A Casa Museu Eva Klabin em parceria com o grupo de pesquisa Studiolo (PPGHA/UERJ) realiza nos dias 16, 17 e 18 de agosto o evento “O Museu e seus acervos hoje”, seminário que pretende discutir a importância da preservação dos acervos a partir da experiência da Casa Museu Eva Klabin, abrindo espaço para temas que vêm sendo discutidos mundialmente como o ativismo cultural ou a destruição de museus, seja ela acidental ou proposital, por exemplo.
Estudantes de graduação e pós-graduação podem inscrever pesquisas relacionadas ao tema do seminário para apresentação nos dias 17 e 18 de agosto. Serão 16 selecionados, que farão apresentações de 20 minutos, com debate de 30 minutos ao final. Haverá emissão de certificado para os participantes, e publicação de e-book dos artigos gerados a partir das comunicações. As inscrições estão abertas até o dia 10 de julho através do site casamuseuevaklabin.byinti.com, O interessado deve adquirir ingresso de “Comunicador” e enviar informações sobre o seu projeto via formulário.
A inscrição para ouvintes é aberta ao público geral e não tem prazo limite de inscrição. Os interessados podem adquirir ingresso antecipado através do site casamuseuevaklabin.byinti.com. O seminário contará com emissão de certificado para os ouvintes que comparecerem aos três dias de evento. Também haverá abertura de inscrição para “ouvinte” diretamente na bilheteria do museu nos três dias do seminário. O evento é gratuito.
PROFESSORES CONFERENCISTAS
Profº Alexandre Ragazzi (PPGHA | UERJ)
É especialista em História da Arte do Século XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. É mestre e doutor em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas, tendo realizado seu doutoramento em um programa de cooperação com a Università degli Studi di Firenze (Itália). Foi bolsista da Villa I Tatti – The Harvard University Center for Italian Renaissance Studies e da Fundación Carolina. Entre 2011 e 2015, foi professor adjunto da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Teoria e História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte. Seus interesses de pesquisa estão voltados sobretudo para as relações entre pintura e escultura durante o Renascimento e o Maneirismo italianos.
Profª Evelyne Azevedo (PPGHA | UERJ)
Professora Adjunta de História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – ART/ UERJ. Pós-doutora em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia, MAE/ USP. Doutora em Arqueologia pelo Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista da Universidade Federal do Rio de Janeiro – MN/ UFRJ durante o qual realizou estágio PDSE na Universidade “La Sapienza” de Roma. Possui mestrado em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, graduação em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF e em Artes com habilitação em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Tem experiência nas áreas de História da Arte e Arqueologia e seus temas de pesquisa são a arte romana e sua recepção.
Profª Maria Berbara (PPGHA | UERJ)
Maria Berbara é doutora pela Universidade de Hamburgo e ensina História da Arte na UERJ desde 2005. Especializou-se em arte italiana e ibérica produzida entre os séculos XV e XVII, assim como em história cultural, globalismo na Primeira Época Moderna e intercâmbios intelectuais no mundo atlântico. Atualmente pesquisa a história da França Antártica, a imagem global dos tupinambá e a relação entre arte, doenças e processos de conversão no mundo atlântico durante a primeira modernidade. Seus projetos individuais e coletivos de pesquisa foram financiados pela Fundação Getty, Villa I Tatti, DAAD/Alemanha, INHA/Paris, Fapesp, Faperj, CNPq e Capes. É procientista e bolsista de produtividade do CNPq.
Profª Maya Suemi Lemos (PPGHA | UERJ)
Possui graduação em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em história da música e musicologia pela Université Paris-Sorbonne (Paris IV), pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017). É professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. Atua principalmente na área da história da música, das artes e das mentalidades na Primeira Época Moderna. Coordena a Rede Interdisciplinar de Estudos Modernos (RIdEM), que congrega estudiosos da Primeira Época Moderna de diversos campos disciplinares. Atua igualmente, desde 2006, nas políticas públicas para as artes em âmbito federal, como gestora na Fundação Nacional de Artes, FUNARTE.
