico de drogas, uma multinacional espionando patentes de uma universidade pública brasileira e prevaricação.
Imagens: Vera Donato









O que é forte o suficiente para ultrapassar o limite entre o crime e a lei? Pode o amor, de qualquer tipo, ser mais forte do que pequenos, médios, grandes crimes?
A autora, Sonia Rodrigues, explica:
“Acho que a maioria dos crimes é inevitável. Todos que resvalam para a criminalidade não vislumbram outra forma de resolver seus problemas. Então, boa parcela dos criminosos, a meu ver, faz exercício arbitrário das suas próprias razões. Mas, apesar da vida difícil de meus personagens principais, eu evito a tragédia. Acredito que se não houver um desfecho feliz, pode haver uma reviravolta para quem se esforça para reverter os desvios cometidos”.













Saiba mais sobre Sonia Rodrigues
Sonia Rodrigues é escritora, roteirista e doutora em literatura, com 33 livros impressos publicados e dez áudio livros. Já escreveu roteiros de telenovela, roteiros de documentários e vários produtos para internet (sites, plataforma e jogos). Primeira brasileira a publicar livro analisando 64 séries estrangeiras e brasileiras, com o título “Como escrever séries”. Atua também como parecerista de roteiros de longas-metragens, desde 2003. Publicou quatro romances policiais, três pela editora Nova Fronteira e agora pela editora Batel.