Durante todo o mês de setembro, O Instituto Cervantes de São Paulo oferecerá uma programação cultural variada com o projeto “Sentidos e sons de uma ilha”, que abrange artes visuais, literatura, música, palestras e cinema cubano. A agenda começou no dia 5 com a abertura da exposição coletiva “Re-localizando o horizonte”, sob curadoria de Mahara Martínez, que poderá ser visitada até o início de outubro. O evento segue com literatura no dia 18, quando haverá um encontro com o premiado Leonardo Padura. Nascido em Havana em 1955, Leonardo Padura Fuentes é pós-graduado em literatura hispano-americana, romancista, ensaísta, jornalista e autor de roteiros para cinema. Ganhou reconhecimento internacional com a série de romances policiais Estações Havana, estrelada pelo investigador Mario Conde, já traduzida em mais de quinze países, vencedora de diversos prêmios internacionais e adaptada para o cinema e a TV. Pelo conjunto de sua obra, Padura recebeu ainda o Prêmio Nacional de Literatura de Cuba, em 2012, o Princesa de Astúrias, da Espanha, em 2015, o Prêmio Barcino de Novela Histórica, em novembro de 2018, e o prêmio Pepe Carvalho 2023. Conversa com o autor o professor Juan Fiorini. Em colaboração com a Editorial Boitempo.
No dia 19 de setembro, às 20h, os jazzistas cubanos Ricardo Castellanos e Pepe Cisneros, mostrarão seu virtuosismo no concerto “Dois pianos, um diálogo”. Formado pelo Conservatório Amadeo Roldán em Havana e radicado no Brasil desde 1996, o pianista cubano Ricardo Castellanos tornou-se nome de destaque no cenário da música instrumental no país. Ele atuou ao lado de artistas de renome internacional como Lee Konitz, Ohad Talmor, Jeff Ballard, Paul Nowinki, Francisco Mela, Mat Wilson, Ben Allison, Ted Nash, Elena Burke, Omara Portuondo e, no Brasil, acompanhou ícones como Alaíde Costa, Elza Soares, Maricene Costa, Cauby Peixoto e Jair Rodrigues. Sua habilidade única no piano e sua profunda compreensão dos ritmos latinos o colocam como uma figura central no Latin Jazz contemporâneo.


Pepe Cisneros, excelente instrumentista, compositor e arranjador, participou de vários festivais e concertos com artistas brasileiros e estrangeiros. Entre eles, destacam-se Caetano Veloso, Marisa Monte, Elza Soares, George Benson, Omara Portuondo, Milton Nascimento, Marina Lima, Nailor Proveta, Toninho Horta e Arismar E. Santo. Em novembro de 2009, formou o septeto Cuba 07 sob sua direção musical. A banda traz um repertório de ritmos dançantes. A mistura de cantos, ritmos latinos e afro-cubanos faz com que o Cuba 07 tenha uma linguagem moderníssima do latin jazz. Uma sincronização de três estilos muito marcantes do mundo musical – a rumba de Chano Pozo, o jazz de Dizzy Gillespie e a bossa nova de Tom Jobim – formam as bases que tornam natural e diferente esta forma de improvisar. Como produtor musical e arranjador, participou na gravação de álbuns dos mais variados artistas brasileiros.
Fechando a programação, no dia 25, às 19h, haverá a exibição do filme “Sob o Sol Poderoso”, o último longa-metragem do cineasta cubano Kiki Álvarez, em colaboração com Ventú Productions. Logo após, haverá um debate.
Kiki Álvarez é diretor, roteirista e ensaísta. Seus filmes Sed (1991) – apresentado na seção Forum do Festival de Berlim e vencedor de dois Prêmios Coral no Festival de Havana – e o longa-metragem A Onda (1995) – prêmio da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica FIPRESCI também no Festival de Havana –, se inscrevem no cinema experimental cubano. Outros filmes que se destacam em sua filmografia são: Miradas (2000), o curta-metragem Amores Difíceis (2004), Veneza (2014), primeiro filme cubano financiado por crowdfunding e estreia mundial no Festival de Toronto, e Sharing Stella (2016). Atualmente é coordenador da Cátedra de Direção de Ficção da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, Cuba.
O longa teve sua estreia mundial no Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana em 2022 e na Europa no Festival CINÉLATINO – Rencontres de Toulouse, França, em 2023.
“Sentidos e Sons de uma Ilha”
Evento reúne programção gratuita com artes visuais, literatura, música, palestras e cinema cubano
Local: Instituto Cervantes de São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 2439
Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 20h; aos sábados, das 10h às 14h
Entrada gratuita
Assessoria de imprensa Instituto Cervantes: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio (21) 98181-8351 / biasampaio@briefcom.com.br / @briefcomcomunicacao
Exposição “Re-localizando o Horizonte”
Curadoria: Mahara Martínez
Visitação: até 5 de outubro de 2024
Entrada gratuita
Literatura – encontro com Leonardo Padura
Condução: Juan Fiorini
Convite CCBB 2024 RJ
Entrada gratuita via Eventbrite
Data: dia 18 de setembro, às 19h
Música – “Dois pianos, um diálogo”
Jazz cubano com Ricardo Castellanos e Pepe Cisneros
Entrada gratuita via Eventbrite
Data: dia 19 de setembro, às 20h
Artes Plásticas
“Paisagens no Exílio” – palestra com Alejandro Lloret
Entrada gratuita
Data: dia 24 de setembro, às 19h
Cinema – “Sob o Sol Poderoso” (Cuba, Colômbia, 2022)
Direção: Kiki Álvarez
Duração: 87 minutos
Exibição cinematográfica seguida de debate
Data: dia 25 de setembro, às 19h
Entrada gratuita
Mais detalhes: https://saopaulo.cervantes.es/br/cultura_espanhol/proximas_atividades_cultura.htm