Close Menu
REVISTA VISLUN
  • VISLUN
  • COLUNAS
    • Alex Varela
    • Bruno Feros
    • Chico Vartulli
    • Carol Daixum
    • Francisco Martins
    • Rodolfo Abreu
    • Diplomatas em foco
    • Vivências Internacionais
  • CULTURA
  • BEM-ESTAR
  • ESPORTE
  • ENTRETENIMENTO
  • EDUCAÇÃO
  • GASTRONOMIA
  • NEGÓCIOS
  • SAÚDE
  • NOTÍCIAS
  • TURISMO
  • TECNOLOGIA
  • MODA
  • MUNDO

Assine nossa Newsletter

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail. É GRATIS!

EM BREVE NOSSO APP
APP Revista vislun Google Play

APP Revista vislun Aplle Store
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube Pinterest TikTok
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube Pinterest TikTok
REVISTA VISLUN
Inscreva-se Entrar
  • Vislun
  • Colunas
    • Alex Varela
    • Bruno Feros
    • Chico Vartulli
    • Carol Daixum
    • Diplomatas em foco
    • Francisco Martins
    • Rodolfo Abreu
    • Vivências Internacionais
  • Cultura
  • Bem-Estar
  • Gastronomia
  • Moda
  • Turismo
  • Tecnologia

    Tecnologia eSIM permite que você escolha o melhor pacote de dados para uma viagem internacional

    26 de setembro de 2024

    Importância do Sol na jornada da humanidade é tema de mostra que une arte e tecnologia no CCBB Rio de Janeiro

    1 de junho de 2024

    Futuros – Arte e Tecnologia apresenta CASA COMUM

    13 de janeiro de 2024

    Na Imensidão do Mar Azul

    22 de dezembro de 2023

    Os Oceanos Como Fonte de Inspiração Artística

    1 de dezembro de 2023
  • Mundo
REVISTA VISLUN
Teatro

“BASEADO EM UMA HISTÓRIA REAL” no Teatro do CCBB RJ, dramaturgia e atuação de Paulo Verlings e direção de Carolina Pismel

Através da história do legista Agenor, um homem aparentemente comum, que recebe a visita de uma famosa cantora pop em busca de locação para um clipe, a peça joga luz sobre a mente do indivíduo com transtorno de personalidade antissocial, popularmente conhecido como psicopata, trazendo à tona uma reflexão sobre as mentes perigosas que nos cercam no dia a dia.
RedaçãoPor Redação15 de abril de 2024Nenhum comentário7 Minutos lidos
Facebook Twitter WhatsApp Telegram Pinterest Email
Facebook Twitter WhatsApp Telegram Pinterest Email

O cotidiano está repleto de pessoas com quem convivemos diariamente, com maior ou menor proximidade, na vida familiar, no trabalho, na mesa de um bar ou em qualquer outra ocasião rotineira. A verdade é que, na maioria das vezes, pouco ou nada sabemos sobre a intimidade de quem nos cerca. Aqueles personagens que assombram nosso imaginário em filmes e séries, e a quem julgamos sempre tão longe de nós, na realidade podem estar mais perto do que supomos.

A peça “Baseado em uma história real” se debruça sobre esta possível (e assustadora) proximidade e busca entender como estas pessoas se fazem invisíveis em nossos mais variados meios de convívio.

“A ideia de se debruçar sobre um tema tão complexo como a psique humana é um desafio gigantesco. Falar sobre o “transtorno de personalidade antissocial” é se lançar em um universo amplamente provocador. É como usar uma lente de aumento em nossa sociedade e começar a perceber o nosso entorno, e que no nosso dia a dia não estamos distantes dessas mentes. Pelo contrário, convivemos constantemente com elas.”, afirma o autor e ator Paulo Verlings, que construiu a dramaturgia a partir de uma seleção de histórias reais.

SINOPSE

Numa jornada que vai da infância até a vida adulta, somos apresentados a Agenor, um legista de meia-idade cujos segredos mais sombrios são ocultos por trás de uma fachada impecável. Ele recebe em seu local de trabalho, o necrotério, uma famosa cantora pop em busca de uma locação nada óbvia para seu novo clipe. A presença da estrela desperta desejos e sensações até então desconhecidos por Agenor, e o encontro toma um rumo inesperado.

A MONTAGEM

“O desafio está em como colocar no palco um tema tão difícil. Ter uma visão teatral sobre a maneira de ser desses indivíduos e o impacto que isso tem na sociedade, buscando aumentar a conscientização sobre essas condições. Além da relação entre a criminalidade e os transtornos mentais, através de fatos reais e analisando o papel da justiça na abordagem desses casos. É ficção, mas a realidade pode estar na porta ao lado.”, reflete a diretora, Carolina Pismel.

