O calendário especial do Música no Museu em 2023 traz um programa temático no Carnaval. Em fevereiro, o projeto oferece eventos gratuitos com o melhor do clássico, do samba e das marchinhas em espetáculos no Rio. Homenageando a festa, o violonista Eduardo Camenietzki vai apresentar clássicos brasileiros, no dia 14 de fevereiro (terça-feira), às 12h30, no PAÇO IMPERIAL.
Camenietzki iniciou a carreira profissional em um duo com o violonista Wagner Campos, com quem lançou seu primeiro disco, “Eduardo e Wagner”, em 1983, no universo das modinhas e do Choro. No repertório, composições como “A silhueta”, “Solau do desamado” e “Valsa Romântica”, todas sobre poemas de Manuel Bandeira e “Gosto de ti com desgosto”, sobre poema de Carlos Drumond de Andrade. Foi discípulo de Lula Perez e posteriormente de Turíbio Santos
Eduardo seguiu a trajetória entre o compositor e o instrumentista na viola caipira e na guitarra elétrica. Entre outros tantos trabalhos, dedicou-se a minisséries como “O Tempo e o Vento” e “Grande Sertão: Veredas”, da TV Globo; criou a trilha sonora do Pavilhão Brasileiro na expo-92 em Sevilha, na Espanha, e reformulou as vinhetas de abertura de todos os telejornais da TV Cultura no início dos anos 2000.
Dia 14 de fevereiro– terça-feira- 12h30
PAÇO IMPERIAL
Praça XV de Novembro, s/no.
Músico: Eduardo Cameniezki, violão.
Programa: clássicos brasileiros
O projeto reverencia ainda a principal festa carioca com o espetáculo “Do outro lado do Carnaval”. O show apresenta os músicos Adriana Kellner, Cecilia Guimarães, Ezequiel Peres, Fernanda Cruz e Maria Helena de Andrade no dia 15, quarta-feira, às 12h30. A direção é de Maria Helena, pianista de carreira internacional, professora do Conservatório Brasileiro de Música e com dez discos gravados.
Dia 15 de fevereiro– quarta-feira – 12h30
CCBB
Rua Primeiro de Março 66- Centro- Sala 26 (4o andar)
Capacidade: 80 lugares.
Músico: Adriana Kellner, Cecilia Guimarães, Ezequiel Peres, Fernanda Cruz, Maria Helena de Andrade, Direção Maria Helena de Andrade.
Programa: Do outro lado do carnaval
No dia 26, será a vez da apresentação carnavalesca do Coral do Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (SISEJUFE-RJ). O grupo vocal vai levar clássicos brasileiros ao Museu da República, no domingo, às 13h, com regência de Edu Feijó.
Dia 26 de fevereiro -domingo- 13h
MUSEU DA REPÚBLICA
Rua do Catete 153- Catete.
Capacidade: 60 lugares.
Músico: Coral do Sisejufe. Regência Edu Feijó.
Programa: clássicos brasileiros.