Organização
Profª Tamara Quírico (PPGHA | UERJ)
Formada em Pintura pela Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Mestre em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (2003), e doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Desenvolveu ainda pesquisa de pós-doutorado junto à Accademia di Belle Arti di Carrara, na Itália (2020). Leciona junto ao Departamento de Teoria e História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo sido coordenadora do Bacharelado em História da Arte entre 2016 e 2019. Entre 2019 e 2020 foi visiting scholar na Scuola Normale Superiore di Pisa, na Itália, desenvolvendo projetos interinstitucionais. Atualmente recebe a bolsa de produtividade “prociência”, da UERJ.
Dedica-se especialmente a pesquisas sobre a pintura italiana entre os séculos XIII e XV. É autora de diversos estudos relacionados a usos e funções das imagens cristãs, práticas devocionais e relações entre imagens cristãs na Europa e na América Espanhola. Dentre suas publicações, destaca-se o livro Inferno e Paradiso. As representações do Juízo Final na pintura toscana do século XIV (Editora da Unicamp, 2014). É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA), tendo ocupado sua vice-presidência entre 2017 e 2019.
Studiolo (Grupo de pesquisa do PPGHA | UERJ)
Estudos em História da Arte da Antiguidade à Primeira Época Moderna
Este grupo de pesquisa dedica-se ao estudo da recepção da tradição clássica, aí compreendida enquanto uma vertente fundamental do pensamento e cultura ocidentais que media inter-relações permanentes entre as assim chamadas Antiguidade clássica, Idade Média e Primeira Época Moderna. O grupo estrutura-se em três eixos fundamentais: as relações artísticas entre o Egito e a Roma Imperial; os usos e funções de imagens cristãs na Europa entre os séculos XIII e XVI; e os intercâmbios artístico-culturais entre a Itália, a Península Ibérica e o continente americano durante a Primeira Época Moderna. Não obstante a diversidade de seus temas, o grupo tem como denominador comum seu vínculo a frentes contemporâneas de pesquisa no campo da globalização, do pós-colonialismo e do trânsito de linguagens artísticas.
Seminário – O Museu e seus acervos hoje
Período: 16, 17 e 18 de agosto
Horário: 13h30 às 19h30
Classificação Indicativa: Livre
Programação:
Seminário – O Museu e seus acervos hoje
Casa Museu Eva Klabin | Seminário (byinti.com)
Período: 16, 17 e 18 de agosto
Horário: 13h30 às 19h30
Programação:
16/08 (1º dia)
15h45 a 17h45 – Visita mediada com equipe da Casa Museu Eva Klabin
18h a 19h30 – Conferência “Colecionismo e protagonismo feminino: O acervo Eva Klabin” com Profª Evelyne Azevedo (PPGHA | UERJ)
17/08 (2º dia)
13h30 a 15h30 – Mesa de comunicação (4 palestrantes + mediador)
15h45 a 17h45 – Mesa de comunicação (4 palestrantes + Profº mediador)
18h a 19h30 – Mesa redonda com Profª Maya Suemi Lemos (PPGHA | UERJ) e Profº Alexandre Ragazzi (PPGHA | UERJ)
18/08 (3º dia)
13h30 a 15h30 – Mesa de comunicação (4 palestrantes + mediador)
15h45 a 17h45 – Mesa de comunicação (4 palestrantes + Profº mediador)
18h a 19h30 – Conferência com Profª Maria Berbara (PPGHA | UERJ)
Calendário de inscrição “Comunicadores”:
28/04 a 10/07 – Período de inscrição para comunicadores
19/07 – Envio das cartas de aceite para comunicadores selecionados
26/07 – Divulgação das mesas de comunicação
16, 17 e 18/08 – Dias do evento
31/08 – Entrega dos artigos pelos comunicadores
Casa Museu Eva Klabin
Av. Epitácio Pessoa, 2480 | Lagoa | Rio de Janeiro |RJ|
http://evaklabin.org.br | IG @evaklabinoficial
Contato geral:
(21) 99145-9096 (de terça a domingo |14h às 18h | apenas para ligações)
cultura@evaklabin.org.br