A peça se inicia com a voz em off de Marco Nanini, como Agenor mais velho, aos 70 anos. O cenário de Mina Quental é branco e frio, com uma maca de metal e uma composição/instalação de lâmpadas tubulares brancas. A luz de Paulo Cesar Medeiros, em diálogo com o cenário, mantém a atmosfera de frieza. O figurino de Karen Brusttolin veste o ator com um jaleco não realista. A direção de movimento é de Toni Rodrigues e Monique Ottati, e a trilha sonora de João Vinicius Barbosa. Há ainda a participação em off da psiquiatra Vivianne Luz, intervindo com uma visão técnica e científica da patologia antissocial. A produção é da Ártemis Produções Artísticas.

Baseado em uma História Real.

FICHA TÉCNICA
 
Dramaturgia e Interpretação: Paulo Verlings
Direção: Carolina Pismel
Agenor 70 anos em Off: Marco Nanini 
Psiquiatra em Off: Vivianne Luz
Iluminação: Paulo César Medeiros
Cenografia: Mina Quental
Figurino: Karen Brusttolin
Direção de Movimento: Toni Rodrigues e Monique Ottati
Trilha Sonora: João Vinicius Barbosa
Fotos de Divulgação: Dalton Valerio
Produtor Associado: Felipe A. Abreu
Direção de Produção: Ártemis
Produção: Ártemis Produções Artísticas
Idealização: Paulo Verlings
Realização: Teatro Independente e Centro Cultural Banco do Brasil
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany

ESTREIA PARA CONVIDADOS: dia 20 de abril (sábado) às 19h30
ESTREIA PARA PÚBLICO: dia 21 de abril (domingo) às 18h30
ONDE: Teatro III do CCBB RJ / Centro Cultural Banco do Brasil RJ  
Rua Primeiro de Março, 66 / Centro, RJ   Tel: (21) 3808-2020 / e-mail ccbbrio@bb.com.br
(mais informações em bb.com.br/cultura) 
HORÁRIOS: 5ª a sab às 19h30 e dom às 18h30 / INGRESSOS: R$30 e R$15 (meia), na bilheteria do CCBB ou no site bb.com.br/cultura / HORÁRIO BILHETERIA: de quarta a segunda, das 9h às 20h / CAPACIDADE: 86 lugares / DURAÇÃO: 45 min / GÊNERO: drama / CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos / TEMPORADA: até 19 de maio 

PAULO VERLINGS – autor e ator
 
Formado pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna. No teatro, desde 2006 é ator, produtor e diretor da Cia Teatro Independente. Em 2014, idealizou e atuou no espetáculo “Maravilhoso”, com direção de Inez Viana. Em 2015, integrou o elenco de “Beije Minha Lápide”, com Marco Nanini. Também atuou em “Conselho de Classe”, “Dorotéia”, “O Menino que Vendia Palavras”, entre outros. Em 2018, idealizou e atuou na ópera rock “A Peça Escocesa”, na Caixa Cultural Rio. Em 2019, idealizou e atuou no infantil “Piquenique”, no CCBB RJ. 
 
Como diretor, encenou “Alguém Acaba de Morrer lá Fora” (2016), de Jô Bilac; “ELA” (2017), de Marcia Zanelatto, pelo qual foi indicado ao Prêmio Botequim Cultural de Melhor Direção; e “A Peça Escocesa” (2018), uma ópera rock livremente inspirada em Macbeth, também de Márcia Zanelatto. Em 2023 realiza a turnê de “Salvador, Anoiteceu e é Carnaval”, projeto de sua idealização, atuando como protagonista e como diretor de produção, por 4 capitais brasileiras – Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, em 89 apresentações com patrocínio do Banco do Brasil.
 
No audiovisual, atuou nas novelas da TV Globo “Rock Story”, “Segundo Sol”, “Malhação: Vidas Brasileiras”, “Amor de Mãe”, “Joia Rara”, “Em Família”, “Babilônia” e nas séries “Suburbia”, de Luiz Fernando Carvalho, “Força Tarefa”, de José Alvarenga, “Romance Policial Espinosa” (GNT) e “Os Parças”. No cinema, atuou nos longas “Rio, Eu Te Amo”, de Fernando Meirelles e Vicente Amorim; “Capitão Astúcia”, de Filipe Gontijo; “Operações Especiais”, de Tomás Portella; “Tudo Acaba em Festa”, de André Pellenz; “Bate Coração”, de Glauber Filho; “Três Verões”, de Sandra Kogut. 
 
CAROLINA PISMEL – diretora
 
Carolina Pismel é atriz, diretora e professora de artes cênicas. Integra as companhias OmondÉ, dirigida por Inez Viana, e Teatro Independente. 
 
