Jornalista, figurinista, museóloga, indumentarista – como gostava de ser chamada -, professora e colecionadora, Sophia Jobim legou ao Museu Histórico Nacional a coleção de objetos artísticos e peças de indumentária que reuniu ao longo de 30 anos. A doação aconteceu postumamente em 1968, por seu irmão Danton Jobim, introduzindo uma temática nova à política de aquisição do museu. Toda a conservação e captação de imagens de peças etnográficas desta coleção, sob guarda da Reserva Técnica do MHN, foi um dos destaques de uma série de ações contempladas pelo Plano Anual 2021, idealizado e desenvolvido pelo Museu Histórico Nacional, com o apoio da Associação de Amigos do MHN, e patrocínio do Instituto Cultural Vale (por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura).
Com a finalidade de divulgar o projeto, concluído em 2023, no dia 15 de fevereiro, às 15h, acontecerá a Live “Restauração de peças da coleção Sophia Jobim do MHN“, com a participação de Jeane Mautoni (museóloga do MHN), Márcia Cerqueira (museóloga e restauradora) e Madson Oliveira (professor da EBA/UFRJ). Eles abordarão o processo de tratamento das peças, detalhando a coleção e os critérios de escolha de cada item, entre outros assuntos. Para participar, basta acessar o canal do MHN no YouTube: https://www.youtube.com/museuhistoriconacional_rio.
Sobre a coleção
A Coleção Sophia Jobim é composta por peças variadas – histórica e etnográfica, principalmente -, de origens distintas, como México, Alemanha, Grécia, União Soviética, Panamá, Tchecoslováquia, União Soviética, Coréia do Norte, Sudão, Israel, França, Hungria e Mauritânia. Esse legado possui um valor inestimável para pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que destinam tempo e esforço para preservar a memória dessa coleção, produzindo artigos, dissertações, teses e livros. Atualmente, é uma das mais pesquisadas no museu, o que justificou o projeto de conservação, sobretudo considerando-se os 53 anos de permanência no MHN.
Sobre o processo de restauração
A conservação de têxteis envolve uma série de ações que visam aumentar a resistência do objeto aos agentes físicos (danos e perda de valor devido ao armazenamento, manuseio e transporte inadequados), químicos (acidificação, amarelecimento) e biológicos (ataque de pragas e fungos). Entre essas ações realizadas, vale destacar a higienização, pequenos reparos, contenção de rasgos, isolamento de elementos metálicos para evitar a corrosão, estabilização dos objetos e o acondicionamento de maneira correta.
Já que se trata de um projeto grandioso, cada etapa foi documentada em fotos e vídeo, podendo futuramente se desdobrar em catálogos, exposições ou mesmo ser utilizada para o estudo de técnicas de conservação que poderão ser aplicados em outras coleções de têxteis, ou servir de referência a intervenções futuras, caso seja necessário.
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Live “Restauração de peças da coleção Sophia Jobim do MHN”
Dia 15 de fevereiro, às 15h
Link de acesso: https://www.youtube.com/museuhistoriconacional_rio.
Participantes: Jeane Mautoni (museóloga do MHN), Márcia Cerqueira (museóloga e restauradora) e Madson Oliveira (professor da EBA/UFRJ).
Informações à imprensa:
Plano Anual MHN: BriefCom – Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio: (21) 98181-8351 biasampaio@briefcom.com.br
Demais atividades do MHN: mhn.comunicacao@museus.gov.br
CRÉDITO DAS FOTOS:
Todas as fotos “antes” são de Victor Vasconcellos.
As fotos “depois” são Traço Leal.
17128
Casaco em veludo preto e forro de tafetá listrado; bordado imitando ilhoses no mesmo tom; forrado em tecido listrado; abotoamento central com 15 botões; duas golas e mangas compridas franzidas nos ombros.
Veludo e tafetá
França, final do sec. XIX, Belle Époque
Robes E Manteaux
17137
Pelerine com dois panos sobrepostos sendo um mais curto; ovalados; em seda bege; bordado com fios bege formando motivos florais e arrematado com renda
Algodão, seda, renda e linhas de seda
Sec XIX
17148
Traje de Valacélia: aventais “kabrinezas” usados na frente e atrás.
Mulher da Dácia (antigo país da Europa compreendido entre o Danúbio, o ponto Euxino e os Cárpatos);
Traje em algodão ornada com bordados formando quadrados nas mangas e na parte frontal, nas cores vermelho e azul com fio metálico e lantejoulas; decote redondo com acabamento em crochê, na barra bordado em ponto de cruz.
Algodão, lantejoulas
Sec XX
17176
Quimono em seda azul e preta estampada com motivos florais; mangas amplas com abertura nas axilas.
Seda
Japão
17204
Peitilho em algodão estampado com motivos florais, arrematado por fita em seda roxa na gola.
Algodão e fita de seda
Holanda
17217
Blusa curta em linho grosso cru; de mangas compridas e largas com bordados em amarelo mostarda em ponto cordonê imitando crochet; elástico no punho.
Linho
Tchecoslováquia
17523
Traje Minhota
Anágua em gaze branca, rodada com barra em renda de algodão; abotoamento lateral com fita de tecido branco.
Algodão, gaze e renda
Portugal
17582
Blusa em seda com dragão bordado em linha rosa
Seda
China
17606
Casaco em algodão bege com bordados fitomórficos
Algodão e metal
Mauritânia
17607
calça em algodão bege com bordados fitomórficos
Algodão e metal
Mauritânia
19353
Saia
Ouro e seda
China
Final do sec. XIX
Participou da exposição “Sedução do Oriente”