Seus mais recentes trabalhos no teatro são “Salvador, Anoiteceu e é Carnaval” (indicado ao prêmio Musical.Rio de melhor atriz coadjuvante), “Pá de Cal”, “Os Impostores” (indicada a melhor atriz coadjuvante no prêmio Botequim Cultural), “Piquenique” (vencedora do prêmio CBTIJ de melhor atriz), “Dançando no escuro”, “ELA” (indicada a melhor atriz no prêmio Botequim Cultural), “Beije Minha Lápide”, ao lado de Marco Nanini (indicada ao prêmio APTR de melhor atriz coadjuvante), entre outros. 
 
No audiovisual, esteve no elenco das novelas “Lado a Lado” e “I love Paraisópolis”, e da série “A Segunda Dama” – todas na TV Globo. Integrou o elenco da série “Questão de Família”, GNT. Fez participações nas séries “Tapas e Beijos” e “Sob Pressão”; nas novelas “Novo Mundo”, “Tempo de Amar”, “Deus Salve o Rei”, “Topíssima” e “Todas as flores”. Atuou nos longas-metragens “Campo Grande” e “Três Verões”, de Sandra Kogut.
 
CIA TEATRO INDEPENDENTE

Fundada em 2006, a cia Teatro Independente investe na pesquisa continuada e no processo colaborativo como meio de democratizar e enriquecer a criação cênica. A cia conta com o dramaturgo Jô Bilac, autor de todos os espetáculos da Cia, sempre inéditos, as atrizes Carolina Pismel, Júlia Marini e o ator, diretor e produtor Paulo Verlings. Em seu repertório, a cia traz as peças “Cachorro!” (2007), indicado ao Prêmio Shell RJ de Melhor Direção (Vinicius Arneiro); “Rebú” (2009), indicado ao Prêmio APCA de Melhor Autor (Jô Bilac); “Cucaracha” (2012); “Beije Minha Lápide” (2014), estrelado por Marco Nanini; “Pá de Cal” (2020).

SOBRE O CCBB RJ 
 
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e pensamento. Em 34 anos de atuação, foram mais de 2.500 projetos oferecidos aos mais de 50 milhões de visitantes. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes.

ARTE CULTURA DESTAQUE ESPETÁCULO EVENTO
Compartilhar. Facebook Twitter WhatsApp Telegram Pinterest Email
Matéria anteriorVem! Para a República dos Estados Unidos de Bruzundanga, Vem!
Próximo matéria Arquiteto Chicô Gouvêa leiloa mais de 900 itens de sua coleção particular
Redação
  • Site
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • Pinterest
  • Instagram

Vislun, você vê longe, você vai longe.

Matérias Relacionadas

Espetáculo Macacos volta ao Teatro Riachuelo em duas únicas apresentações nos dias 15 e 16 de julho

Por Redação13 de julho de 2025

A comoção nacional pela morte de Juliana Marins: o que explica tanta repercussão?

Por Redação13 de julho de 2025

“A Escolha do Artista”, de Luiz Aquila, inaugura na Galeria Patrícia Costa no dia 10 de julho

Por Redação11 de julho de 2025

Verão Masculino silhueta Slim Junya Watanabe – PFW 2025

Por Francisco Martins11 de julho de 2025

Comentários estão fechados.

Assine nossa Newsletter

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail. É GRATIS!

Anúncios - Revista Vislun. Clic aqui para saber mais.
Tags
AETRJ ARTE BRASIL CARNAVAL CINE COLUNA COMEMORAR CRÍTICA CULINÁRIA CULTURA DECOR DECORAÇÃO DESIGN DESTAQUE DESTAQUE PRINCIPAL DIPLOMACIA EDUCAÇÃO EMPREEDER ENCONTRO ENTREVISTA ESPANHA ESPETÁCULO ESTILO ESTREIA EUA EUROPA EVENTO EXPOSIÇÃO FASHION FESTIVAL FOLIA GALERIA HAPPY HOUR HISTÓRIA HOMENAGEM INFANTIL INOVAÇÃO LANÇAMENTO LEITURA LIVRO TECH TENDÊNCIA TURISMO VIAJAR VIDA SAUDAVÉL
Revista
Revista

Uma Revista de idealização hispano-brasileira que te mantém informado sobre as principais tendências globais.

Vislun, você vê longe, você vai longe.

Últimas Notícias

Espetáculo Macacos volta ao Teatro Riachuelo em duas únicas apresentações nos dias 15 e 16 de julho

13 de julho de 2025

A comoção nacional pela morte de Juliana Marins: o que explica tanta repercussão?

13 de julho de 2025

“A Escolha do Artista”, de Luiz Aquila, inaugura na Galeria Patrícia Costa no dia 10 de julho

11 de julho de 2025
Em breve nosso app

APP Revista vislun Google Play

APP Revista vislun Aplle Store
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube Pinterest TikTok
  • Quem somos
  • Termos e Condições
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Anuncie Conosco
© 2025 Revista Vislun. Todos os direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para procurar. Ou pressione Esc para cancelar.

Entrar ou Cadastrar

Bem vindo de volta!

Acesse sua conta abaixo.

Senha perdida?